*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard > Previsão de Crescimento das Vendas por Categoria (1046) 
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas


O dashboard de Previsão de Crescimento das Vendas por Categoria tem como função exibir ao cliente do Bluesoft ERP os dados referente a previsão de crescimento das vendas por categoria de um determinado período, e exibir valores preditivos, que são calculados com base em um algoritmo específico para este fim. Por tratar-se de uma previsão de crescimento, os valores de vendas em meses futuros serão exibidos. Para facilitar a análise disponibilizamos os seguintes filtros:
  • Crescimento: neste filtro será possível determinar a porcentagem de crescimento que deseja realizar a previsão
  • Ano Base: nesta opção é possível escolher o ano para a previsão
  • Mês: conforme a necessidade é possível determinar o mês para realizar a previsão
  • Loja: neste filtro é possível escolher a loja desejada
  • Departamento: nesta opção poderá ser selecionado o departamento para a previsão
  • Seção: neste filtro poderá ser selecionado a seção para a previsão
  • Grupo: nesta opção poderá ser selecionado o grupo para a previsão
  • Subgrupo: neste filtro poderá ser selecionado o subgrupo para a previsão

Resumo por Departamento

Este gráfico apresenta os valores de venda real em azul e, em laranja a quantidade real conforme o ano determinado no filtro “Ano Base”.

Resumo por Seção

Este gráfico apresenta automaticamente o resumo por seção quando realizados os filtros, porém também é possível a demonstração das informações após o clique no departamento desejado no gráfico anterior. Resultado apresentado automaticamente após seleção dos filtros: Resultado apresentado após seleção do departamento no gráfico anterior:

Resumo por Grupo

Este gráfico irá apresentar um resumo de “Quantidade Real” e “Venda Real” de determinado grupo. Desta forma se faz necessário selecionar uma seção no gráfico anterior (Resumo por Seção) para que os dados possam ser exibidos.

Resumo por Subgrupo

Este gráfico apresenta o resultado de um subgrupo selecionado no gráfico anterior (Resumo por Grupo), o qual serão demonstrados os valores de “Quantidade Real” e “Venda Real” do subgrupo desejado.

Tabela de Previsão

Na tabela de previsão é possível identificar os valores de “Venda Real”, “Venda Estimada”, “Quantidade Real”, “Quantidade Estimada” referente ao próximo ano dividido por trimestres. Obs: outra funcionalidade é a subdivisão por “Seção”, o qual é possível visualizar após clicar no botão “+” na coluna “Departamento”.

Leave a Reply