*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, portanto não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
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Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Pareto de Vendas
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor. Dessa forma é possível analisar os fatores com maior impacto no negócio. O principio de Pareto consiste na afirmação de que 80% das consequências advêm de 20% das causas, ou seja, se os 20% dos pontos mais problemáticos forem resolvidos, é provável que 80% de seus problemas sejam sanados. O dashboard Pareto de vendas exibirá detalhes relativos aos itens mais vendidos para auxiliar o cliente na tomada de decisões, utilizando o conceito de Pareto. Para facilitar a análise, são disponibilizados filtros de período, loja, setor de compra, departamento e Pareto (por padrão exibirá o valor estipulado no conceito de Pareto: 80%) e a escolha de exibição.

Pareto de Venda

Este gráfico exibirá barras em tons verdes, onde cada uma representará a métrica escolhida pelo cliente no filtro “Exibir Por” (Produto, departamentos, seções, grupo, subgrupo e marca). No exemplo abaixo, as barras que estão dentro das linhas cinzas (ponto de encontro dos percentuais e valor de compra de acordo com a métrica) representam os 20% dos fatos (neste caso, subgrupo) mais relevantes, que deverão ser analisados com maior atenção, pois podem causar grande impacto nas operações dos clientes. Ao passar o mouse sobre as barras, detalhes sobre os subgrupos serão exibidos.

Ranking 

Este gráfico apresentará barras em ordem decrescente, onde são exibidos os subgrupos com maior percentual de compra sobre o total realizado pelas lojas.

Curva de Venda por Produto

O gráfico de Curva de Venda por Produto permite analisar influência dos SKUs nas vendas, separando por curvas A, B ou C, conforme a definição dos percentuais por curvas.
Obs: A informação pode ser comparada com o indicador “Ranking”, modificando a exibição por produtos.
O cálculo da Curva de Vendas é baseada no percentual de participação das vendas de cada produto, listando de maneira decrescente (da maior para a menor) todos os produtos vendidos e acumulando o percentual, depois esse acumulado é distribuído nas faixas de curva.
  • Fórmula: Percentual de Participação = Total de Venda do Produto no Período / Total de Venda Geral no Período.
Exemplo prático: 
  • Acumulado de 50% para a Curva A, com 471 produtos que o valor total da venda é R$ 304.551.452,15;
  • Acumulado de 40% para a Curva B, com 4302 produtos que o valor total da venda é R$ 243.843.513,48;
  • Acumulado de 10% para a Curva C, com 56.527 produtos que o valor total da venda é R$ 60.940.175,02;
  • Nesse exemplo, podemos entender que  4773 produtos correspondem a 90% das vendas (Curva A e B), e 56.527 produtos correspondem à 10% das vendas, podendo ser tomada alguma ação.


Pareto de Lucro

Esta aba apresenta detalhes relativos ao lucro de acordo com o parâmetro selecionado no campo “Exibir por” dos filtros. Ao passar o mouse sobre as colunas amareladas, será possível obter detalhes.

Ranking de Lucro

Este gráfico apresentará barras em ordem decrescente, onde são exibidos os subgrupos com maior valor de lucro sobre o total lucrado pelas lojas.

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