Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Produto

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

680 – Acordo Comercial Produto Consultar

681 – Acordo Comercial Produto SELL-IN Incluir

682 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos não aprovados

683 – Acordo Comercial Produto Cancelar

2181 – Fazer baixa de custo com acordo de produto

2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar

2677 – Acordo Comercial Produto – Alterar acordos aprovados

Acordo Produto são feitos quando o fornecedor quer conquistar a fidelidade de compra da rede varejista e otimizar as vendas de seus produtos. Para isso, o fornecedor oferece bonificações para que seus produtos possam ser anunciados com melhores preços e expostos em locais estratégicos na loja. Há dois tipos de inclusão do acordo comercial de produto: Sell-in e Sell-out.

  • No acordo Sell-in é feito um débito na Conta Comercial do Fornecedor no momento em que é realizada a compra, ou seja, quando é dada a entrada dos produtos definidos no acordo;
  • No acordo Sell-out é feito um débito na Conta Comercial do fornecedor no momento em que é realizada a venda.

Criação de um Novo Acordo Sell-in

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto

2) Clique na busca de fornecedor e após buscar o fornecedor desejado clique em selecionar:

3) Após selecionar o fornecedor desejado devemos clicar sobre o botão NOVO ACORDO SELL-IN:

4) Agora devemos preencher os dados do acordo:

  • Período: Vigência do acordo que está sendo criado.
  • Setor de compra: Setor de compra que será utilizado no acordo.
  • Forma de pagamento: Forma de pagamento que o sistema deve utilizar no acordo criado. As opções atuais são Abatimento NF, Abatimento em Duplicata, Boleto Bancário, Cheque, Depósito em C/C, Dinheiro ou Mercadorias (Bonificação).
  • Tipo de Pedido: Define qual será o tipo de pedido que irá gerar débito na Conta Comercial do Fornecedor no momento em que será realizado o recebimento do pedido compra. São três opções:
    • Compra ou Bonificação (opção padrão)
    • Somente Compra
    • Somente Bonificação
  • Valor do acordo do produto: O cálculo do valor a ser debitado na conta do fornecedor será de acordo com tipo de valor do acordo: fixo ou percentual.
    • No tipo fixo é definido no acordo um valor para cada produto, esse valor será debitado na conta do fornecedor a cada unidade vendida ou comprada;
    • No tipo percentual também é definido no acordo um valor para cada produto, mas esse valor será o percentual aplicado no valor do produto da operação. Portanto, para cada produto vendido ou comprado, o valor a ser debitado na conta do fornecedor é o valor percentual equivalente.
  • Baixar Custo? Define se o acordo criado, deve ou não baixar o custo comercial dos produtos incluídos.
  • Representante: Define quem é o representante da empresa participante no acordo no momento da sua criação ou em acordos já criados clicando na edição do mesmo.
  • Loja para impressão: Define quem é a loja que será impressa no relatório do acordo.
  • Modelo de acordo: Neste combo serão demonstrados os modelos de acordo de produto com status ativo e que tenham cláusulas vinculadas que serão demonstradas na impressão do acordo.
  • Observações: Neste combo é possível inserir uma observação referente ao acordo, quando preenchida é apresentada na impressão do acordo.

Essas informações destacadas na imagem acima serão incluídas na impressão do acordo. Caso o parametro “Tornar obrigatória a seleção de um modelo de acordo na criação ou edição de acordos de produto” estiver ativo será obrigatório na criação do acordo selecionar um modelo de acordo. Para saber mais sobre o parâmetro, clique aqui.

5) Selecione quais lojas irão fazer parte do acordo:

Para incluir todas a lojas, clique na flag de lojas:

6) Para informar produtos do acordo, clique em incluir:

Busque e selecione os produtos desejados, depois clique em confirmar seleção:

7) Informe o valor do acordo por unidade do produto:

8) Salvar o acordo:

A opção Salvar e Aprovar fica disponível apenas para usuários que possuem a permissão 2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar

Após salvar o acordo o sistema apresenta a seguinte mensagem:

Editar um Acordo

1) Informe um fornecedor e selecione os filtros desejados para encontrar o acordo para edição e clique em buscar:

2) Em operações, clique em editar:

O sistema apresenta as informações do acordo para edição:

Após alterar as informações necessárias, clique em Salvar ou Salvar e Aprovar.

Listando Acordos Existentes

1) Acessar o menu Compras > Acordos > Produto

2) Após selecionar o fornecedor desejado e o status do acordo, é possível consultar os acordos comerciais criados clicando sobre o botão BUSCAR

Aprovar/Reprovar Acordos Pendentes

Para usuários que NÃO possuirem a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar) os acordos criados sempre ficaram com o status Aguardando Aprovação

É possível buscar os acordos por data de emissão ou por período de vigência. Se a busca ocorrer por período de emissão, não será necessário escolher um fornecedor e a busca é limitada a 31 dias.

Se for informado o fornecedor, a busca por emissão é ilimitada.

Para alterar o status do acordo o usuário deverá possuir a permissão (2597 – Acordo Comercial Produto Aprovar/Reprovar)

1) Busque o acordo que irá alterar o status e clique sobre a bandeira amarela da listagem de acordos:

2) O usuário pode Reprovar o acordo com uma justificativa (opcional):

ou Aprovar


Regras de alteração de status:

  • Um acordo definido como aguardando aprovação, poderá ser alterado para reprovado ou aprovado
  • Um acordo definido como reprovado, poderá ser alterado para aguardando aprovação ou aprovado
  • Um acordo já aprovado não poderá ser alterado novamente

Regras de exibição dos ícones de operações de acordo com o status:

  • Aprovado: Terá todas as opções (impressão, edição, ocorrências e cancelamento)
  • Aguardando Aprovação: Terá também todas opções (impressão, edição, ocorrências e cancelamento)
  • Reprovado: Terá as opções edição (sem poder salvar), ocorrências e cancelamento. Não haverá a opção de impressão
  • Cancelado: Terá as opções edição (sem poder salvar) e ocorrências . Não haverá as opções de impressão nem de cancelamento

Cancelamento de Acordos

1) Busque o acordo que irá cancelar e clique sobre o ícone demonstrado:

2) Na mensagem de confirmação clique em sim:

Após o cancelamento do mesmo, será possível consultar acordos com esse status através do filtro acordos Cancelados:

Impressão dos Acordos

1) Para imprimir clique sobre o botão de impressão

  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:

  • A Impressão de acordo não vinculado a pedido de compra, quando o criador do acordo possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:

  • A Impressão de acordo vinculado a pedido de compra e semelhante a imagem abaixo:
  • A Impressão de acordo vinculado a modelo de acordo de produto é semelhante a imagem abaixo:

Enviar Acordo Para E-mail

1) Para enviar o acordo por e-mail, clique no icone :

2) Informe os e-mails para onde deseja enviar os acordos gerados e se necessário é possível informar uma mensagem, depois clique em Enviar:

  • O e-mail sugerido é o e-mail comercial do representante, caso tenha sido informado na criação do acordo. Se o representante tiver mais que um e-mail comercial cadastrado, somente o primeiro e-mail comercial é que virá preenchido e não todos os e-mails informados no cadastro.
  • É possível modificar o email a ser enviado.
  • Para enviar múltiplos e-mails, separe-os com ponto e vírgula (‘;’).
  • O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais aos representantes.
  • Os dados modificados não serão gravados.

No e-mail informado chegará a mensagem:

E os acordos em anexo:

Como calcular o novo custo dos produtos com acordos SELL-IN que baixam custo

calculoCustoSell-in

Essa movimentação alterará o custo atual do produto para acordos vigentes onde parâmetro estiver como baixar custo SIM.

Frisando que a baixa de custo é apenas comercial, o custo contábil permanecerá.

Observações:

Para acordos do tipo SELL-IN o prazo de vigência do mêsmo é validado de acordo com a data de recebimento da nota fiscal.

Exemplo Acordo está com data de vigência 01/02 a 04/02/2016:

Imagine o cenário onde uma nota fiscal teve seu recebimento efetivo no dia 04/02/2016, porém por conta do horário a mesma só será fechada no dia 05/02/2016.

Se a data de recebimento da nota fiscal for 05/02/2016 não serão lançados os movimentos referente ao SELL-IN na conta comercial do fornecedor:

recebimento0501

Para que isso ocorra, deve ser alterada na nota fiscal antes da sua confirmação a data de recebimento para 04/02/2016:

recebimento0401

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