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Permissões de Usuário:

3037 – Incluir modelo de Demonstrativo

3038 – Alterar modelo de Demonstrativo

3039 – Remover modelo de Demonstrativo

3040 – Consultar modelo de Demonstrativo

O Modelo de Centros de Custo/Resultado Gerencial permite a criação de um modelo personalizado de centro de custos e permitirá configurar fórmulas matemáticas aceitas pelo Excel buscando as informações dos Centros de Custos das Contas Contábeis parametrizando valores a débito, crédito ou saldo operacional.

Para cadastrar um novo modelo é necessário clicar no botão “novo modelo”, conforme imagem abaixo:

No novo modelo é possível editar, remover, clonar (informando uma nova descrição) e verificar as ocorrências. Para configurar o novo modelo é necessário selecionar a opção de gerenciar centros de custo/resultado:

Com o modelo criado para configurar é preciso adicionar os níveis sintéticos e seu subníveis.

Para criar o nível 1, basta clicar no botão

Informe a descrição do agrupamento, fórmula e ID para ser considerado como % do resultado

Observação: Ao informar um agrupamento no campo ID de Cálculo do % de Resultado, ao imprimir o demonstrativo em Excel irá verificar o percentual do valor do agrupamento que está sendo criado com o agrupamento informado neste campo, por exemplo: Se o agrupamento A1 tem valor de 10.000,00 e o agrupamento criado como A2 tiver um valor de 2.000,00 e no campo ID de Cálculo do % de Resultado for informado A1 o ERP ao imprimir em Excel fará o seguinte cálculo: 2000/10000 e na coluna % do resultado do Excel, exibirá: 20%. Neste campo podem ser usados níveis A para agrupamento e C para contas contábeis.

Há também a opção de exibir o nível em negrito e de congelar as linhas ao exportar o relatório em excel

Para associar os subníveis , clique no botão e realize as parametrizações conforme a necessidade.

Campo Fórmula: Será onde o usuário irá configurar a fórmula que será considerada no excel, onde ele poderá selecionar as contas gerenciais e variáveis que deverão ter disponíveis:

  • + – Sinal de mais
  • – – Sinal de menos
  • * – Sinal de multiplicação
  • / – Sinal de divisão.
  • () – Parênteses para informar o ID dos níveis
  • % – Percentual
  • TAx – Fórmula para definir um coeficiente de uma célula de nível A, o x equivale ao numero do ID. EX: TA1 O cálculo feito será: Total do agrupamento A1 divido pelo total do valor da coluna Consolidado do mesmo agrupamento A1, que chegará em uma coeficiente para ser usado em analises diversas.
  • TCx – Fórmula para definir um coeficiente de uma célula de nível C, o x equivale ao numero do ID. EX: TC1 O cálculo feito será: Total do agrupamento C1 divido pelo valor total da coluna Consolidado do mesmo agrupamento C1, que chegará em um coeficiente para ser usado em analises diversas.

“Nessa opção você poderá configurar fórmulas matemáticas aceitas por editor de planilhas limitado aos caracteres: +, -, *, / (, ), %, TAx e TCx combinados com os níveis A e C do modelo. Você só poderá selecionar nessa fórmula as contas gerenciais.

Quando a fórmula estiver com o valor 0 o Sistema irá realizar a somatória das contas de níveis abaixo.

Para associar os subníveis , clique no botão e realize as parametrizações conforme a necessidade.

Neste nível é possível marcar opção de exibir o nível em negrito e de congelar as linhas ao exportar o relatório em excel

O sistema permitirá até 15 níveis sintéticos por agrupamentos.

Para associar os Centros de Custos das Contas Contábeis no nível sintético basta clicar no botão e realizar suas parametrizações:

Nas contas analíticas preencher os campos para vincular as contas contábeis onde:

  • Conta contábil: Vincular a conta contábil de onde será informado o valor, podendo ser uma conta sintética ou analíticas.
  • Origem Valor: Para definir se irá buscar os valores a Débito ou Crédito ou Saldo Operacional (Débito – Crédito)
  • Sinal: Para definir a soma das contas contábeis se nessa conta irá somar ou diminuir no agrupamento que pertence.
  • Congelar Linhas no relatório: Marcando esta opção as linhas referentes a este nível serão congeladas na exportação do relatório.

Após configurado o Sistema possibilitará a edição pelo botão e exclusão pelo botão

O sistema possibilitará a ordenação e reordenação do níveis sintéticos pelo botão

E a ordenação e reordenação dos subníveis pelo botão

Essa ordenação será considerado na extração do Demonstrativo de Centro de Custo/Resultado em XLS, para saber mais clique aqui .

IMPORTANTE: Ao criar um subnível em um agrupamento que já possui vinculos com contas contabeis e centro de custo , ou seja, sendo já de nível analítico, esse deixará de ser analítico e virá sintético e será apagada/desvinculada as contas contábeis e centros de custos anteriormente incorporado.

Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.

Disponível a partir da versão r305.01

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