*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Indicadores Contábeis

Permissões de Usuário: 

2011 – Indicadores Contábeis

 
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Contábil > Relatórios > Relatórios Contábeis > Balancete de Verificação

Os índices contábeis fornecem dados valiosos a respeito das operações da sua empresa, permitem fazer uma análise, através de fórmulas matemáticas utilizadas para examinar as demonstrações financeiras,  esses indicadores, podem ser tão ou mais importantes do que a visão de caixa, permitirão saber a situação financeira da sua empresa, sendo uma ferramenta importantíssima de comprovação e para gerenciamento. Neste Dashboard existe as seguintes abas:

Índices de Liquidez

Os indicadores de liquidez medem a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações, ou seja, pagar suas dívidas, assim medindo sua base financeira. O Dashboard por padrão deve exibir o ano atual todos os meses e todas as lojas mas para facilitar a análise disponíbilizamos os seguintes filtros:

  • Ano: Este filtro permite selecionar um o mais anos para analise;
  • Mês: Este filtro permite selecionar um mês específico ou todos os meses;
  • Loja: Este filtros permite selecionar uma o mais lojas. 
  • Liquidez Anual: Este gráfico em barras tem como objetivo apresentar os principais Índices de Liquidez e sua evolução ao decorrer dos meses de acordo com período selecionado.

    Para obter os valores dos índices utilizamos os seguintes cálculos:

    • Liquidez Geral: (Ativo Circulante + Ativo Não Circulante) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)
      Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo. Estes valores também são obtidos no balanço patrimonial.
    • Liquidez Corrente: Ativo Circulante / Passivo Circulante
      Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.
    • Liquidez Seca: (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante
      Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.
    • Liquidez Imediata: Disponibilidades / Passivo Circulante
      Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.

    A linha pontilhada representa o percentual recomendado de 100% mas quanto maior for o índice, melhor.

    Ativos e Passivos Anual: Essa tabela apresenta os valores do ativos e dos passivos de acordo com balancente de verificação para o ano selecionado considerando todos os meses

    Ativos e Passivos Atual: Através desta tabela é possível visualizar os valores dos ativos e dos passivos de acordo com balancente de verificação para o mês e ano atual dessa maneira mesmo alterando os filtros de mês e ano essa tabela não será afetada.

    Índices de Liquidez Final do Ano: Estes CARDs apresentam os índices de acordo com saldo acumulado do último mês do último ano selecionado:

    Índices de Liquidez Atual: Este gráfico em barras e os CARDs ao lado apresentam os índices de acordo com saldo acumulado até a data atual, os valores recebem atualização de 30 em 30 minutos sendo possível visualizar a data e a hora da última atualização dos dados:

    Índices de Estrutura

    Os indicadores de estrutura são obtidos relacionando-se os valores do capital (próprio e de terceiros) em relação ao montante de recursos aplicados (Ativo). Para fins de análise e tomada de decisões sobre estruturas de capital, são considerados somente os fundos permanentes e de longo prazo. Estão disponíveis os seguintes filtros:

    • Ano: Este filtro permite selecionar um o mais anos para analise;
    • Mês: Este filtro permite selecionar um mês específico ou todos os meses;
    • Loja: Este filtros permite selecionar uma o mais lojas. 

     

    Índices de Estrutura ou Endividamento: Este gráfico em barras exibe os principais ínidices de estrutura ou endividamento com seus valores agrupados por mês:

    Para obter os valores dos índices utilizamos os seguintes cálculos:

    • Participação do Capital de Terceiros: (Passivo Circulante + Passivo não Circulante) / Patrimônio Líquido
      Este valor é representado pela barra na cor azul, indicando o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido
    • Endividamento de Curto Prazo: Passivo Circulante / (Passivo Circulante – Passivo não Circulante)
      Este valor é representado pela barra na cor verde, indicando o total da dívida da empresa que deverá ser paga a curto prazo.
    • Endividamento Geral: Capital de Terceiros / Passivo Circulante
      Este índice indica a participação do capital de terceiro em relação ao total do passivo, sendo representado neste gráfico pela cor laranja.
    • Imobilização do Patrimônio Líquido: Ativo Permanente / Patrimônio Líquido
      Este índice representado pela cor vermelha indica o percentual do Patrimônio Líquido da empresa que está aplicado no Ativo Permanente.
    • Imobilização dos Recursos não Circulantes: Ativo Permanente / (Patrimônio Líquido + Ativo não Circulante)
      Este índice representado pela barra na cor roxa indica qual o percentual de Recursos não Correntes que a empresa aplicou no Ativo Permanente.

    Ativos e Passivos Anual: Essa tabela apresenta os valores do ativos e dos passivos de acordo com balancente de verificação para o ano selecionado considerando todos os meses

    Ativos e Passivos Atual: Através desta tabela é possível visualizar os valores dos ativos e dos passivos de acordo com balancente de verificação para o mês e ano atual dessa maneira mesmo alterando os filtros de mês e ano essa tabela não será afetada.

    Índices de Estrutura ou Endividamento Anual: Estes CARDs apresentam os índices de acordo com saldo acumulado do último mês do último ano selecionado:

    Índices de Estrutura ou Endividamento Atual: Este gráfico em barras e os CARDs ao lado apresentam os índices de acordo com saldo acumulado até a data atual, os valores recebem atualização de 30 em 30 minutos sendo possível visualizar a data e a hora da última atualização dos dados:

    Mês a Mês

    Nesta aba estão reunidos todos os valores apresentados acima, agrupados por mês de acordo com ano e lojas selecionadas:

    Índices Financeiros

    Esses índices medem o volume de capital alocado das operações da empresa, por exemplo, se uma empresa possuir investimentos excessivos em ativos, então seu capital operacional será desnecessariamente alto, o que reduziria seu fluxo de caixa livre. Por outro lado, uma empresa que não possui ativos suficientes poderá ter suas vendas reduzidas, prejudicando a rentabilidade, o fluxo de caixa livre e o preço de suas ações.

    Para facilitar a análise nesta aba disponibilizamos os seguintes filtros:

    • Ano: Com este filtro é possível selecionar um ou mais anos específicos;
    • Loja: Este filtro permite selecionar múltiplas lojas.

    Índices Financeiros: Com este gráfico é possível visualizar a evolução dos índices financeiros ao decorrer do período selecionado:

    Para obter os valores dos índices utilizamos os seguintes cálculos:

    • PMPC – Prazo Médio de Pagamento das Compras: Fornecedores / CMV
      Indica o número de dias que a empresa leva para pagar seus fornecedores.

    • PMRE – Prazo Médio de Renovação dos Estoques: Estoque / CMV
      Quantos dias o estoque fica na empresa. Mostra o tempo, em dias, que a empresa leva para vender seus estoques.

    • PMRV – Prazo Médio de Recebimento das Vendas: Clientes / Receitas com Vendas
      Prazo médio do recebimento do valor das vendas praticadas.

    • CF – Ciclo Financeiro: PMRE + PMRV – PMPC
      É o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.

    • CO – Ciclo Operacional: PMRE + PRMV
      Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.

    • CG – Capital de Giro: Ativo Circulante
      É uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc.

    • CGL – Capital de Giro Líquido: Ativo Circulante – Passivo Circulante
      É um indicador de liquidez utilizado pelas empresas para refletir a capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes.

    • NCG – Necessidade de Capital de Giro: Clientes + Estoque – Fornecedores – Salários – Tributos
      A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa – em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde – deve ser uma meta da administração financeira.

    Tabela Índices Financeiros: Essa tabela apresenta todos os índices financeiros agrupados por mês onde valores negativos são destacados pela cor vermelha e positicos pela cor verde:

    Para obter os valores presentes na tabela utilizamos as seguintes contas:

    • Ativo Circulante: Corresponde ao saldo acumulado de todas as conta vinculadas ao mapa contábil:

      1 – Ativo > Ativo Circulante
    • Clientes: Este valor corresponde a soma dos saldos das contas vinculadas aos seguintes mapas contábeis:

      1 – Ativo > Ativo Circulante > Creditos > Contas a Receber > Contas a Receber
      1 – Ativo > Ativo Circulante > Clientes
      1 – Ativo > Ativo Circulante > Private Label
      1 – Ativo > Ativo Circulante > Cheques a Receber
    • CMV: Corresponde ao saldo da conta vinculada ao mapa contábil:

      3 – Despesas > Custos > Custos > CMV
    • Despesas: Corresponde ao Saldo de todas as contas vinculadas ao mapa contábil:

      3 – Despesas
    • Estoque: Corresponde ao Saldo Acumulado da conta vinculada no mapa contábil:

      1 – Ativo > Ativo Circulante > Estoque > Mercadorias > Mercadorias
    • Fornecedores: Corresponde ao Saldo das contas vinculados aos seguintes mapas contábeis:

      2 – Passivo > Passivo Circulante > Obrigações a Curto Prazo > Contas a Pagar > Serviços a Pagar
      2 – Passivo > Passivo Circulante > Obrigações a Curto Prazo > Contas a Pagar > Contas a Pagar
    • Passivo Circulante: Corresponde ao saldo acumulado de todas as conta vinculadas ao mapa contábil:

      2 – Passivo > Passivo Circulante
    • Receita com Vendas: Corresponde a soma dos saldos de todas as contas que estiverem dentro do grupo DRE:

      Receita Bruta Operacional
    • Salários: Este valor corresponde ao saldo das contas vinculadas ao mapa contábil:

      2 – Passivos > Passivo Circulante > Obrigações a Curto Prazo > Obrigações Trabalhista
    • Tributos: O valor presente nesse campo corresponde ao saldo das contas vinculadas ao mapa contábil:

      2 – Passivos > Passivo Circulante > Obrigações a Curto Prazo > Impostos, Taxas e Contribuições a Recolher

    Índices de Rentabilidade 

    Os índices de rentabilidade evidenciam o quanto renderam os investimentos efetuados pela empresa. A rentabilidade pode ser entendida como o grau de remuneração de um negócio. Retorno é o lucro obtido pela empresa.

    Para obter os valores dos índices utilizamos os seguintes cálculos:

    • RPL – Rentabilidade do Patrimônio Líquido: Lucro Líquido / Patrimíonio Líquido
      Mede o retorno contábil obtido com o investimento do capital próprio.
    • MLV – Margem Líquida de Vendas: Lucro Líquido / Receita Bruta Operacional
      Corresponde ao que sobra para os acionistas em relação as receitas com vendas e prestação de serviços da empresa. Mostra qual o lucro líquido para cada unidade de venda realizada na empresa.

    Leave a Reply