Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Configurações

Permissões de Usuário: MB__info
2261 – Alterar Custo Contábil Em Nota de Pedido Bonificação Altera Custo
2094 – Alterar Parâmetro Contábil Permite Estoque Negativo
2622 – Alterar parâmetro de exclusão lógica de lançamento contábil
2253 – Contabilizar provisões de acordos
1693 – Parâmetros Contábeis

As configurações do módulo contábil foram criadas para permitir ao usuário poder configurar alguns parâmetros conforme sua necessidade.

Abaixo listaremos todas as configurações.

  • Aba Parâmetros

  • Aba Estoque Negativo

Possibilidade de escolha do usuário pelo modo a ser tratado o estoque negativo contábil através da escolha entre os dois seguintes cenários:

A opção padrão no ERP é o cenário 1
  • Contabilização

Nesta aba o usuário terá a opção de informar se deseja ou não contabilizar a provisão dos acordos comerciais e financeiros:

  • Aba: Parâmetros:

 

Nesta aba o usuário poderá:

  • Baixar o Custo Contábil dos Produtos nos Acordos de Baixa de Custo do Produto: O usuário poderá selecionar se deseja ou não fazer a baixa do custo contábil dos produtos utilizados no acordo de baixa de custo. (O default será SIM, pois já é o que ocorre no ERP.)
  • Na quitação de duplicatas a receber, ajustar a conta de receita quando alterado a forma de pagamento?: O usuário poderá definir se ao quitar uma duplicata a receber será ajustada a conta de receita se a forma de pagamento for alterada. (O default será SIM, pois já é o que ocorre no ERP.)
  • Permite o sistema realizar exclusão lógica dos lançamentos contábeis nos estornos das operações?: O usuário poderá definir se o sistema vai continuar realizando a exclusão lógica de alguns lançamentos contábeis, como por exemplo: apuração de tributos, apuração contábil e lançamentos de folha de pagamento ou se deseja que o sistema realize o lançamento contábil de estorno. (O default será SIM, pois já é o que ocorre no ERP.)
    • Exemplo:
      • Parâmetro SIM:

Ao reabrir o cálculo da folha de pagamento o sistema traz a partida como excluída e não é gerado lançamento contábil de estorno:

  • Parâmetro NÃO:

A partida não é mais excluída e geramos um lançamento contábil de estorno:

  • Contabilizar o desconto financeiro como resultado no momento do recebimento da nota fiscal?: O usuário poderá escolher se irá contabilizar o desconto financeiro como resultado no momento do recebimento da NF e não mais na quitação da duplicata. (O default será NÃO, pois atualmente o que ocorre no ERP é a contabilização do desconto financeiro na quitação da duplicata.). 
    •  Exemplo:
      • Parâmetro SIM:

 

Neste caso, o parâmetro trabalhará juntamente com o Desconto Financeiro e a base de cálculo configurados no Contrato de Fornecimento.

Se parametrizarmos, por exemplo, 10% de desconto financeiro sobre o Valor Total dos Produtos, ao efetuar o recebimento da NF de R$ 100,00, o desconto será contabilizado.

Na quitação da duplicata, o valor a pagar será apresentado já considerando o desconto, ou seja, R$ 90,00.

 

  • Provisão de acordos

Nas configurações poderá definir como serão contabilizadas as provisões dos acordos e com isso registrar contabilmente os lançamentos provisionando ou não os acordos comerciais.

 

Se a opção selecionada for: SIM

No momento da geração do acordo iremos gerar um lançamento de provisão deste acordo e no momento da quitação da duplicata esta provisão será baixada e a receita reconhecida.

 

Exemplo:

  • Na geração do acordo financeiro:

Débito: Acordos comerciais a receber

Crédito: (-) Acordos a apropriar

 

  • Na quitação da duplicata do acordo:

Débito: Conta Financeira

Crédito: Receitas com acordos comerciais

 

Se a opção selecionada for: NÃO

No momento da geração dos acordos não haverá contabilização, apenas na quitação da duplicata iremos reconhecer a receita.

 

Exemplo:

  • Na geração do acordo não há contabilização da provisão.

 

  • Na quitação

Débito: Conta Financeira

Crédito: Receitas com acordos comerciais

 

Se a opção selecionada nos parâmetros de gerar a provisão for: NÃO, o usuário também poderá informar (conforme imagem abaixo) se a receita será reconhecida no momento da geração do acordo ou não:

 

Se o parâmetro de realizar reconhecimento de receitas estiver como: NÃO, no momento da geração do acordo não será gerada contabilização somente ao quitar a duplicata iremos reconhecer a receita.

Exemplo:

  • Na geração do acordo não há contabilização da provisão.

 

  • Na quitação

Débito: Conta Financeira

Crédito: Receitas com acordos comerciais

 

Se o parâmetro de realizar reconhecimento de receitas estiver como: SIM, no momento da geração do acordo será gerado lançamento contábil de reconhecimento da receita.

 

Exemplo:

  • Na geração do acordo:

Débito: Acordos comerciais a receber

Crédito: Receitas com acordos comerciais

 

  • Na quitação da duplicata do acordo:

Débito: Conta Financeira

Crédito: Acordos comerciais a receber

 

Provisão da contabilização da apuração de acordos de Sell-in e baixa de custo

Através dos parâmetros abaixo, será possível configurar se na contabilização dos acordos será feito o provisionamento para posterior reconhecimento do resultado nas vendas.

  • Realizar a provisão da contabilização da apuração do Sell-in para posterior reconhecimento do resultado nas vendas.
  • Realizar a provisão da contabilização da apuração do acordo de baixa de custo para posterior reconhecimento do resultado nas vendas.


Se a opção selecionada for: SIM

Com o parâmetro SIM, ao contabilizar os acordos (Sell-in e/ou Baixa de Custo) SERÁ gerada contabilização da provisão para posterior reconhecimento do resultado nas vendas.


Se a opção selecionada for: NÃO

Com o parâmetro NÃO, ao contabilizar os acordos (Sell-in e/ou Baixa de Custo) NÃO será gerada contabilização da provisão para posterior reconhecimento do resultado nas vendas. (Opção Padrão).


  • Aba Transferência entre lojas:

Poderá definir sobre qual cenário será feita a contabilização das transferência entre lojas quando esta transferência gerar financeiro:

 

  • Aba Controle de estoque contábil para produto tipo consumo:

Poderá definir como será realizada a contabilização do estoque contábil para produtos de consumo que controla estoque:

 

Se a opção selecionada for: NÃO a contabilização será feita da seguinte forma:
o débito será em conta de despesa (conta informada no cadastro do produto) e o crédito em conta de passivo (fornecedor a pagar).

Na Ficha Analítica Contábil não será realizado o controle de Saldos Contábeis e Custos Contábeis.

Se a opção selecionada for: SIM a contabilização será feita da seguinte forma:
o débito será em conta de ativo (conta informada no Mapa Contábil – Grupo de Estoques) e o crédito em conta de passivo (fornecedor a pagar).
Na Ficha Analítica Contábil será realizado o controle de Saldos Contábeis e Custos Contábeis nas notas fiscais emitidas com produto do tipo consumo que controla estoque.

 

  • Aba: Nota Fiscal de Pedido Bonificado Altera Custo

Aqui o usuário poderá definir se o custo na contabilidade será reduzido ou não no recebimento da nota fiscal de Pedido Bonificado Altera Custo.

captura_de_tela_2016-09-05___s_10.32.24


 

Provisão da contabilização da bonificação de pedido que não altera o custo contábil

Através do parâmetro Realizar a provisão da contabilização da bonificação altera custo para posterior reconhecimento do resultado nas vendas, será possível configurar se na contabilização da bonificação de pedido que não altera o custo contábil será feito o provisionamento para posterior reconhecimento do resultado nas vendas.


Se a opção selecionada for: SIM

Com o parâmetro SIM, ao contabilizar bonificação de pedido que não altera o custo contábil SERÁ será feito o provisionamento para posterior reconhecimento do resultado nas vendas.


Se a opção selecionada for: NÃO

Com o parâmetro NÃO, ao contabilizar bonificação de pedido que não altera o custo contábil NÃO será feito o provisionamento para posterior reconhecimento do resultado nas vendas. (Opção Padrão).


Todas configurações será sobre a ficha de estoque contábil.

Leave a Reply