Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Cadastros Básicos de Convênios

Permissões de Usuário:

1077 – Convênio Bancário – Alterar

1075 – Convênio Bancário – Consultar

1076 – Convênio Bancário – Incluir

603 – Convenios Consultar

A Tela de Tipo de Pessoa de Cadastro de Convênio permite configurar convênios para compra e venda em uma rede Varejista.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Devemos acessar o menu de CRM > Cadastros > Cadastros Básicos de Convênios

1. Status: esta opção é para Ativar ou Inativar o Convênio;

2. Dia Base: esta opção é para informar o dia de vencimento da cobrança de compras dos conveniados;

3. Limite Total de Crédito: este campo informa no pedido de venda o limite de crédito deste convênio;

4. Saldo Total do Convênio: este campo informa no pedido de venda o saldo total deste convênio;

5. Vencimento das Duplicatas: neste campo é possível definir os parâmetros para geração das duplicatas de convênio no momento da conciliação da tesouraria (quando não se trabalha com conta financeira)

5. Habilitar Convênio de Compra: esta opção é para habitar a venda de convênio dos funcionários;

6. Habilitar Convênio de Venda: esta opção é para habilitar a venda a convênio e identificar os participantes dos convênio;

7. Possui Venda via Terceiros: Selecionar SIM ou NÃO;

8. Código de Integração de convênio: Código de integração com a Frente de Caixa e só está disponível para frente de caixa GZ;

9. Participantes do Convênio: Informe os funcionários do estabelecimento conveniado que poderão efetuar compras na rede pelo ícone de Incluir conveniado;

10. Salvar: Para salvar o cadastro de convenio ou salvar as alterações realizadas, clique em “Salvar”.


Controle de Convênio por Participante

Caso o parâmetro Controle de Convênio por Participante esteja habilitado, novos campos serão demonstrados no cadastro.

Esse parâmetro é habilitado internamente pela Bluesoft, caso tenha interesse, entre em contato com nosso time de suporte.

1. Valor de Tolerância do Convênio: Valor no qual será tolerado caso o Limite Total de Crédito;

2. Geração Automática de Duplicatas: Selecionar SIM ou NÃO;

3. Dia que duplicata deve ser gerada automaticamente: Quando o parâmetro “Geração Automática de Duplicatas” for igual a SIM, é necessário escolher qual o dia em que a duplicata de convênio será gerada;

4. Dia para a data de vencimento da duplicata gerada automaticamente: Quando o parâmetro “Geração Automática de Duplicatas” for igual a SIM, é necessário escolher qual o dia de vencimento das duplicatas de convênio que serão geradas automaticamente;

5. Emitir duplicata em nome do participante: Quando o parâmetro “Geração Automática de Duplicatas” for igual a SIM, é necessário selecionar SIM ou NÃO;

6. Forma de pagamento da duplicata gerada automaticamente: Quando o parâmetro “Geração Automática de Duplicatas” for igual a SIM, é necessário escolher selecionar qual a forma de pagamento da duplicata;

7. Rotatividade de Saldo: É possível configurar a rotatividade do saldo como Mensal ou Nenhum.

8. Dia para Virada do Mês: Selecionar qual a data de corte para geração das duplicatas;

9. Referência:

Mês Atual – o sistema ira contar da data de corte do mês atual para 60 dias anteriores;

Mês Anterior – o sistema ira contar da data de corte do mês anterior para 60 dias anteriores;

Participantes do Convênio com Limite de Crédito Total Compartilhado


Participantes do Convênio com Limite de Crédito Total NÃO Compartilhado

Além disso, é possível associar veículos aos participantes do convênio. Para utilizar esta funcionalidade, basta seguir o passo a passo:

1) Clique no ícone de inclusão, localizado após a coluna “Ações”. Será aberta a janela “Cadastro de Veículos do Participante”, onde ao clicar no botão “Incluir”, será aberto um modal com os seguintes filtros disponíveis “Placa”, “Modelo”, “Cor” e “Informar KM”, sendo de uso obrigatório, apenas o filtro “Placa”.

2) Após preencher todos os dados, basta clicar em “Salvar”:

Quando salvar as informações com sucesso, os dados serão exibidos através das colunas disponíveis, sendo elas:

  • Placa: Nesse campo, será exibida a identificação da placa do veículo cadastrado;
  • Marca: Nesse campo, será exibida a marca do veículo;
  • Modelo: Nesse campo, será exibido o modelo do veículo;
  • Cor: Nesse campo, será exibida a cor do veículo;
  • KM Última Venda: Este campo exibirá a quilometragem registrada na última venda realizada para o veículo;
  • Informar KM: Este campo, demonstrará se a informação da quilometragem do veículo, será enviada na API. Para saber mais, sobre como utilizar a API, clique aqui.
  • Status: Esse campo demonstrará o status do cadastro do veículo.
  • Ações: Esta coluna possui três funções, sendo elas: “Editar”, “Visualizar Ocorrências” e
    “Excluir”. Demostraremos como utilizá-la após a exibição das colunas por meio de uma imagem.

Veja abaixo como ficará a exibição das colunas:

Conforme descrito acima, a coluna “Ações”, possui algumas funcionalidades como:

a) Editar: Para editar os dados do veículo, basta clicar no ícone lápis:

Será aberto o modal de edição do veículo, o qual você poderá alterar as informações que deseja e salvar. Importante: Nesta opção, também é possível “Ativar” ou “Inativar” o cadastro do veículo, através da flag “Status”:

b) Ocorrências: Para visualizar as ocorrências, basta clicar no ícone em formato de livro:

c) Excluir: Para excluir um veículo, basta clicar no ícone de lixeira:

Importante: Não será permitido excluir um veículo que possui venda registrada.

Para conhecer mais como funciona o Controle de Convênio por Participante, clique aqui


Após o Cadastro do Convênio ele poderá ser utilizado nos módulos de Convênio de Venda a Cliente e Convênio para Funcionários com Outras Empresas.

Comments are closed.