Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Contábil > Informativos > SPED Contábil (ECD)

Permissões de Usuário:

1602 – Gerar Informativos Contábeis

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital – ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I – livro Diário e seus auxiliares, se houver; II – livro Razão e seus auxiliares, se houver; III – livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007, estão obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009) em relação aos fatos contábeis desde 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009).


Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

No Bluesoft ERP o arquivo do SPED ECD é gerado por loja e de forma Consolidada, ou seja, caso selecione uma Loja Matriz, os dados gerados dentro do arquivo serão os dados da matriz e das filiais consolidados.

Para gerar o arquivo é preciso que as apurações da Loja selecionada já estejam encerradas.

Na tela de geração existem outras instruções para o preenchimento de cada campo. Fique atento ao selecionar cada uma das opções, e se, mesmo verificando as legendas você ficar com dúvidas consulte o Guia do SPED ECD (Disponível no site do SPED ).

1) Acesse o caminho: Contábil > Informativos e selecione o Tipo de Informativo SPED Contábil (ECD).

2) Na tela informe os seguintes campos:

  • Loja: Selecione a loja que deseja gerar o arquivo
  • Exercício: Informe o período da movimentação
  • Competências: Neste campo serão exibidas as competências encerradas de acordo com tipo do Regime de Apuração configurado na Gestão de Competências.
  •  Gerar todas as competências em um único arquivo: Esta flag serve para quando o usuário optar por gerar os arquivos dos 4 trimestres em um arquivo único.
  • Indicador de Centralização: Esta opção será usada sempre que houver a necessidade de gerar o arquivo de uma loja matriz/filial decentralizada, ou seja gerar somente os registros contábeis dela.
  • Indicador de tipo de Demonstração: Nesta opção, o cliente poderá escolher qual dos demonstrativos contábeis DMPL ou DLPA serão gerado nos registro J210 e J215.

Importante: Quando o tipo do Regime de Apuração for Trimestral será possível selecionar mais de um trimestre na geração, desta forma serão gerados um arquivo diferente para cada trimestre.

Quando o Tipo de Apuração for Anual será gerado apenas um arquivo com toda a movimentação do ano.

Finalidade da Escrituração: Informe se é uma escrituração Original ou Substituição.

Se for uma escrituração do tipo Substituição será preciso preencher também os campos abaixo:

– Informe o código Hash da escrituração a ser substituída.
– Motivo da Substituição
– Contador
– Auditor
(Esses campos serão necessários para o correto preenchimento do registro J932)

  • Situação da Loja: Informe a situação da Loja no início do período da escrituração.
  • Situação Especial: Informe se houve alguma situação especial (Abertura, Cisão, Fusão, Incorporação ou Encerramento) durante o período.
    • Caso tenha ocorrido a situação especial de Abertura, o sistema buscará a data de fundação do cadastro da Loja e colocará como data inicial das informações contidas no arquivo.
    • Caso tenha ocorrido a situação especial de Encerramento, o sistema buscará a data de encerramento do cadastro da Loja e colocará como data final informações contidas no arquivo.
  • Data Situação Especial: Informe a data da situação especial caso tenha ocorrido.
  • Número do Livro Diário: Informe o número do livro diário da loja que deve ser enviado no arquivo.

3) Após preencher estas informações clique no botão “Gerar Arquivo”.

Após gerar o arquivo o sistema irá disponibilizá-lo em Ferramentas > Bluesoft Drive.

O arquivo gerado deverá ser importado para o sistema do SPED Contábil disponibilizado no site do SPED.

Para importar um arquivo gerado no ERP para o sistema disponibilizado pela Receita Federal, clique em Arquivos> Escrituração Contábil > Importar, conforme a imagem abaixo:

Captura de Tela 2015-09-22 às 16.12.41

Após selecionar o arquivo o programa SPED irá validá-lo. Caso você tenha alguma dúvida na validação ou transmissão do arquivo consulte o Guia do SPED ECD (Disponível no site do SPED).

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

One Response to “SPED Contábil”

  1. Plano de Contas Referencial para o SPED Contábil | Portal de Ajuda do Bluesoft ERP

    […] de Contas Referencial Válido para o SPED Contábil. O plano de contas referencial da RFB (Receita Federal do Brasil) é um plano de contas, […]

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