*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
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1125 – Dashboard Sortimento das Lojas

Análise do Sortimento

Esse dashboard tem como função apresentar dados para análises referentes ao sortimento das lojas e à distribuição dos produtos nas diversas categorias, áreas de vendas, fornecedores, curva, embalagem etc.

Também disponibilizamos a Análise de Notoriedade, onde será possível identificar a notabilidade de cada produto x lojas. Os seguintes filtros estão disponíveis para análise:

  • Regional
  • Classificação da Loja
  • Loja
  • Embalagem
  • Curva
  • Setor de Compra
  • Comprador
  • Fabricante
  • Marca
  • Fornecedor
  • Árvore de Categorias
  • Segmento
  • Papel da Categoria
  • Status do Produto
  • Venda
  • Classe de Preço

Por Regional: Este gráfico em pizza exibe a participação no sortimento de produtos agrupados por regional:

Por Classe de Preço: Este gráfico em pizza tem como objetivo apresentar a quantidade de produtos por classe de preço, entre as seguintes opções, Nenhum, Premium, Primeiro Preço, Básico e Competitivo.

Por Loja: Este gráfico em barras exibe o sortimento das lojas

Por Embalagem: Este gráfico apresenta o sortimento dos produtos agrupados por tipo de embalagem:

Por Curva: Este gráfico exibe as curvas com maior sortimento de produtos:

Tabelas: As tabelas abaixo apresentam os produtos com e sem estoque, quantidade de produtos total, quanto (%) a quantidade sem estoque representa no total, e representação.

Agrupados por Setor de Compra, Comprador, Fabricante, Marca e Fornecedor.

Por Categoria: A tabela por categoria apresenta os valores de quantidade de produtos com e sem estoque, total de produtos, percentual sem estoque e de representação:

Por Produto: Esta tabela apresenta os valores agrupados por produto, sendo necessário selecionar uma categoria acima para visualizar os produtos do respectivo agrupamento:

Por Fornecedor X Regional: Com esta tabela é possível analisar a cobertura e estoque dos produtos associados a um fornecedor específico, em cada uma das regionais e lojas.

Para visualizar esta tabela é necessário selecionar ao menos um fornecedor na tabela Por Fornecedor logo acima:

OBS:. Todas as tabelas acima tem a opção de visualização por loja, ao passar o mouse sobre o agrupamento e clicar no ícone “+” serão apresentados os valores do agrupamento loja a loja.

Colunas e Dica de Ferramenta

O seguintes critérios e cálculos são aplicados nas colunas da aba de sortimento:

  • Quantidade de Produtos com Estoque: Esta coluna representa a contagem de produtos distintos que possui estoque igual a zero loja a loja, desta maneira um mesmo produto pode estar sem estoque em uma loja e com estoque em outra, sendo contado em ambas;

  • Quantidade de Produtos sem Estoque: Esta coluna representa a contagem de produtos distintos que não possui estoque igual a zero loja a loja, desta maneira um mesmo produto pode estar com estoque em uma loja e sem estoque em outra, sendo contado em ambas;

  • Quantidade Total de Produtos: Este valor é a contagem distinta de produtos que existe no agrupamento apresentado;

  • % Sem Estoque: Este percentual representa a quantidade de produtos sem estoque sobre a quantidade total de produtos, sendo o cálculo aplicado:

    % Sem Estoque = (Quantidade de Produtos sem Estoque / Quantidade Total de Produtos) * 100

  • % Representação: Está coluna apresenta o percentual de representação do agrupamento atual sobre o total, sendo o cálculo aplicado:

    % Representação = (Quantidade Total de Produtos do agrupamento / Quantidade Total de Produtos) * 100

Importante: Para obter a informação correta de quantidade de produtos total, com e sem estoque, é importante analisar loja a loja, ex.:

Análise de Notoriedade

Está aba exibe a análise do produto por tipo de notoriedade.

Permite identificar os produtos de alta e baixa notabilidade, auxiliando na tomada de decisões estratégicas, afim de obter bons resultados de margem e lucro para a empresa.

O cálculo determina a notoriedade do produto, ou seja, o quanto ele é notável para os consumidores, por exemplo produtos notáveis são sensíveis a variações no preço. Para melhor análise, os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Participação de Vendas: Este filtro tem como objetivo determinar o percentual de participação das vendas no cálculo de notoriedade, ou seja, a venda do produto relacionada a venda total da loja sendo por padrão o valor de 40%;
  • Participação de Cupons: Este filtro tem como objetivo determinar o percentual de participação da presença do produto nos cupons, ou seja, a quantidade de vezes que o produto aparece relacionada a quantidade total de cupons loja a loja no período selecionado. Por padrão esse valor vem como 30%;
  • Participação de Subgrupo: Este filtro tem como objetivo determinar o percentual de participação das vendas do subgrupo do produto no cálculo de notoriedade, ou seja, a venda relacionada a venda total do subgrupo e loja sendo por padrão o valor de 30%;

OBS: Os valores de participação somados não devem ser inferiores ou superiores à 100%, caso os valores sejam alterados não respeitando esse requisito o dashboard ficará em branco e não será possível realizar a busca até que a soma dos valores seja igual a 100% novamente.

Após realizar os filtros desejados deve-se clicar no ícone de PLAY para realizar a busca:

Para realizar o cálculo de notoriedade utilizamos os seguintes valores:

Quantidade de Produtos Total: Representa a quantidade total de produtos da loja selecionada;

Quantidade de Produtos Subgrupo: Representa a quantidade total de produtos no subgrupo do produto selecionado;

Valor de Venda: Este é o valor de venda do produto no período selecionando agrupado loja;

Frequência nos cupons: Este valor representa a quantidade de vezes distintas que o produto apareceu nos cupons;

Valor de Venda Total Subgrupo: Representa o valor de venda total agrupado por loja e subgrupo;

Após obter esses valores rankeamos os produtos da seguinte forma:

Ranking Venda: Representa o rank do produto nas vendas da loja, ou seja, o produto com maior valor de venda tem o rank igual a 1;

Ranking Frequência nos cupons: Este rank é realizado pela frequência do produto nos cupons, ou seja, o produto que aparece mais vezes distintas nos cupons tem o rank igual a 1;

Ranking Venda Subgrupo: Representa o rank do produto nas vendas agrupando por loja e subgrupo, ou seja, o produto com maior valor de venda no subgrupo tem o rank igual a 1.

Com esses valores ja é possível determinar o tipo de notoriedade do produto com a seguinte fórmula

Percentual de Venda = ((Ranking Venda / Quantidade de Produtos Total) * 100) * (Participação de Vendas / 100)

Percentual Frequência nos cupons = ((Ranking Frequência nos cupons / Quantidade de Produtos Total) * 100) * (Participação de Cupons / 100)

Percentual de Venda Subgrupo = ((Ranking Venda Subgrupo / Quantidade de Produtos Subgrupo) * 100) * (Participação de Subgrupo / 100)

Percentual de Classificação Total = Percentual de Venda + Percentual Frequência nos cupons + Percentual de Venda Subgrupo

Tipo de Notoriedade: Para determinar o tipo de notoriedade utilizamos a seguinte regra

Altíssima = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é menor ou igual a 2;
Alta = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é maior que 2 e menor ou igual a 8;
Baixa = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é maior que 8 e menor ou igual a 90;
Baixíssima = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é maior que 90;

Itens por Notoriedade

Este gráfico exibe a quantidade total de itens por tipo de notoriedade.

Notoriedade Por Loja

Este gráfico em barras exibe a quantidade total de itens agrupando os valores tipo de notoriedade loja a loja.

Notoriedade dos Itens entre Lojas

Esta tabela exibe os itens agrupados por loja com detalhes da notoriedade, ao passar o mouse em cima do tipo de notoriedade é possível visualizar os valores utilizados para o cálculo.

Evolução de Sortimento

Nesta aba é possível realizar a análise da evolução do sortimento de produtos ao decorrer do ano, agrupando os valores por dia, mês ou ano. Para facilitar a análise disponíbilizamos os seguintes filtros:

  • Período:
    Através destes filtros é possível determinar o período a ser análisado;
  • Loja a Loja:
    Este filtro determina como as visões a baixam devem exibir os dados ao selecionar Loja a Loja como verdadeiro os gráficos de evolução iram apresentar uma linha para cada loja. Por padrão essa função vem desabilitada;
  • Evolução:
    Determina o agrupamento do período a ser apresentado nas visualizações, podendo ser diária, por mês ou por ano. Ao agrupar os valores por mês o sortimento do mês será igual ao sortimento do último dia do mês.
  • Regional:
    Permite selecionar uma ou mais regionais para análise;
  • Classificação da Loja:
    Este filtro determina a classificação das lojas que devem ser apresentadas;
  • Loja:
    Com este filtro multi seleção é possível determinar uma ou mais lojas a serem consideradas na análise;
  • Embalagem:
    Determina o tipo de embalagem a ser considerada nas visualizações, de acordo com cadastro do produto;
  • Curva:
    De acordo com cadastro do produto esse filtro determina os produtos que devem ser contabilizados no sortimento através de sua curva;
  • Setor de Compra: Permite selecionar um ou mais setores de compra;
  • Comprador: Determina um ou mais compradores a serem considerados;
  • Fabricante: Com este filtro é possível escolher um ou mais fabricantes de acordo com cadastro do produto.
  • Marca: Permite selecionar uma ou mais marcas específicas
  • Fornecedor: Através deste filtro é possível escolher um mais fornecedores a serem apresentados;
  • Árvore de Categorias: Estes filtros permitem selecionar uma ou mais dentre as categorias do produtos, sendo elas, Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo
  • Papel da Categoria
  • Status do Produto: Determina o status do produto;
  • Categoria: Este filtro determina o agrupado da visualização Evolução do Sortimento por Categoria;
  • Venda: Ao selecionar a opção todos, produtos com ou sem venda seram apresentados, mas ao selecionar Com Venda, apenas produtos que tiveram venda no período selecionado seram considerados na análise. Produtos que tiveram venda no período selecionado e não estavam no sortimento não seram apresentados.

OBS.: Os dados apresentados a seguir são correspondentes a linha loja sempre com dados D-1. Os valores começam apartir de 27/12/2021 e tem limite de 1 ano.

Evolução do Sortimento por Regional: Esse gráfico em linha apresenta a evolução do sortimento agrupado por regional.

Evolução do Sortimento por Loja: Com este gráfico é possível análisar a evolução do sortimento agrupados por loja.

Evolução do Sortimento por Comprador: Através deste gráfico é possível visualizar a evolução do sortimento agrupado por comprador.

Evolução do Sortimento por Setor de Compra: Este gráfico em linhas apresenta a evolução do sortimento agrupado por setor de compra.

Evolução do Sortimento por Categoria: Está visão apresenta a evolução do sortimento agrupado de acordo com o filtro de categoria.

Evolução com Movimentação

Nesta aba é possível realizar a análise da evolução da quantidade de produtos que tiveram movimentação ao decorrer do ano, agrupando os valores por dia, mês ou ano. Para facilitar a análise disponíbilizamos os seguintes filtros:

  • Período:
    Através destes filtros é possível determinar o período a ser análisado;
  • Loja a Loja:
    Este filtro determina como as visões a baixam devem exibir os dados ao selecionar Loja a Loja como verdadeiro os gráficos de evolução iram apresentar uma linha para cada loja. Por padrão essa função vem desabilitada;
  • Evolução:
    Determina o agrupamento do período a ser apresentado nas visualizações, podendo ser diária, por mês ou por ano. Ao agrupar os valores por mês a quantidade de produtos do mês será igual a quantidade de produtos do último dia do mês atual.
  • Regional:
    Permite selecionar uma ou mais regionais para análise;
  • Classificação da Loja:
    Este filtro determina a classificação das lojas que devem ser apresentadas;
  • Loja:
    Com este filtro multi seleção é possível determinar uma ou mais lojas a serem consideradas na análise;
  • Embalagem:
    Determina o tipo de embalagem a ser considerada nas visualizações, de acordo com cadastro do produto;
  • Curva:
    De acordo com cadastro do produto esse filtro determina os produtos que devem ser contabilizados através de sua curva;
  • Setor de Compra: Permite selecionar um ou mais setores de compra;
  • Comprador: Determina um ou mais compradores a serem considerados;
  • Fabricante: Com este filtro é possível escolher um ou mais fabricantes de acordo com cadastro do produto.
  • Marca: Permite selecionar uma ou mais marcas específicas
  • Fornecedor: Através deste filtro é possível escolher um mais fornecedores a serem apresentados;
  • Árvore de Categorias: Estes filtros permitem selecionar uma ou mais dentre as categorias do produtos, sendo elas, Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo
  • Papel da Categoria
  • Status do Produto: Determina o status do produto;
  • Categoria: Este filtro determina o agrupado da visualização Evolução da movimentação por Categoria;
  • Venda: Ao selecionar a opção todos, produtos com ou sem venda seram apresentados, mas ao selecionar Com Venda, apenas produtos que tiveram venda no período selecionado seram considerados na análise.

Evolução de Movimentação por Regional: Esse gráfico em linha apresenta a evolução da quantidade de produtos com movimentação agrupado por regional.

Evolução de Movimentação por Loja: Com este gráfico é possível análisar a evolução da quantidade de produtos com movimentação agrupados por loja.

Evolução de Movimentação por Comprador: Através deste gráfico é possível visualizar a evolução da quantidade de produtos com movimentação agrupado por comprador.

Evolução de Movimentação por Setor de Compra: Este gráfico em linhas apresenta a evolução da quantidade de produtos com movimentação agrupado por setor de compra.

Evolução de Movimentação por Categoria: Está visão apresenta a evolução da quantidade de produtos com movimentação agrupado de acordo com o filtro de categoria.

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