*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

Permissões de Usuário: MB__info 2070 – Dashboard Sortimento das Lojas

Esse dashboard tem como função apresentar dados para análises referentes ao sortimento das lojas e à distribuição dos produtos nas diversas categorias, áreas de vendas, fornecedores, curva, embalagem etc.

Também disponibilizamos a Análise de Notoriedade, onde será possível identificar a notabilidade de cada produto x lojas.


Ao abrir o dashboard na aba “Análise de Sortimento”, os filtros abaixo serão exibidos. Observe que, por padrão, apenas o filtro de STATUS do produto está ativo, todos os demais devem ser alterados de acordo com a necessidade de exibição.

Análise de Notoriedade

Está aba exibe a análise do produto por tipo de notoriedade.

Permite identificar os produtos de alta e baixa notabilidade, auxiliando na tomada de decisões estratégicas, afim de obter bons resultados de margem e lucro para a empresa.

O cálculo determina a notoriedade do produto, ou seja, o quanto ele é notável para os consumidores, por exemplo produtos notáveis são sensíveis a variações no preço. Para melhor análise, os seguintes filtros estão disponíveis:

  • Participação de Vendas: Este filtro tem como objetivo determinar o percentual de participação das vendas no cálculo de notoriedade, ou seja, a venda do produto relacionada a venda total da loja sendo por padrão o valor de 40%;
  • Participação de Cupons: Este filtro tem como objetivo determinar o percentual de participação da presença do produto nos cupons, ou seja, a quantidade de vezes que o produto aparece relacionada a quantidade total de cupons loja a loja no período selecionado. Por padrão esse valor vem como 30%;
  • Participação de Subgrupo: Este filtro tem como objetivo determinar o percentual de participação das vendas do subgrupo do produto no cálculo de notoriedade, ou seja, a venda relacionada a venda total do subgrupo e loja sendo por padrão o valor de 30%;

OBS: Os valores de participação somados não devem ser inferiores ou superiores à 100%, caso os valores sejam alterados não respeitando esse requisito o dashboard ficará em branco e não será possível realizar a busca até que a soma dos valores seja igual a 100% novamente.

Após realizar os filtros desejados deve-se clicar no ícone de PLAY para realizar a busca:

Para realizar o cálculo de notoriedade utilizamos os seguintes valores:

Quantidade de Produtos Total: Representa a quantidade total de produtos da loja selecionada;

Quantidade de Produtos Subgrupo: Representa a quantidade total de produtos no subgrupo do produto selecionado;

Valor de Venda: Este é o valor de venda do produto no período selecionando agrupado loja;

Frequência nos cupons: Este valor representa a quantidade de vezes distintas que o produto apareceu nos cupons;

Valor de Venda Total Subgrupo: Representa o valor de venda total agrupado por loja e subgrupo;

Após obter esses valores rankeamos os produtos da seguinte forma:

Ranking Venda: Representa o rank do produto nas vendas da loja, ou seja, o produto com maior valor de venda tem o rank igual a 1;

Ranking Frequência nos cupons: Este rank é realizado pela frequência do produto nos cupons, ou seja, o produto que aparece mais vezes distintas nos cupons tem o rank igual a 1;

Ranking Venda Subgrupo: Representa o rank do produto nas vendas agrupando por loja e subgrupo, ou seja, o produto com maior valor de venda no subgrupo tem o rank igual a 1.

Com esses valores ja é possível determinar o tipo de notoriedade do produto com a seguinte fórmula

Percentual de Venda = ((Ranking Venda / Quantidade de Produtos Total) * 100) * (Participação de Vendas / 100)

Percentual Frequência nos cupons = ((Ranking Frequência nos cupons / Quantidade de Produtos Total) * 100) * (Participação de Cupons / 100)

Percentual de Venda Subgrupo = ((Ranking Venda Subgrupo / Quantidade de Produtos Subgrupo) * 100) * (Participação de Subgrupo / 100)

Percentual de Classificação Total = Percentual de Venda + Percentual Frequência nos cupons + Percentual de Venda Subgrupo

Tipo de Notoriedade: Para determinar o tipo de notoriedade utilizamos a seguinte regra

Altíssima = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é menor ou igual a 2;
Alta = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é maior que 2 e menor ou igual a 8;
Baixa = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é maior que 8 e menor ou igual a 90;
Baixíssima = Produtos onde o Percentual de Classificação Total é maior que 90;

Itens por Notoriedade

Este gráfico exibe a quantidade total de itens por tipo de notoriedade.

Notoriedade Por Loja

Este gráfico em barras exibe a quantidade total de itens agrupando os valores tipo de notoriedade loja a loja.

Notoriedade dos Itens entre Lojas

Esta tabela exibe os itens agrupados por loja com detalhes da notoriedade, ao passar o mouse em cima do tipo de notoriedade é possível visualizar os valores utilizados para o cálculo.

Leave a Reply