*Os valores presentes neste documento são meramente ilustrativos, não servem para fins comparativos, pois não condizem com a realidade.

Caminho da Funcionalidade no Sistema: BI > Bluesoft Intelligence > Trusted Advisor

O dashboard Trusted Advisor (conselheiro de confiança) ajudará o cliente do Bluesoft ERP a analisar pontos críticos a serem mitigados. A fim de aconselhar os clientes no que diz respeito à Shelf Life do produto, possíveis rupturas, atraso de pedidos, duplicatas a pagar ou receber, margens negativas, entre outros comparativos.


Cobertura por Regional e Lojas

Estes gráficos servirão como filtros para os demais gráficos disponíveis no dashboard. Caso deseje visualizar informações apenas de uma regional ou de uma loja específica, basta clicar sobre a cor da regional ou circulo que representa a loja. A métrica cobertura Produto do gráfico Cobertura das Lojas apresenta o total em dias de cobertura de todos os produtos existentes na loja.    

Produtos com Estoque sem Vendas

Este gráfico possui dois filtros: Top Ranking – a quantidade exibida neste parâmetro representa o total de produtos a serem exibidos. Por padrão o sistema apresentará 10 linhas, mas nada impede que o cliente aumente ou reduza a quantidade padrão, para isso, basta alterar o número dentro da caixa de texto; Dias para Análise – Este parâmetro servirá de medidor para a questão dos dias sem venda. Caso o cliente selecione 10 dias, o dashboard apresentará todos os itens não vendidos há 10 dias ou mais. É importante mencionar que os produtos presentes neste gráfico são apenas os itens que em seu cadastro estão com o flag “mercadoria para revenda“. Desse modo, produtos de uso e consumo ou ativo fixo não serão exibidos.

Produtos que Podem Faltar

Aqui será possível analisar os itens que podem vir a faltar na loja, analisando inclusive os pedidos já realizados. Os produtos que possuem um quadrado como representação são aqueles que não possuem pedidos realizados, os que são representados por círculos são os produtos com estoque baixo, porém com pedido realizado. Com relação a cores, os itens em vermelho representam um problema, os verdes representam algo controlado e os cinzas, a ausência de informação. Por exemplo, o produto LEGUMES ABOBORA JAPONISA ORG.da imagem abaixo é representada por um círculo vermelho, e isso quer dizer que o estoque está baixo (por isso é apresentado no gráfico), existe um pedido realizado (por isso é representado por um círculo), porém o pedido não chegará a tempo de suprir a necessidade do mercado, ou a quantidade solicitada não será suficiente. Se este circulo estivesse verde, quer dizer que o pedido chegará em tempo hábil (antes do fim do estoque). Os produtos representados pelo quadrado cinza indicam que possuem baixo estoque e que não existe pedido para reposição. Ao passar o mouse sobre os itens é possível analisar os detalhes.

Produtos que Podem Vencer (prevenção de perdas) 

Nesta parte do dashboard poderemos visualizar os produtos que terão seu prazo de validade vencido dentro de um período selecionado pelo cliente. Pode-se selecionar 1, 10, 20, 30, 42 ou todas as datas de validade disponíveis para que a análise seja feita. O gráfico apresenta círculos ou asteriscos para cada produto, as cores representam a probabilidade de vencimento, de acordo com a média de venda dos últimos meses, e a forma avisa se o produto está em promoção – círculo para produtos com preço cheio e asteriscos para produtos em promoção.

Nesse sentido, os produtos representados por um círculo azul, são produtos que serão vendidos antes de seu vencimento e que não estão em promoção, os círculos vermelhos representam produtos que provavelmente serão transformados em perdas, pois são produtos que não estão em promoção e a data de validade é menor do que a data em que todos os itens serão vendidos. Os produtos representados por círculos vermelhos são os que de fato trarão problemas para a loja, pois são produtos que não estão em promoção e, de acordo com o histórico de vendas, não terá vendas suficientes para que o estoque seja zerado. Os produtos representados por um asterisco vermelho, são aqueles que podem vir a vencer, porém já estão com preços promocionais.

 

Entrega de Pedidos

O gráfico entrega de pedidos apresenta informações sobre as solicitações realizadas aos fornecedores. Em laranja serão apresentados os pedidos entregues nos últimos dias, e am azul os pedidos a serem entregues, de acordo com a quantidade de dias informada no filtro. Este gráfico também servirá para filtrar a aba Detalhe de Entregas.

Detalhe de Entregas

Esta tabela ostra informações sobre as datas de entregas dos pedidos, de acordo com o filtro realizado no gráfico Entrega de Pedidos.

Detalhes das Duplicatas

A aba detalhes das duplicatas apresentará informações relativas à área financeira do Bluesoft ERP. Na parte superior do dashboard exibimos os filtros abaixo:

  • Dias para análise – Duplicatas vencidas: Este campo será útil para informar a quantidade de dias para análise. Caso o cliente informe 5, por exemplo, o sistema exibirá as duplicatas com até 5 dias de atraso.
  • Trazer todas as duplicatas vencidas: Ao selecionar SIM o dashboard exibirá todas as duplicatas vencidas, independente de sua data.
  • Loja: Útil para escolher as duplicatas de uma ou mais lojas específicas.
  • Dias para análise – Duplicatas a Vencer: Este campo será útil para informar a quantidade de dias para análise. Caso o cliente informe 5, por exemplo, o sistema exibirá as duplicatas a vencer em até 5 dias.
  • Trazer todas as duplicatas a Vencer: Ao selecionar SIM o dashboard exibirá todas as duplicatas a vencer, independente de sua data.

Os demais gráficos deste dashboard são filtrados através dos cards. Ou seja, caso você clique em cima do card “Duplicatas de pagamento vencidas a mais de X dias”, os demais gráficos da tela serão alterados.

 

Detalhes das Duplicatas

No lado esquerdo da tela, é possível identificar a tabela com alguns detalhes das duplicatas selecionadas e um gráfico de linhas com a evolução da quantidade de duplicatas dentro do período solicitado. No gráfico apresentado no exemplo, foi escolhido o parâmetro de 5 dias para exibir duplicatas a vencer.

 

Margem Negativa

Esta guia apresenta todos os produtos que estão com a margem de lucro negativa, de acordo com os dados presentes no ERP. São disponibilizados os filtros de loja, ordenação (poderá ser feita por produto ou por loja) e margem líquida (o cliente poderá escolher o intervalo de margens entre 0 e o menor número negativo existente na consulta.

O card apresentado na parte superior, informa a quantidade total de produtos nesta situação. A tabela exibe detalhes como produto, loja, preço bruto, custo líquido, valor de ICMS, PIS e margem líquida. Ao passar o mouse sobre o valor dos produtos, o cliente poderá visualizar detalhes como o código do item.

 

Comparativos

Esta aba mostra informações comparativas e preditivas com relação ao lucro, valor de venda, quantidade de produtos, quantidade de clientes enriquecidos (clientes cadastrados no ERP que informam o CPF no momento da compra), total de colaboradores, entre outras métricas.

O filtro por loja poderá ser realizado através do gráfico presente na parte superior da tela. Este gráfico mostra o valor total das vendas por loja.

 

Os gráficos presentes abaixo dos filtros são alterados de acordo com a seleção de uma métrica escolhida. As métricas disponíveis são:

  • Lucro Bruto: Valor total do lucro
  • Lucro Líquido: Valor do lucro, com o desconto de impostos
  • Valor de Venda: Valor total de vendas
  • Valor de Venda em Promoção: Valor de vendas de produtos com preços promocionais
  • Valor de Venda Regular: Valor de vendas de produtos com preço regular
  • Quantidade de Venda: Quantidade de vendas realizadas
  • SKUs Distintos: Quantidade de produtos variados
  • Ticket Médio: Valor do ticket médio vendido
  • Clientes Enriquecidos: Clientes cadastrados na base do ERP
  • Colaboradores: Total de funcionários
  • Colaboradores Sexo Feminino: Total de colaboradores do sexo feminino
  • Colaboradores Sexo Masculino: Total de colaboradores do sexo masculino
  • Valor da Folha de Pagamento: Valor total da folha de pagamento.

O gráfico da esquerda apresenta as barras contento valores dos últimos três anos. No exemplo abaixo, mostramos os valores de lucro bruto dos anos 2017, 2018 e 2019 mensalmente. Ao passar o mouse sobre as barras pode-se verificar o valor percentual de crescimento entre os períodos.

O gráfico da direita apresenta o valor das vendas realizados até o momento (linha azul escura) e a projeção para os próximos dois anos (linha azul clara). Ao passar o mouse sobre as linhas é possível identificar os valores dos meses. A área azul clara em volta das linhas de projeções referem-se à margem de erro. Quanto mais distante o período da previsão maior será a probabilidade de erro. A margem de erro do mês seguinte gira em torno de 3,5% para mais ou para menos.

 

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