*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard de Ruptura   
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
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  • Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Área de Vendas

Pelo Dashboard de Ruptura é possível analisar e medir a evolução do índice de ruptura de estoque, ou seja, a falta de produto em estoque ou em gôndola. Pelo Dashboard conseguimos visualizar a ruptura tanto em valor, quanto em quantidade além de conseguir medir os valores por regional, loja, setor de compra, departamento, seção, grupo, subgrupo e produto.

  Para que possa filtrar as informações desejadas de análise é preciso preencher os campos do período que deseja as informações, tipo de ruptura e média da quantidade de vendas. 1. Data de Movimentação inicial: Serve para que você saiba onde foi causada a data inicial de ruptura de estoque. Com base na sua necessidade de análise, você pode colocar o dia, mês e ano inicial que deseja buscar os dados de ruptura. Como no exemplo abaixo: 2. Data final: Serve para que você selecione o período final que deseja saber as informações de ruptura. Com base na sua necessidade, você pode colocar o a data final que deseja analisar a ruptura. Como no exemplo abaixo: 3. Dias de Venda: Este filtro é para que você possa escolher o período para o cálculo da quantidade da média de vendas. Podendo escolher o período que deseja analisar de média da quantidade de Vendas, sendo eles: 42 dias, 7 dias, ontem e 80 dias, como na imagem abaixo: 4. Tipo de Ruptura: Os tipos de ruptura servem para você analisar qual tipo de ruptura está sendo mais prejudicial ou quanto das duas rupturas está prejudicando, se em estoque, logo as prateleiras ficarão vazias para seus clientes e com estoque, mas sem a reposição nas prateleiras dos produtos. Escolha qual ou quais os tipos de ruptura que deseja filtrar, sendo três possibilidades: Todos (com e sem estoque);  Com estoque e Sem estoque, assim como na figura abaixo: 4.1 Com Estoque: Trás os resultados de ruptura, onde há estoque do produto, mas não está disponível nas prateleiras. 4.2 Sem Estoque: Trás os resultados de ruptura, onde não há estoque do produto.   Após o preenchimento, você pode confirmar se todos os campos estão de acordo com a necessidade da análise a ser feita. Os resultados da filtragem será divido por: Ruptura por Regional, Ruptura por Loja, Ruptura por Data, Ruptura por Setor de Compra, Ruptura por Departamento, Ruptura por Seção, Ruptura por Grupo, Ruptura por Subgrupo e Ruptura por Produto. 5. Produto Sazonal: Este filtro é para que você possa escolher se deseja visualizar ou não o produto sazonal. Basta selecionar as opções “Sim”, “Não” ou “Tudo”. 6. Lojas: Neste filtro você poderá selecionar um ou mais lojas, ou todas, conforme a sua escolha. 7. Curvas: Este filtro tem como funcionalidade exibir as curvas, sendo elas: A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2 e C3. 8. Pedidos Pendentes: Este filtro é para que você possa escolher se deseja visualizar ou não os pedidos pendentes. Basta selecionar as opções “Sim”, “Não” ou “Tudo”. 9. Visualizar produtos por DFU: Este filtro é para que você possa escolher se deseja visualizar ou não o os produtos por DFU. Basta selecionar as opções “Sim”, “Não” ou “Tudo”. 10. Setor de Compra: Este filtro tem como objetivo, realizar a seleção de um ou mais, ou todos os setores de compra, conforme a sua escolha. 11. Comprador: Neste filtro, é possível selecionar os compradores que deseja visualizar, podendo ser selecionados um ou mais, ou todos. 12. Fornecedor: Este filtro tem como objetivo, realizar a seleção de um ou mais, ou todos os fornecedores, conforme a sua escolha. 13. Fornecedor Divisão: Neste filtro, é possível selecionar os fornecedores que deseja visualizar, conforme a sua divisão, podendo ser selecionados um ou mais, ou todos. 14. Produto E-commerce: Neste filtro, é possível selecionar apenas os produtos que estão marcados como E-commerce no cadastro de Produtos. Ao acessar o Dashboard a primeira aba exibe um resumo dos valores de ruptura sendo possível visualizar a ruptura agrupada por loja, por data e por produto sendo apresentado os top 10 produtos com maior quantidade de previsão de ruptura média nos próximos dias. Por padrão os filtros são os seguintes:
  • Período do Movimento: Data de Hoje menos cinco dias;
  • Dias de Média de vendas: 7 Dias por padrão;
  • Tipos de Ruptura: Por padrão todos os tipos

Ruptura por Regional

Com este gráfico é visualizar a ruptura de todas as suas regionais. Passando o mouse por cima de uma das regionais, você consegue visualizar as informações detalhadas da ruptura. Passando o mouse sobre uma das regionais é exibido as seguintes informações: Ruptura Quantidade; Ruptura em Valor(R$); % de Ruptura; Média de Preço de Venda. Clique em uma das regionais e os demais tipos de ruptura serão carregados. Por exemplo: Filtrar somente a regional Sul, na parte de Ruptura por Loja, trará somente as lojas daquela regional selecionada e essa regra se aplica as outras rupturas do dashboard. Passando o mouse sobre qualquer gráfico de qualquer ruptura são exibidas algumas informações importantes, como mostra a imagem abaixo:

Ruptura por Loja

Ruptura por loja é para analisar individualmente a ruptura de cada loja. Tendo como regra de exibição a loja com maior ruptura até a loja com menor ruptura, separado por períodos (em dias). Para a exibição das lojas, clique em uma regional, caso não clique nas regionais mostrará as lojas de todas as regionais. Passando o mouse sobre uma das loja, poderá ver as informações, no exemplo abaixo, o mouse foi passado sobre a LJ-6 BLUESOFT e apresentado as informações de: Loja; Previsão de Ruptura Qtd/Dia (Média de Vendas 7 Dias); Ruptura Valor/Dia; Média do Preço de Venda.

Ruptura por Data

Com a visão Ruptura por Data é possível analisar a ruptura de uma determinada loja ao decorrer de todos os dias (Baseados no filtros de DataInicial e DataFinal) baseadas na média. Para que as informações sejam filtradas é necessário que clique em uma das lojas, com isso você consegue visualizar a ruptura por data. Como por exemplo: filtrou uma regional, especificou uma loja, mostra a ruptura dos dias dos filtros selecionados anteriormente. Passando o mouse sobre uma das datas, poderá ver as informações, como na imagem abaixo:

Ruptura por Setor de Compra

Este gráfico tem como objetivo exibir a falta de produtos nas gôndolas específicas, como por exemplo BAZAR. Quando passamos o mouse por cima de um dos setores as informações serão apresentadas, como na imagem abaixo:

Métrica Comentada

Tem como objetivo apresentar as métricas exibindo ano, mês, quantidade em estoque, previsão de ruptura por quantidade e dia, ruptura por valor e média de preço e venda. Para exibir estas informações, é necessário passar o mouse acima do gráfico.

Ruptura por Departamento

Serve para analisar a ruptura por departamento (compõem as seções de compra), para isso é necessário que clique em um setor de compra, com isso é exibido os departamentos e suas respectivas quantidade valor de ruptura, como por exemplo: HPL. Passando o mouse sobre o departamento, aparecerá as informações de ruptura, como mostra a imagem abaixo:

Ruptura por Seção

Para analisar a ruptura por seções (compõem os departamentos), para isso é necessário que clique em um departamento, com isso é exibida a ruptura por seções que contém dentro do departamento. Por exemplo, ao selecionar o departamento de HPL a ruptura por seção mostrará perfumaria, limpeza e higiene e você também pode passar o mouse sobre uma seção e analisar as informações da dica de ferramentas de: quantidade em estoque, previsão de ruptura por quantidade e dia, ruptura por valor e dia, percentual de ruptura e média de preço de venda.

Ruptura por Grupo

Mostra a ruptura dos grupos referentes a seção (Clique em uma seção), e todos os grupos serão filtrados. Você pode também passar o mouse sobre um dos grupos e será exibido a dica de ferramentas, como no exemplo abaixo:

Ruptura por Subgrupo

Serve para mostrar a ruptura dos subgrupos referentes aos grupos (você pode clicar em um grupo, para filtrar somente as rupturas do subgrupo), por exemplo, ao clicar na seção de “Perfumaria”, grupo “Perfumaria Cabelo”, ocorrerá o filtro dos subgrupos do grupo selecionado. Sendo possível também passar o mouse sobre um subgrupo e visualizar a dica de ferramentas, como na imagem abaixo: Ruptura por Curva Serve para mostrar a evolução da Ruptura nas curvas do produto. Ruptura por Fornecedor Neste gráfico é possível analisar a ruptura por fornecedor, o qual ao passar o mouse em cima do fornecedor desejado, será exibida a dica de ferramenta, contendo as informações referente a quantidade em estoque, a previsão de ruptura por quantidade/dia, a ruptura em valor por dia, o percentual de ruptura e a média de preço de venda. Ruptura por Área de Venda do Produto Nesta visão é possível visualizar a ruptura por área de venda do produto conforme cadastrado. Sendo possível também passar o mouse sobre a área e visualizar a dica de ferramentas, como na imagem abaixo: Ruptura por Produto Essa visão é o último nível possível de análise, caracterizado pelo individualismo das informações por produtos. Por exemplo, selecionando um dos departamentos dos subgrupos a ruptura por produto mostra todos os produtos daquele subgrupo e suas informações de ruptura. Além disso, é possível visualizar as informações passando o mouse sobre o produto e ao clicar nesse produto, você será direcionado para a tela do produto dentro do ERP, onde poderá, após toda a análise tomar as decisões que forem necessárias para aquele produto em questão. OBS: A Quantidade Pendente corresponde a soma da quantidade pendente do produto na data final filtrada no Dashboard, para lojas que possui venda no período.

Áreas de Venda do Subgrupo

Esta aba traz informações sobre as áreas de venda definidas no ERP, mostrando a ruptura detalhada para cada área, loja, subgrupo e produto. Para melhor análise existem os filtros de Produto, Loja, Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Curvas e Pedidos Pendentes. Essa aba mostra apenas dados dos últimos 90 dias e o valor de média de venda é baseado nas vendas dos últimos 42 dias.

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