*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.
Caminho da funcionalidade no sistema: Home > BI > Bluesoft Intelligence > Dashboard Previsão de Compras 
Todos os dados apontados no Dashboard estão nos seguintes caminhos do ERP:
  • Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Consulta Geral – Analítico de Vendas

O dashboard de previsão de compras tem como função exibir ao cliente do Bluesoft ERP os dados das compras realizadas em um determinado período, exibir valores preditivos e que são calculados com base em um algoritmo específico para este fim. Por tratar-se de uma previsão, os valores de compras em meses futuros serão exibidos. Para facilitar a análise disponibilizamos os seguintes filtros:
  • Rede Principal
  • Regional
  • Loja
  • Árvore de Categorias (Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo)
  • Marca
  • Setor de Compra
  • Comprador
  • Produto/DFU
  • Visualizar Produtos por DFU
  • Resultado (Geral/Detalhado)

Previsão Anual

Este gráfico apresenta os valores de compra nos anos anteriores em azul e a previsão para o ano atual em laranja, com a posição prevista para o final do ano corrente. Ao lado, exibimos dois CARDS, apontando o valor total de compras e quantidade total de compra na data atual.

Ao selecionar no filtro Resultado a opção detalhado os valores serão agrupados por Rede, Regional e Loja:

Previsão Mensal

Este gráfico mostra o detalhamento mensal de valores de compras realizadas e previstas. Ao lado deste gráfico, exibimos uma tabela com os valores previstos, realizados e o percentual com a margem de erro, o calculo para o percentual é (previsão / valor realizado) -1.

Previsão por Fornecedor/Setor

Para visualizar os dados nesta aba é necessário selecionar uma loja. O dashboard exibira os dados de compra por fornecedor. No filtro Tipo de Previsão é possível escolher entre fornecedor, setor de compra e próximos dias. Fornecedor: Este gráfico exibe os valores de compra por fornecedor, por padrão é exibido apenas o fornecedor com maior valor de compra, para visualizar mais dados utilize o filtro Top Rank e para uma analise mais especifica é possível filtrar o fornecedor desejado. Setor de Compra: Esta visão exibe o valor de compra de todos os setores da loja selecionada e suas previsões de compra para os próximos cinco meses. Próximos dias: Este gráfico apresenta a previsão das compras dos próximos dias após a data de ontem. Por padrão são cinco dias, podendo selecionar outra data com limite de 30 dias.

Previsão por Produto

Nesta aba é possível ver a previsão dos próximos 90 dias, selecionando uma data inicial e final de previsão os dashboard irá carregar as seguintes visões: Previsão por Loja: Está visão mostra a previsão loja a loja de acordo com período selecionado, ao passar o mouse por cima de uma loja o gráfico exibe a loja, o dia, valor previsto e % de crescimento em relação ao dia anterior.

Previsão por Departamento: Nesta visão é exibida a previsão de cada departamento de acordo com período e loja selecionados.

Previsão por Seção: Este gráfico em linha exibe a previsão de cada seção de acordo com período, loja e departamento selecionados.

Previsão por Grupo: Exibe os valores de previsão para cada grupo, agrupados por mês de acordo com período, loja, departamento e seção selecionados.

Previsão por Subgrupo: Esta visão exibe os valores de previsão para cada subgrupo de acordo com período, loja, departamento e seção selecionados.

Previsão por Produto: Para exibir os dados nesta visão é necessário selecionar um subgrupo. Os valores de previsão exibidos estão de acordo com período total filtrado, para mais detalhes ao selecionar um produto o dashboard irá redireciona-lo para aba Previsão X Real por Produto.

Obs: No gráfico de Previsão por Produto, também é possível realizar a visualização por DFU, basta selecionar no menu principal os filtros “Visualizar Produtos por DFU”, “Produto/DFU e selecionar o DFU desejado no filtro localizado abaixo do título “Previsão por Produto”.

Previsão X Real por Produto

Esta aba exibe os valores de previsão do produto selecionado na aba Previsão por Produto. O gráfico de linha exibe a evolução das compras comparando o previsto (na cor laranja) com realizado (na cor azul). O gráfico exibe os valores de compra ou quantidade de acordo com o filtro Métrica.

Leave a Reply