Balancete de Verificação

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Demonstrativos > Balancete de Verificação

Permissões de Usuário: MB__info

1469 – Balancete de Verificação

1858 – Acessar BI

O Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.

Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.

Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados.

Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Disponibilizamos o demonstrativo mensal, trimestral e anual, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.

1) Para consulta do balancete terá que fazer a seleção dos filtros, pois existem algumas opções para facilitar a sua análise, os filtros são:

Tipo de Consulta: Poderá consultar o demonstrativo por loja, por rede ou por matriz.

Loja/Rede ou Matriz: Conforme o filtro acima deverá selecionar qual das organizações.

Tipo de Apuração: Se será mensal, trimestral ou anual.

Competência: Dependerá do filtro Tipo de Apuração escolhido acima.

Grau: Até qual nível de conta deseja visualizar os dados, do 1º ao 4º nível.

Exibir Participantes: Se deseja ver os dados ou não dos participantes.

Participante: Poderá selecionar um determinado participante e o sistema vai mostrar todos os lançamentos realizados para ele no período e organização informado no período.

Exibir apenas Operacional: Se deseja ver apenas os saldos operacionais ou todos ( Escolhendo esta opção, na emissão do relatório não serão impressas as colunas de saldo anterior e saldo acumulado).

Ordenação: Poderá emitir o relatório em formato ascendente e descendente, para ordenar iremos observar o número das contas contábeis existentes dentro de cada grupo de contas.

Agrupar por Tipo de Loja?: Se a opção estiver informada como Sim, iremos agrupar os saldos das contas das lojas e CD em apenas uma linha totalizadora, de acordo com parâmetro de agrupamento definido no cadastro da loja, aba: Contábil/ Fiscal.

Observação: Este campo só será habilitado se o tipo de consulta for: Rede/Matriz.

Será impresso no seguinte formato:

Desconsiderar contas que não tiveram movimentação?: Quando não desejar ver contas que não tiveram movimento, poderá marcar essa opção, lembrando que as contas que tiverem saldo inicial serão mostrada pois compõem o saldo das contas sintéticas.

Dashboards do BI: Através desta opção o usuário poderá acessar os dashboards do BI, para auxiliar a análise dos relatórios contábeis, as opções de dashboards são:

2) Abaixo poderá ver um exemplo do demonstrativo por Tipo de Consulta: Matriz e Trimestral e desconsiderando contas que não tiveram movimentação:

3) Na coluna Saldo anterior, é informado o saldo do período anterior acumulado:

Lembrando que o saldo anterior depende do filtro de período, se emitir mensal o saldo será do mês anterior, se selecionar trimestral será o saldo da conta do trimestre anterior e assim por diante.

4) Na coluna Débitos e Créditos é demonstrado a totalização das partidas nos lançamentos contábeis referente ao período.

5) Na coluna Saldo Operacional será a soma de todos os créditos e débitos do período, veja a coluna na tela:

No Saldo operacional poderá clicar sobre o valor para visualizar a movimentação da conta contábil, veja:

6) E na coluna Saldo acumulado mostramos a o resultado final das Colunas: Saldo anterior, Débitos e Créditos.

7) O demonstrativo pode ser exibido e gerado em alguns formatos, que são: PDF, HTML e Excel.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

Renan Ferreira

Analista de Negócios Tributário na Bluesoft ERP

Responder