*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para comparações, pois não condizem com a realidade.


O dashboard de Elasticidade do Produto apresenta diversas visões que auxiliarão o usuário do Bluesoft ERP a realizar análises sobre os itens selecionados. Lucro, vendas, variação de estoque, faixa de preço e até vendas semanais, são algumas das opções de visões possíveis.


Acesso: Para acessar, utilize o caminho BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard de Elasticidade do Produto.

Permissões de Usuário: MB__info

1871 – Elasticidade do Produto


Ao acessar o dashboard, é obrigatório a seleção dos produtos que deseja comparar. Para tal, clique no botão da lupa que encontra-se na parte superior esquerda de sua tela:

Filtros:

Após selecionar o produto desejado, pode-se usar os filtros localizados na parte superior do dashboard para customizar a visualização desejada. Pode-se adicionar uma data inicial e final, escolher o tipo de data para exibição (dia, mês ou ano), uma filial, no campo tipo de medida pode-se analisar os dados por produto, fabricante ou grade e deve-se definir a forma de classificação, podendo ser por valor de venda, quantidade vendida ou lucro.


No resultado, temos:

Produto:

Esse gráfico apresenta a quantidade e valor do produto selecionado, e mostrará também produtos semelhantes. O percentual exibido em tela, é referente à participação de vendas dos produtos entre os produtos exibidos, não trata-se de participação de venda sobre todas as vendas da loja.

Gráfico Área – Venda Valor:

Esta exibição mostrará os dados dos produtos, apontando a queda ou aumento dos valores de acordo com o filtro realizado (data, medida e classificação). No exemplo abaixo, estamos exibindo os dados por mês, com a medida Produto (ao passar o mouse em cima dos campos, é possível identificar qual produto é representado por casa parte do gráfico) e a classificação é feita por valor.

Vendas Item:

Esta tabela exibe, a nível de produto, a participação nas vendas, a quantidade vendida, o lucro obtido, a participação no lucro, preço médio de vendas, custo médio, lucro líquido médio, margem, média de cobertura diária, quantidade média de vendas, faixa de preço e valor de venda.

Vendas por Mês:

Esta gráfico de linhas exibe a evolução das vendas dos produtos selecionados dentro do período especificado nos filtros. No exemplo abaixo, estamos utilizando os dados do ano de janeiro de 2021 até abril de 2021. A especificação do período é importante porque dá ao usuário uma visão clara e objetiva de quão bem os produtos estão com relação às vendas.

Lucro:

Esta aba apresenta informações relativos ao lucro dos produtos selecionados. No primeiro gráfico é possível verificar as quantidades vendidas e a média do lucro, custo e preço de venda. O segundo gráfico mostra as mesmas informações, porém com foco na categoria à qual os produtos selecionados pertencem.

Vendas:

Nesta aba serão exibidas informações relativas às vendas dos produtos selecionados. As visões são exibidas por regional, por loja e uma tabela com os dados de lucro, preço e custo médio, lucro, quantidade comprada e vendida, valor de compra, custo total e valor de vendas.

Semana:

Esta aba apresenta informações cronológicas de vendas, organizadas por semana. No primeiro gráfico temos os dados separados em dias de uma semana, apresentando as quantidades vendidas. Cada bloco representa uma loja do grupo.

O segundo gráfico apresenta os dados diários das vendas, onde cada loja é representada por um bloco.

Total de vendas em Unidades por Loja:

Aqui são apresentados os valores relativos à quantidades vendidas nas lojas. Nesta barra, cada loja é representada por uma cor, e o tamanho do retângulo é proporcional à quantidade vendida, ou seja,, quanto maior o espaço ocupado, maior a quantidade vendida.

Participação por Loja na Venda Total:

Aqui serão exibidas colunas contendo a quantidade vendida em cada loja, possibilitando a análise sobre a quantidade total vendida.

Calendário de Vendas:

Nesta tabela será apresentada a quantidade vendida em cada dia do mês.

Dias do mês:

Esta aba mostra as quantidades vendidas por loja e mês. Será possível também ver separações de quantidades vendidas por subgrupo por dia.

Variação Estoque:

Esta aba apresenta as quantidades compradas e vendidas e seu estoque diário.

Venda Rede:

Essa aba apresentará duas tabelas contendo a quantidade de venda efetiva do produto selecionado. Ao passar o mouse sobre os campos, é possível verificar o valor médio vendido.

Ruptura:

Essa aba apresentará a ruptura do produto selecionado, dia a dia para cada filial.

Faixa de Preço:

Aqui serão exibidos valores totalizados por faixa de preço definidas no ERP. Visões por semana, item e grade estarão disponíveis.

Faixa de Preço Grade:

Aqui serão exibidos valores totalizados por faixa de preço por produto e por Grade (se houver grade cadastrada).

Faixa de Preço Dados:

Aqui serão exibidos valores totalizados por Semana, por faixa de preço por produto e por Grade (se houver grade cadastrada).

Ranking:

Neste dashboard serão exibidas informações rankeadas, de acordo com os produtos selecionados. Uma lista com a numeração de 1 a 4 mostra em que posição os produtos ficaram.

Onda:

Neste dashboard serão apresentados dados de venda produto a produto e o total da categoria.

Fornecedor:

Neste dashboard serão mostrados os dados de margem, participação no lucro, participação na venda, preço médio de venda e muito mais, tudo isso separado por fornecedor de forma que facilite a análise de qual fornecedor torna-se mais viável para esta categoria.

Marca:

Neste dashboard serão mostrados os dados de margem, participação no lucro, participação na venda, preço médio de venda e muito mais, tudo isso separado por Marca de forma que facilite a análise de qual marca torna-se mais viável.

Venda Regional:

Esta aba mostrará informações sobre os produtos vendidos de um modo geral, e separado por regional.

Venda Anual:

Esta aba apresenta tabelas com resumos de quantidades vendidas de cada produto selecionado, incluindo produtos pertencentes ao mesmo grupo. Ao passar o mouse é possível obter informações sobre o preço médio de vendas e valor total vendido.

Ao clicar sobre um dos produtos exibidos serão apresentadas tabelas sobre venda diária e venda anual do produto escolhido.

Venda Semanal:

Esta aba apresenta uma tabela contendo informações de vendas separadas por semanas do ano. Nela é possível identificar a quantidade vendida de cada produto selecionado.

Leave a Reply