*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da Funcionalidade no Sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Variação de Custo do Produto

Permissões de Usuário: MB__info

2097 – Dashboard Variação de Custo do Produto

 

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
  • Home > Compras > Cadastros > Produtos > Consulta de Produtos

  • Central de Relatórios do Produto > Ficha Estoque > Diária

  • Central de Relatórios do Produto > Ficha Estoque > Analítica Contábil

O dashboard de variação de custo do produto tem a função de mostrar como o valor pago pelos itens comprados se comportam dentro de um determinado período. Os seguintes filtros estão disponíveis.
  • Ano / Meses: Estes filtros permitem selecionar um período com a opção de 1 ano específico dos últimos 5 anos e multi seleção dos meses a serem apresentados;
  • Loja: Permite selecionar uma ou mais lojas;
  • Fornecedor: Através desse filtro é possível determinar o fornecedor dos produtos a serem apresentados;
  • Comprador: Permite selecionar um ou multiplos compradores;
  • Setor de Compra: Com esse filtro é possível determinar um setor ou multiplos setores de compra;
  • Árvore de Categorias: Esses filtros permite determinar a categoria dos produtos a serem listados, sendo elas, Departamento(Obrigatório), Seção, Grupo e Subgrupo;
  • Produto: Este filtro permite a escolha de um ou mais produtos específicos.
  • Top Variações de Produtos: Este filtro determina o top produtos a serem apresentados na visualização de Variações Custo Produto, com padrão de 10 e limite de 100 produtos.
OBS.: Ao acessar é necessario filtrar pelo menos um Departamento para que o dashboard exiba os valores.

Variação Mês a Mês

Esta tabela apresenta os valores médios do custo dos produtos que pertencem ao Departamento selecionado. Os produtos serão exibidos com os detalhes de curva à qual pertencem, e seus preços em cada loja. As cores exibidas em um degradê que irá variar entre verde, amarelo e vermelho para cada produto em todas as lojas e meses. Os tons verdes representam custo baixo, os tons amarelados representam custos médios e os vermelhos representam os custos mais altos dentro do período.

OBS.: Caso todos os produtos selecionados através dos filtros não tenham valores em um mês ou loja especifica ela será desconsiderada da análise. Valores zerados são apresentados em branco.

Variações Custo Produto

Esta visualização apresenta a diferença entre o custo do produto no inicio e no final do período selecionado, sempre para o primeiro registro e para o último registro do produto para loja apresentada:
OBS.: A ordem dos dados é de acordo com a maior variação percentual do produto entre todos os produtos e todas as lojas, apresentando também os valores dos top produtos em outras lojas.

Classificação dos Custos

Para que os dados desta tabela sejam exibidos, é necessário clicar sobre o produto desejado no gráfico Variação Mês a Mês. Esta tabela mostra a classificação dos custos do item selecionado dentro do ano escolhido. Os valores são divididos no mesmo degradê de cores presente na tabela anterior: Cores esverdeadas para custos baixos e vermelhos para custos altos, passando por tons amarelados quando os custos estiverem na média.

Variação Dia a Dia

Este gráfico apresenta os valores médios loja a loja relativos à compra (círculos amarelados) e uma linha/pontos em verde representado o preço médio de venda das lojas do cliente. Em dias que não houverem movimentação, a linha será interrompida.

Últimas Compras

Esta tabela traz detalhes sobre as últimas compras realizadas com relação ao produto selecionado. Além da data de compra, é exibido informações de quantidade, valor total e preço médio.

Custo da Mercadoria Vendia (CMV) por Loja e por Fornecedor – Mês

Estes gráficos exibem os custos das mercadorias vendidas (para saber mais sobre o cálculo de CMV, clique aqui) por loja e por fornecedores.

CMV Fornecedor x Loja – Mês

Esta tabela apresenta valores do custo das mercadorias vendidas (para saber mais sobre o cálculo de CMV, clique aqui) por fornecedores, com a exibição das lojas e meses.

Leave a Reply