*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Pesquisa de Concorrentes
Permissões:

2082 – Dashboard Pesquisa de Concorrentes

[/box] 

Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:

Home > Pricing > Concorrentes > Apuração da Pesquisa de Concorrentes Home > Pricing > Concorrentes > Pesquisa de Concorrentes

O Dashboard de Pesquisa de Concorrentes tem como objetvio permitir a análise dos preços e ofertas dos concorrentes em comparação com as lojas do ERP, além do detalhamento do cadastro da Pesquisa de Concorrentes.

Análise de Concorrentes

Nesta primeite aba apresentamos os detalhes das pesquisas agrupados por Status, por Data, por Produto, por Tipo e por Concorrente. Para facilitar a análise os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Período: Este filtro permite selecionar um período de análise baseado na data de emissão das pesquisas;
  • Concorrente: Permite selecionar os concorrentes
  • Métrica: Este filtro determina como os valores devem ser apresentados nos gráfico listados abaixo;
  • Regional: Permite selecionar uma ou mais regionais;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas específicas;
  • Árvore de Categorias: Estes filtros permitem selecionar as categorias dos produtos a serem considerados na análise sendo elas, Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
  • Comprador: Este filtro permite selecionar um ou mais compradores;
  • Tipo de Pesquisa: Através desse filtro é possível selecionar o tipo de pesquisa a ser considerada na análise
  • Status: Determina o status das pesquisas a serem consideradas.

Cards Totalizadores: Com estes cards é possível verificar a Quantidade de Pesquisas, Quantidade de Concorrentes, Quantidade de Produtos, Preço Médio dos Itens das Pequisas ( média de preço de venda dos ítens das pesquisas) , Quantidade de Pesquisas Abertas (com status em aberto), Quantidade de Pesquisas Encerradas.

Métrica por Status: Com esta visão é possível visualizar a métrica escolhida, por status da pesquisa. Também é possível filtrar todas as outras planilhas com essa visualização, basta apenas realizar a seleção dos status.

Métrica por Tipo: Neste gráfico em barras é possível visualizar a métrica desejada, por tipo de pesquisa, que pode ser: Jornal, Campo – Coletor ou Pesquisa Semanal.

Métrica por Data: Este gráfico em linha exibe a evolução da quantidade de pesquisas por dia de acordo com período escolhido como parâmetro inicial e a métrica selecionada, disposta nos dias de análise.

Métrica por Concorrente: Este gráfico apresenta a métrica selecionada no parâmetro inicial, agrupada pelos concorrentes distintos.

Métrica por Setor de Compra: Neste gráfico de dispersão é exibido a métrica selecionada no parâmetro inicial, agrupada pelos setores de compra.

Métrica por Produto: Esse gráfico em barras apresenta a métrica selecionada no parâmetro inicial, agrupada pelos Produtos.

Análise de Preços

Na segunda aba é possível realizar a análise comparativa entre os preços das lojas e os preços nos concorrentes, de acordo com as pesquisas realizadas. Para facilitar a análise dos dados os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Período: Este filtro permite selecionar um período de análise baseado na data de emissão das pesquisas;
  • Concorrente: Permite selecionar os concorrentes;
  • Regional: Permite selecionar uma ou mais regionais;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas específicas;
  • Árvore de Categorias: Estes filtros permitem selecionar as categorias dos produtos a serem considerados na análise sendo elas, Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
  • Comprador: Este filtro permite selecionar um ou mais compradores;
  • Tipo de Pesquisa: Através desse filtro é possível selecionar o tipo de pesquisa a ser considerada na análise
  • Status: Determina o status das pesquisas a serem consideradas.
  • Cards Totalizadores: Este cards apresentão a Quantidade de SKUs dos Concorrentes, a Quantidade de Produtos em Ofertas dos Concorrentes (Contagem apenas das ofertas), os Meus Produtos em Oferta (Contagem apenas das ofertas), a Média do Meu Preço de Venda, a Média do Preço de Venda dos Concorrentes e quantidade de Pesquisas.

    Análise de Preços por Data: Este gráfico em linhas apresenta a evolução dos preços realizando a comparação nos dias de data setados no parâmetro. As métricas de Meu Preço médio de Venda e o Preço de Venda médio dos Concorrentes são comparadas nesse agrupamento.

    Análise de Preços por Setor de Compra: Este gráfico apresenta os preços por setor de compra, com o Meu Preço médio de venda e o Preço médio de venda dos concorrentes.

    Análise de Preços por Departamento: Neste gráfico são apresentados os preços de venda (Meu preço e dos Concorrentes) de acordo com o departamento.

    Análise de Preços por Seção: Neste gráfico em barras são comparados os preços de venda (Meu preço e dos Concorrentes) de acordo com a Seção.

    Análise de Preços por Grupo: Esse gráfico em barras apresenta os preços de venda (Meu preço e dos Concorrentes) de acordo com a Grupo.

    Análise de Preços por Subgrupo: Neste gráfico em barras são comparados os preços de venda (Meu preço e dos Concorrentes) de acordo com a Grupo.

    É possível filtrar os produtos na escolha de um Subgrupo da planilha.

    Análise de Concorrente Produto x Loja

    Nesta aba é possível realizar a análise do preço de cada produto em todas as lojas em comparação com os preços nos concorrentes cadastrados nas pesquisas. Para facilitar a análise os seguintes filtros estão diponíveis:

  • Concorrente: Permite selecionar os concorrentes;
    • Top Produtos com mais pesquisas: Este filtro determina a quantidade de produtos a serem apresentas no resultado, ordenados por quantidade de pesquisa em ordem decrescente, por padrão serão apresentados 10 produtos e o limite são de 100 produtos por consulta;

  • Regional: Permite selecionar uma ou mais regionais;
  • Loja: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais lojas específicas;
  • Árvore de Categorias: Estes filtros permitem selecionar as categorias dos produtos a serem considerados na análise sendo elas, Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
  • Comprador: Este filtro permite selecionar um ou mais compradores;
  • Tipo de Pesquisa: Através desse filtro é possível selecionar o tipo de pesquisa a ser considerada na análise;
  • Status: Determina o status das pesquisas a serem consideradas.
  • Análise de Concorrente Produto x Loja: Essa tabela apresenta os produtos agrupados por loja, apresentando seu custo bruto, margem bruta, preço oferta, PMZ e Preço Loja, realizando a comparação com preço em cada concorrente, para cada pesquisa realizada no período:

    Colunas: As colunas apresentadas acima possuem as seguintes regras:

    • Custo Bruto: Corresponde ao custo bruto do produto na ficha estoque;
    • Margem Bruta: ((Preço Loja – Custo Bruto) / Preço Loja) * 100).
      Obs.: Se houver preço oferta, este será considerado para cálculo de margem;
    • Preço Concorrente: O preço do concorrente segue um padrão de cores, caso ele seja maior que o preço loja fica em vermelho, se for menor fica verde e se for igual ao preço loja fica em azul (Se houver preço oferta na loja, este será considerado para comparação de valores com os concorrentes);
    • Produto: Ao clicar no produto, é possível acessar a Central de Relatório do Produto no ERP ou seu respectivo cadastro clicando na dica de ferramenta como no exemplo abaixo:

    OBS.: Caso o produto esteja na pesquisa mas não tenha preço no concorrente o campo será apresentado em branco.

    Ranking

    Nesta aba é possível visualizar os top produtos de acordo com número de ofertas, diferença de preço entre loja e concorrente e entre outras visualizaçãos

    Ofertas por Concorrente: Apresenta o total de ofertas no período agrupado por concorrente.

    Top 10 do Meus Produtos com mais Ofertas: Este ranking apresenta os tops Produtos, que mais tiveram ofertas no período da consulta.

    Top 10 de Produtos com mais Ofertas nos Concorrentes: Apresenta um Ranking dos Produtos dos Concorrentes, que mais tiveram ofertas no período da consulta.

    Top 10 de Produtos com Queda de Preço nos Concorrentes: Apresenta um Ranking dos Produtos dos Concorrentes, que mais tiveram maior queda de preço, comparados aos Nossos Preços.

    Top 10 de Produtos com Aumento de Preço nos Concorrentes: Apresenta um Ranking dos Produtos dos Concorrentes, que mais tiveram maior aumento de preço comparado aos Nossos Preços.

    Top 10 de Produtos com Discrepância nos Meus Preços x Concorrentes: Apresenta um Ranking dos Produtos dos Concorrentes, que mais tiveram maior discrepância (diferença) de preço comparado aos Nossos Preços.

    Leave a Reply