Contábil > Apuração Contábil > Apuração
1970 – Apuração LALUR
O LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo Imposto de Renda na modalidade Lucro Real, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.
Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de Renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da escrituração comercial.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acesse a tela da Apuração do LALUR, pelo caminho: Contábil > Apuração Contábil > Apuração.
Selecione a Loja, Exercício e o Trimestre no qual deseja fazer a apuração ou consultá-la:
2) Ao fazer a busca, poderá visualizar os dados pelas abas:
– Aba Lucro Real: Onde poderá visualizar o Resultado da DRE antes do IRPJ e CSLL, a soma do total das adições menos as exclusões, e a utilização da compensação do prejuízo quando houver nos períodos anteriores.
Observação: Em todas as abas colocamos descritivos dos campos explicando o funcionamento para facilitar o entendimento.
– Aba Parte A:
Adições: Receitas de variações cambiais diferidas até o momento de sua realização, ressaltando que essas receitas, apropriadas na contabilidade pelo regime de competência, são inicialmente excluídas no Lalur e, quando realizadas, são adicionadas nesse livro; receitas de deságios de investimentos avaliados por equivalência patrimonial diferidos até a realização daqueles investimentos; e valores relativos à depreciação acelerada incentivada;
Exclusões: custos ou despesas não dedutíveis no período de apuração em decorrência de disposições legais ou contratuais; despesas de variações cambiais diferidas até o momento de sua realização; e despesas de ágios amortizados de investimentos avaliados por equivalência patrimonial diferidos até a realização daqueles investimentos;
Onde será controlado as adições e exclusões, deverá obrigatoriamente associar os históricos nos movimentos contábeis.
Apenas lançamentos contábeis aprovados apareceram na lista.
É possível informar histórico LALUR em todos os grupos de contas: Ativo, passivo e resultado, fazendo este procedimento os valores serão apresentados na parte A.
Disponibilizamos a opção de imprimir a parte A do LALUR em pdf e excel:
Poderá vincular os históricos do LALUR (IRPJ/CSLL) pela manutenção de Lançamentos Contábeis, clique aqui para saber mais.
– Aba Parte B
Onde fará o controle de prejuízos dos períodos, após o trimestre apurado, o valor será levado para a próxima competência, poderá fazer a implantação dos valores nas situações que forem precisas, clicando em Editar Valores.
– Aba CSLL
Onde poderá visualizar o Cálculo da CSLL com detalhes (Essa aba compõe o E-LACS do SPED ECF)
E poderá alterar a alíquota da base de cálculo de CSLL para 9% , 15% e 16%:
Ao apurar a competência, não será possível alterar as alíquotas, apenas se a competência não estiver apurada.
– Aba IRPJ
Onde poderá visualizar o Cálculo da IRPJ com detalhes (Essa aba compõe o E-LALUR do SPED ECF)
Observação:
- Para os Incentivos Fiscais veja como é o funcionamento clicando aqui.
- No campo Valor da Retenção Compensado, tanto para o IRPJ e CSLL, quando houver valores, poderá selecionar quais farão parte da apuração, sendo que os que não fizerem é só retirar a seleção, e posteriormente poderá incluir os valores no campo: Valor da Retenção Compensado em períodos anteriores. Tanto para a aba Escritas Fiscais e Movimentos Contábeis.
- No campo Valor da Retenção Compensado em períodos anteriores, tanto para CSLL e IRPJ, quando for necessário informar valores do IRPJ que não foram utilizados em períodos anteriores, poderão ser inseridos na competência:
– Aba Guia de Recolhimento
Visualizará todas as guias geradas para CSLL e IRPJ tanto pela apuração como pela Central de Tributos.
3 – Para Apurar, veja na tela abaixo como proceder:
Código de Recolhimento:
Poderá selecionar se deseja gerar as Guias de Recolhimento da CSLL e IRPJ e definir os códigos de recolhimento.
Quotas:
Se optar por uma quota, será gerada uma duplicata com valor total do imposto sem juros com a data de vencimento que informar na tela.
A partir da segunda e terceira cota, os valores do imposto serão parcelados e o usuário poderá informar se deve ser incluído juros ou não, as datas de vencimentos das duplicatas serão geradas de acordo com o informado na tela.
Informação importante: Se optar pelo parcelamento do imposto, na terceira quota incidirá o valor da taxa selic + juros, a taxa selic não é calculada pelo ERP e o usuário terá que inserir manualmente na duplicata de pagamento.
A guia será gerada com data de vencimento informada na tela e o valor dos juros se houver, mais a contabilização deste juro só será realizada na quitação da duplicata:
Observações:
Caso o usuário não queira que seja gerado a provisão de impostos, pois já realizou o lançamento manual, poderá marcar esta opção: Essa opção deverá ser marcada APENAS para encerramento de períodos anteriores, nos quais os valores de provisão de IRPJ e CSLL foram lançados manualmente. Assim, ao apurar não será feita nova contabilização dos impostos.
Também poderá definir se deseja que o RPJ e CSLL sejam contabilizados em 3 vezes na conta de despesa no último dia de cada mês apurado, para isso deve clicar na opção: Marcando essa opção o valor do IRPJ e CSLL será contabilizado em 3 vezes na conta de despesa no último dia de cada mês do período apurado. Exemplo: Apuração 1º Trimestre, contabilizará o valor do imposto em 3 lançamentos respectivamente nas datas de 31/01, 28/02 e 31/03.
4 – Após apurado poderá visualizar as contabilizações:
Se a opção: Marcando essa opção o valor do IRPJ e CSLL será contabilizado em 3 vezes na conta de despesa no último dia de cada mês do período apurado. Exemplo: Apuração 1º Trimestre, contabilizará o valor do imposto em 3 lançamentos respectivamente nas datas de 31/01, 28/02 e 31/03, estiver marcada será contabilizado também o lançamento:
Observações:
1 – Para novas lojas cadastrados, antes de iniciar a apuração é preciso obrigatoriamente inserir o Saldo Inicial e a competência, isso para informar o período que a contabilidade será iniciada no sistema, ou seja, quando iniciará a apuração da empresa.
Feito os passos acima, você terá realizado feito a apuração do LALUR no ERP.
Caso precisar criar uma apuração LALUR, sem que traga os dados das movimentações no ERP, poderá criar uma edição, clique aqui e veja como.