*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Demonstrativo do Resultado do Exercício 
Permissões de Usuário: 

2048 – Comparativo Demonstrativo do Resultado do Exercício

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Contábil > Relatórios > Relatórios Contábeis > Demonstrativo do Resultado do Exercício


O dashboard Demonstrativo de Resultado do Exercício tem a função de exibir os dados relativos às DERs dos exercícios selecionados.


Ao acessar o dashboard o usuário deve escolher o exercício (ano) a ser analisado, o tipo de apuração (mensal, trimestral, semestral ou anual), o período (primeiro trimestre, primeiro semestre etc.), deve informar se deseja utilizar o planejamento orçamentário e escolher a ordem de exibição dos dados.

OBS: Para realizar o cálculo do Percentual de Despesa sob Receita deve-se utilizar a seguinte fórmula:

Despesa sob Receita = (Valor Total das Despesas / Valor Total das Receitas) * 100

Os percentuais são apresentados com base no total da receita, inclusive o percentual loja a loja, indica quanto a despesa de cada loja representa no valor total da receita. Para saber o percentual que a despesa da loja representa em relação a receita da própria loja, deverá selecionar a loja no Gráfico Por Loja.

Por regional:

Este gráfico apresenta os valores relativos aos resultados por regionais. Serão apresentadas colunas verdes para as regionais que deram lucro e vermelhas para as regionais com prejuízo. O círculo azul representa o valor planejado.

Por Loja:

Este gráfico de barras exibirá os valores relativos à DRE separada por lojas. Lojas que deram prejuízo serão representadas pela cor vermelha, as lojas que deram lucro serão representadas em verde e os círculos azuis mostram o planejamento realizado.

Por Grau Sintético – 3º nível:

Estas barras tem função semelhante às do gráfico por loja, porém mostra os valores por contas de nível 3.

Por Tipo de Conta:

Aqui apresenta-se as despesas, as receitas e o valor de lucro ou prejuízo do período escolhido.

Por Grau sintético – 2º nível:

Estes círculos tem função de mostrar os valores por contas de nível 2. As contas que deram prejuízo são apresentadas em vermelho, e as contas que deram lucro são apresentadas em verde.

Por Grau sintético – 5º nível:

Estes círculos tem função de mostrar os valores por contas de nível 5. As contas que deram prejuízo são apresentadas em vermelho, e as contas que deram lucro são apresentadas em verde.

Gráfico de Dispersão – 5º nível:

Este gráfico apresenta a dispersão das contas posicionadas em uma matriz. Quanto mais à esquerda a conta estiver, maior é o prejuízo que ela representa. As contas apresentadas a direita representam contas com lucro.

Por Participante:

Após selecionar uma conta de grau sintético 5, esse gráfico poderá ser visualizado. Ele apresentará os participantes existentes na conta em questão, mostrando quais deram lucro (em verde) e quais deram prejuízo (em vermelho).

Comparativo por Regional:

Na aba Comparativo DRE existem gráficos que lhe permitem comparar os resultados dos exercícios. O gráfico Comparativo por regional mostrará linhas que representam suas regionais, exibindo os valores obtidos em cada uma.

Comparativo por Loja:

Este gráfico detalha os valores por loja. Os períodos com prejuízo são representados em vermelho, os demais serão exibidos em verde.

Comparativo por Tipo de Conta:

Mostra linhas das contas de receitas (em verde) e despesas (em vermelho) e sua evolução. As linhas pontilhadas representam a tendência de acordo com os dados selecionados.

Comparativo por Conta Contábil 2º, 3º, 4º  e 5º nível:

Exibe os dados relativos às contas dos níveis, permitindo a comparação entre elas. Quanto mais larga for a região apresentada no gráfico, maior o prejuízo (vermelho) ou lucro (verde).

Comparativo por Participante:

Este gráfico apresenta os valores por participante. Os participantes que estão dando prejuízo são representados por quadrados vermelhos e ficam mais à esquerda do gráfico. Os participantes que dão lucro, são círculos e ficam à direita. Ao passar o mouse sobre o ícone, é apresentado o nome e os valores relativos aos participantes.

Comparativo de Receitas e Despesas por Lojas:

Este gráfico exibe colunas por mês das lojas selecionadas. As colunas em vermelho representam meses com prejuízo e as verdes meses com lucro. A linha preta mostra a média de receita do período. Ao passar o mouse sobre o gráfico, pode-se verificar os valores relativos aos meses.

Ranking de Aumento e Ranking de diminuição de Receitas:

Estes gráficos apresentam contas que tiveram variação entre as datas selecionadas. Ao passar o mouse sobre os campos, será possível identificar os valores do período inicial, valores do período final e o percentual de crescimento.

Ranking de Aumento e Ranking de diminuição de Despesas:

Estes gráficos apresentam contas que tiveram variação entre as datas selecionadas. Ao passar o mouse sobre os campos, será possível identificar os valores do período inicial, valores do período final e o percentual de crescimento.

Evolução Total e Previsão Receita / Despesa:

Este gráfico mostra linhas representando os valores de receitas e despesas totais entre o período selecionado. Ao final do gráfico exibimos uma estimativa de receitas e de despesas, com base nos dados existentes nos meses indicados nos filtros.

Evolução Total e Previsão de Lucro:

Este gráfico mostra linhas representando os valores do lucro entre o período selecionado. Ao final do gráfico exibimos uma estimativa de lucro, com base nos dados existentes nos meses indicados nos filtros.

Leave a Reply