*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da Funcionalidade no Sistema:
Home> BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard de Venda Horária
Permissões de Usuário:
2009 – Venda Horária
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
- Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas
- Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral Sintética – Vendas, Compras, Margens e Pedidos
- Home > Financeiro > Relatórios > Fechamento de Caixa > Relatório de Devolução
O dashboard de venda horária apresenta ao cliente do Bluesoft ERP a movimentação realizada durante os períodos dos dias da semana. Com as planilhas disponíveis será possível identificar quais horários do dia têm a maior movimentação de vendas. Para facilitar a análise os seguintes filtros estão disponíveis:
- Período Inicial e Final da Venda: Através destes filtros é possível selecionar o período a ser considerado na análise com limite de dados de 90 dias;
- Regional: Este filtro o permite selecionar uma ou mais regionais;
- Loja: Com este filtro é possível selecionar uma loja específica ou múltiplas lojas;
- ECF: Este filtro permite que selecionar um ECF específico ou múltiplos ECF’s;
- Top ECF: Este filtro permite que seja selecionada a quantidade de ECF’s a serem exibidos. Contendo as opções 10, 30, 60 ou Todos;
- Tipo: Este filtro define se a visualização será através de Nota Fiscal, Cupom Fiscal ou Tudo;
- Árvore de Categorias: Através destes filtros é possível selecionar as categorias dos produtos a serem considerados nos cálculos, sendo elas Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
- Setor de Compra: Este filtro permite a seleção de um ou mais setores de compra;
- Comprador: Com este filtro é possível selecionar um ou mais compradores específicos para análise.
Venda por Loja: Este gráfico apresenta uma barra para cada loja cadastrada no ERP. Quanto maior e mais escura for a barra, maior é o valor de vendas da loja em questão.
Qtde de ECF por dia: Este gráfico exibirá a quantidade de ECF em funcionamento no dia.
Qtde de ECF por hora: Este gráfico exibirá a quantidade de ECF em funcionamento por hora.

Qtde de Operadores por dia: Este gráfico demonstra a quantidade de operadores trabalhando.

Radar de Venda Horária por Dia da Semana: Este radar apresenta uma linha/cor para cada dia da semana e nas extremidades do círculo, é mostrado a hora do dia. Quanto mais próxima as linhas estiverem das extremidades, maior a incidência de vendas naquele dia. No exemplo abaixo, nota-se que as 12h do domingo é o dia com maior incidência de vendas.
Matriz de Venda por Loja e Hora: Esta matriz apresenta uma barra para cada hora útil do dia, e uma cor para cada loja. Quanto maior for a barra, maior é a incidência de vendas naquele horário, e quanto mais extensa for a cor, maior as vendas daquela loja.
Matriz de Venda por Loja e Hora: Este gráfico apresenta através das cores as horas dos dias da semana que possuem vendas e demonstra todos os dias através do gráfico.
Variação por Horário: O gráfico de Variação por Horário mostra o comportamento das vendas no decorrer do dia. Caso o cliente não escolha um dia da semana nos gráficos anteriores, serão exibidos os valores de vendas de todos os dias.
Venda Horária – Árvore de Categorias: Os gráficos de venda horária serão exibidos por departamento, seção de vendas, subgrupo e grupo. Todos eles possuem a mesma estrutura e mesma metodologia de análise, ao passar o mouse sobre o gráfico pode-se observar o valor exato e o horário das vendas. O gráfico VENDA HORÁRIA POR ÁREA DE VENDA DO PRODUTO só será útil para os clientes que utilizam a configuração de área de vendas POR PRODUTO.
Produtos
Está aba tem como objetivo apresentar os detalhes dos produtos. Para facilitar a análise disponibilizamos os seguintes filtros:- Período Inicial e Final da Venda: Através destes filtros é possível selecionar o período a ser considerado na análise com limite de dados de 90 dias;
- Regional: Este filtro o permite selecionar uma ou mais regionais;
- Loja: Com este filtro é possível selecionar uma loja específica ou múltiplas lojas;
- ECF: Neste filtro é possível selecionar um ECF específico ou múltiplos ECF’s;
- Tipo: Este filtro define se a visualização será através de nota fiscal, cupom fiscal ou tudo;
- Árvore de Categorias: Através destes filtros é possível selecionar as categorias dos produtos a serem considerados nos cálculos, sendo elas Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
- Setor de Compra: Este filtro permite a seleção de um ou mais setores de compra;
- Comprador: Com este filtro é possível selecionar um ou mais compradores específicos para análise;
- Top Produtos: Através deste filtro é possível determinar os produtos a serem apresentados do produto que mais vendeu até o produto que menos vendeu;
- Métrica: Determinar como os valores devem ser apresentados em cada uma das visões listadas abaixo, com as opções de Valor de Venda, Quantidade de Cupons e Ticket Médio.
Áreas de Venda dos Subgrupos: Essa visão apresenta os subgrupos e seus valores de venda de acordo com a métrica selecionada onde o maior quadrado teve o maior valor na venda, na quantidade de cupons ou no ticket médio:
Classificação por Produto: Através deste gráfico em barras é possível analisar o valor escolhido no filtro métrica agrupado por produtos:
Venda Horária por Produto: Este Histograma apresenta os produtos que possuem o maior valor dentre a métrica selecionada, agrupado por hora:
Produto por Loja x Horário: Este gráfico em barras apresenta o valor selecionado na métrica agrupados por loja e horário, cada barra representa um horário e cada cor uma loja de acordo com a legenda. Para que os valores nessa visão sejam apresentados deve-se selecionar um produto nas visões acima:
Áreas de Venda do Subgrupo
Esta aba é dedicada ao detalhamento de informações sobre as áreas de vendas cadastradas. As configurações de áreas de vendas são divididas em SUBGRUPO ou PRODUTO. Esta aba atenderá aos clientes que utilizam a parametrização por SUBGRUPO. Para os clientes que realizam parametrização por produto, deve-se usar o gráfico na primeira aba. Para facilitar a análise disponíbilizamos os seguintes filtros:- Período Inicial e Final da Venda: Através destes filtros é possível selecionar o período a ser considerado na análise com limite de dados de 90 dias;
- Regional: Este filtro o permite selecionar uma ou mais regionais;
- Loja: Com este filtro é possível selecionar ou loja específica ou multiplas lojas;
- Árvore de Categorias: Através destes filtros é possível selecionar as categorias dos produtos a serem considerados nos cálculos, sendo elas Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
- Setor de Compra: Este filtro permite a seleção de um ou mais setores de compra;
- Comprador: Com este filtro é possível selecionar um ou mais compradores específicos para análise;
- Produto: Este filtro permite selecionar um ou mais produtos específicos para análise;
- Tipo: Este filtro define se a visualização será através de Nota Fiscal, Cupom Fiscal ou Tudo;
Lojas: Detalha os valores de vendas de cada loja do grupo.
Vínculo por subgrupo: Todos os subgrupos das lojas serão exibidos.
Áreas de Venda: Aqui mostramos barras para cada área de vendas cadastrada. Os subgrupos que estão sem vínculo, serão representados na barra SEM ÁREA DE VENDA.
Relação Quantidade de Cupons Vendidos x Valor Vendido: Estes círculos representam os produtos presentes nas vendas das áreas de venda selecionada no gráfico áreas de venda. Quanto mais alto estiver o círculo, maior será a quantidade de cupons na qual o item esteve presente. Quanto maior for o círculo, maior é o valor da venda. Ao passar o mouse sobre os círculos, pode-se observar os detalhes dos itens.
Comparativo de Venda Horária
Nesta aba é possível realizar a comparação dos valores de venda realizados em dois períodos. A diferença entre períodos é o valor total de vendas do período 1 – o valor total de vendas do período 2.
Vendas por Período: Exibe o valor total das vendas agrupado por período.
Vendas por Período Mensal: Exibe o valor total de vendas mensal agrupado por período.
Comparativo de Venda por Horário: Exibe os valores totais de venda hora a hora de cada período.
OBS.: Neste dashboard apresentamos dados de Cupom Fiscal e Nota Fiscal.

