Caminho da Funcionalidade no sistema:

Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro

Administração > Integrações > Parâmetros de integrações

CRM > Cadastros > Convênios

CRM > Convênios > Venda a Cliente

Permissões de Usuário: 

603 – Convenios Consultar

1748 – Consultar convênio de venda a cliente

3183 – API – Consulta de limite de convênio do cliente

3184 – API – Validar senha de cliente para serviços de convênio

3185 – API – Realizar empenho de convênio de cliente

3186 – API – Cancelar empenho de convênio de cliente

3187 – Parâmetros de integrações

Convênio de Venda a Cliente é quando uma empresa faz um convênio com uma loja varejista para que seus funcionários possam fazer compras na rede.

É possível realizar o convênio adiantando um valor a ser utilizado pelos funcionários ou realizando o fechamento das compras para ser pago posteriormente pela empresa conveniada.

A principal diferença dessa opção é que os saldos e limites poderão ser controlados separadamente por participante do convênio ou poderá optar usar o limite de crédito total compartilhado, ou seja, a empresa convêniada terá um limite que poderá ser usado por todos os participantes.

Antes de iniciar a operação, entre em contato com o nosso suporte para validar se todas as configurações estão disponíveis para sua frente de caixa.

Visão Geral

1) No cadastro de convênios além do limite global do convênio será possível optar se todos os participantes do mesmo terão seus limites separados ou compartilhado entre si;

2) Será possível definir um valor de tolerância ao convênio, que será acrescentado ao limite;

3) Cada participante poderá definir uma senha;

4) Em rotatividade do saldo, definimos se ela será:
– Mensal (em um dia especificado)
– Somente na geração da duplicata de cobrança do convênio
– Somente na quitação da duplicata de cobrança do convênio

5) Será possível definir a geração automática de duplicatas, nesta opção será:

– Periodicidade da baixa automática:

Diário

Mensal

– Emitir duplicata em nome do participante (Sim ou Não)
– Forma de pagamento da duplicata gerada automaticamente

  • Ao ativar a geração automáticas todas as madrugadas serão processadas as criações de cobranças conforme a configuração informada no convênio.

Fluxo de Uso

1) Cliente chega a rede varejista, e no momento do encerramento da sua compra, informa que a forma de pagamento será convênio;

2) A frente de caixa Zanthus irá consultar os limites de convênio para aquele cliente no ERP via API;

3) Caso exista limite suficiente, será solicitado ao cliente que digite a senha do seu convênio;

4) A frente de caixa Zanthus irá validar se a senha informada pelo cliente está correta no ERP via API;

5) Caso a senha esteja correta, a frente de caixa Zanthus irá enviar ao ERP o valor da compra como empenho via API. Dessa forma o limite líquido do cliente será atualizado na hora;

6) Após o processamento do cupom de venda, o valor de empenho será debitado do saldo do cliente, e posteriormente será zerado;

7) O saldo do participante será atualizado de acordo com rotatividade configurada no cadastro;


Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Devemos habilitar o parâmetro Contas Financeiras nas Vendas para Conveniados. Para isso devemos acessar o menu Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro


2) Agora devemos definir uma palavra chave que será usada na API se validação de senha do cliente. Para isso, devemos acessar o menu Administração > Integrações > Parâmetros de integrações


3) Agora devemos configurar todas as informações referente ao convênio e seus participantes. Para isso devemos acessar o módulo CRM > Cadastros > Convênios. Aqui podemos definir o limite total do convênio e um valor de tolerância


Em Configurações de Saldo dos Participantes do Convênio podemos definir a rotatividade dos saldos. Ela poderá ser MENSAL juntamente com o dia para virada do mês:


Ou NENHUM podendo definir que o saldo é atualizado ao gerar a duplicata de cobrança para o convênio, ou somente na quitação da duplicata de cobrança:


Conforme descrito anteriormente, o saldo podem ser controlados separadamente por participante do convênio ou compartilhado entre os participantes:

Então na situação e que o limite de crédito for compartilhado esse poderá ser usado por todos os participantes até exceder o limite de saldo disponível, ou seja, os dados financeiro será compartilhado entre todos associados.

E quando não for limite de crédito compartilhado, então o limite total de crédito do convênio deverá ser rateado entre os seus participantes e não poderá ultrapassar o total disponível.

O campo Saldo não pode ser editado pelo usuário, e será uma cópia do valor informado como Limite na inclusão do participante no convênio. Posteriormente, toda e qualquer alteração no saldo será feita somente pelos processos automáticos do ERP.


O cliente pode informar também uma senha que será usada posteriormente:


Também é possível consultar e administrar os veículos do participante do convênio, através da placa e dados cadastrados.

Além disso, toda vez que houver uma venda para o veículo cadastrado e for enviado via API, será registrada a quilometragem do veículo na última venda:

API:

Cadastro de Veículos do Participante:

Para saber mais sobre como cadastrar, editar ou excluir os veículos do participante, clique aqui.

Para saber mais sobre a API de Cupons Fiscais, clique aqui.


Exemplo de Uso

Vamos simular que CLIENTE 001 após realizar suas compras, irá finalizar as mesmas com forma de pagamento convênio. O valor fictício dessa venda é R$ 5,78.

O mesmo está vinculado a vários cadastros de convênio, mas no nosso cenário será usada a EMPRESA CONVENIO 001, onde o mesmo possui um limite de R$ 100,00 para compras + R$ 10,00 de tolerância cadastrada no convenio


Através da API Consulta de Convênios a Zanthus validará o saldo desse cliente:


Nesse cenário o valor da venda é inferior ao saldo, então a Zanthus solicitará que o cliente digite a senha, e validar com a API Validar senha do cliente se mesma está correta:


Se correta a senha informada, então a Zanthus irá realizar o empenho do valor da venda através da API Realizar empenho de valor:

O mesmo será gravado nos dados do participante, e o campo valor líquido será atualizado:

Para os convênios que o Limite de Crédito Total é Compartilhado, essa informação será gravada no controle da convêniada, pois conforme informado anteriormente os dados financeiros são partilhados.


Após o processamento do cupom de venda no ERP, o valor empenhado será debitado do saldo do cliente, e será zerado posteriormente:


No fechamento de caixa, as informações referente ao convênio e participante serão salvas separadamente:


Ao conciliar a tesouraria, serão gerados os movimentos na conta financeira do convênio como já atualmente. Para consultar os movimentos devemos acessar o menu CRM > Convênios > Venda a Cliente


Rotatividade dos Saldos

Através dessas configurações definimos em que o momento o ERP deverá atualizar o saldo do participantes do convênio.

MENSAL

Nesse cenário, o ERP irá atualizar o campo saldo com o valor definido como limite de cada participante automaticamente no dia configurado às 23:30.


NENHUM + Saldo Atualizado na Baixa

Nesse cenário, o ERP irá atualizar o campo saldo debitando o valor da duplicata de cobrança gerada através da conta financeira:


NENHUM + Saldo Atualizado na Quitação

Nesse cenário, o ERP irá atualizar o campo saldo debitando o valor da duplicata de cobrança gerada através da conta financeira, somente quando a mesma for quitada:


Disponível a partir da versão r266.01 e Limite de Crédito Total Compartilhado por Participante a partir da r319.01

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