*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard de Venda x Lucratividade

Permissões de Usuário: MB__info

1856 – Dashboard de Venda x Lucratividade

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas – 719
  • Home > Compras > Relatórios > Gerenciais de Compras > Relatório de Margem Média por Setor – 710

O dashboard de Venda x Lucratividade tem a função de apresentar ao cliente do Bluesoft ERP, dados comparativos entre os valores de vendas, margens e os lucros obtidos com elas. Para facilitar a análise por parte do cliente, disponibilizamos os seguintes filtros em todas as abas:
  • Período: Este filtro permite selecionar a Data Inicial e Final de acordo com a data da venda;
  • Regional: Este filtro permite selecionar a regional desejada para análise, dessa maneira filtrando as lojas correspondentes;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas;
  • Departamento;
  • Seção;
  • Grupo;
  • Subgrupo;
  • Setor de Compra;
  • Comprador;

Participação em Venda e Lucro por Setor de Compra

Após a filtragem dos dados, o cliente poderá verificar que o gráfico de barras apresentará os dados separados pelos setores existentes nas lojas. A barra azul mostra o valor em percentual do lucro nas vendas e a barra laranja mostra o valor percentual relativo ao total de vendas das lojas.

Participação na Venda e Participação no Lucro

Os dois gráficos apresentam os percentuais de participação dos setores no total da venda e no total do lucro das lojas.

Participação de Venda x Participação de Lucro

Este gráfico apresenta uma matriz, onde em seu eixo vertical é mensurado o percentual dos lucros e no eixo horizontal exibimos o percentual de vendas. Na imagem abaixo, pode-se identificar que o setor de perfumaria é o que mais tem vendas e possui o maior percentual de lucro. A mercearia doce, por sua vez, possui mais vendas, porém não tem um lucro tão alto quanto a perfumaria.

Dados do Setor de Compra

Esta tabela apresenta os valores da participação no lucro total das lojas, margem de lucro em percentual, valor do lucro, preço médio de venda dos produtos, a margem de contribuição em percentual e o percentual total de venda de cada setor de compra das lojas.

Participação na Venda e Participação no Lucro – Regionais

Estes gráficos de pizza mostram o percentual nas vendas e nos lucros de cada regional cadastrada no ERP.

Mapa de Localização das Lojas

O mapa de localização das lojas apresentará um mapa, apontando onde as unidades estão distribuídas.

Lucro x Venda por Loja

O gráfico de Lucro x Venda por loja ajudará o cliente a identificar quais suas lojas possuem mais vendas, e quais possuem maior margem de lucro. No exemplo abaixo, nota-se que a loja de número 5 é a que mais vende e tem maior lucratividade.

Ranking por Regional e Por Lojas

Estas tabelas apresentam os detalhes sobre as vendas, margens e lucro por loja e por regional.

Venda e Lucro por Departamento

Este gráfico apresenta uma matriz, onde em seu eixo vertical é mensurado o valor de vendas e no eixo horizontal exibimos o valor de lucro. Quanto mais alto (vendas) e mais à direita (lucro) o círculo estiver representado, significa que maiores foram os valores de vendas e lucros dos departamentos. Para obter detalhes do departamento, basta passar o mouse sobre o círculo.

Ranking por Departamento

Esta tabela apresenta detalhes sobre os departamentos que mais vendem, apresentando o ranking de todos eles.

Venda e Lucro por Seção

Este gráfico apresenta uma matriz, onde em seu eixo vertical é mensurado o valor do lucro e no eixo horizontal exibimos o valor de vendas. Quanto mais alto (lucro) e mais à direita (vendas) o círculo estiver representado, significa que maiores foram os valores de vendas e lucros das seções. Para obter detalhes da seção, basta passar o mouse sobre o círculo.

Ranking por Seção

Esta tabela apresenta detalhes sobre as seções que mais vendem, apresentando o ranking de todas elas. Nesta mesma aba, temos os gráficos e tabelas por Grupo e por Subgrupo. Ambos seguem exatamente a mesma linha de raciocínio apresentada acima.

Aba Produtos

Para exibir os dados nesta aba, é imprescindível que o cliente selecione um subgrupo na tabela Ranking por Subgrupo, presente na aba categorias.

Venda e Lucro por Produto

Este gráfico apresenta uma matriz, onde em seu eixo vertical é mensurado o valor do lucro e no eixo horizontal exibimos o valor de vendas. Quanto mais alto (lucro) e mais à direita (vendas) o círculo estiver representado, significa que maiores foram os valores de vendas e lucros dos produtos. Para obter detalhes do produto, basta passar o mouse sobre o círculo.

Ranking por Produtos

Esta tabela apresenta detalhes sobre os produtos que mais vendem, apresentando o ranking de todos eles. Obs.:
  • A Margem Média Padrão tem como base a margem cadastrada no subgrupo do produto e vinculada ao cadastro do produto.
  • A média é calculada com base nos produtos vendidos no período.

Leave a Reply