Caminhos da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras

Permissões de Usuário: MB__info

1345 – Parâmetro Comercial

Recebimento de mercadorias


Se o usuário possuir as permissões: @1426 – Alterar data de recebimento para qualquer data e @836 – Alterar status recebimento, este parâmetro será ignorado


Habilitando esta opção, o sistema bloqueará o recebimento da nota fiscal caso esta esteja sem o valor da guia e quando o CFOP seja ST (Substituição tributária)


  • Bloquear devolução de nota fiscal com GNRE/GARE-ICMS

Habilitando esta opção, será bloqueada a devolução de notas fiscais do recebimento de mercadorias quando houver GNRE ou GARE-ICMS


Esta opção serve para autorizar o recebimento de mercadorias com pequenos valores de divergência. Podem ser escolhidos valores mí­nimos e máximos de divergência (em % ou em R$)

divpreco


  • Bloquear recebimento de NF-e com divergência de NCM

Habilitando esta opção, o sistema validará o NCM no cadastro de produtos e o NCM do arquivo XML, havendo divergências, não será processada a nota fiscal e lhe será atribuído o status de falha.

Obs.: Nas operações entre lojas, o ERP irá verificar como está o cadastro do produto no momento do processamento do XML, se ocorreu alguma alteração entre Emissão da NF x Processamento do XML acusará divergência.

Exemplo:

1) Emissão da nota fiscal de transferência entre lojas, da Loja 01 para a Loja 02 – dia 10/09/2019 às 14h30, com NCM 22072020;

2) Alteração no cadastro do produto (De NCM 22072020 > Para 22084000) – dia 10/09/2019 às 15h00;

3) Processamento do XML na Loja 02 (destino) – dia 10/09/2019 às 18h15.

Resultado: NCM atual 22084000 divergente do NCM 22072020 do XML.


  • Bloquear divergência do IVA-ST/Base ICMR do pedido com o recebimento de nota fiscal

Habilitando esta opção, o sistema validará o IVA-ST/Base ICMR do pedido com a nota fiscal do recebimento de mercadorias


  • Bloquear códigos de referência do produto duplicados para o mesmo fornecedor

Habilitando esta opção, o sistema validará se o código de referência:

  • Do produto recebido no xml está cadastrado para mais de um produto do mesmo fornecedor, havendo divergências, não será processada a nota fiscal e lhe será atribuí­do o status de falha.
  • Impedirá o cadastro de um produto com código de referência já existente em outro.
  • Impedirá que o representante preencha a cotação de faltas com códigos de referência em duplicidade.

  • Consultar na SEFAZ o cadastro do fornecedor

Esta opção tem como finalidade consultar e atualizar o cadastro do fornecedor automaticamente ao receber uma nota fiscal


  • Status padrão após o processamento de XML

Esta opção tem como finalidade definir em qual status de recebimento a nota fiscal ficará após o processamento do xml


  • Permitir lançar diferença de preço como crédito na conta do fornecedor

Habilitando esta opção, o sistema permitirá o lançamento de crédito na conta do fornecedor no recebimento de nota fiscal


  • Utilizar o PIS/COFINS do cadastro de produto ao processar o XML

Habilitando esta opção, o sistema utilizará o PIS e COFINS de entrada do cadastro de produto ao processar o XML no recebimento de mercadorias


  • Importar NF-e com PIS e COFINS inconsistente

Habilitando esta opção, o sistema permitirá o recebimento de notas fiscais, onde as informações de PIS e COFINS do arquivo XML estão inconsistentes. Exemplo: CST do PIS: 1 – Tributado 1,65%, Alíquota zero


  • Percentual máximo de diferença do custo sobre o preço de venda no recebimento de mercadorias

Quando esta opção estiver definida, o sistema vai usá-la para comparar a diferença entre o custo e o preço de venda dos produtos no recebimento de mercadorias. Caso o percentual da diferença for maior que este parâmetro, o sistema vai bloquear o recebimento dos produtos. Se o usuário possuir a permissão: @1989 – Prosseguir com recebimento ignorando percentuais máximos de preço de venda / diferença de custo, este parâmetro será ignorado. Exemplo: Considerando um produto com o custo de 4.99 e o preço de 2.99 com a margem de 0% ele não será recebido Fórmula: (Custo – Preço) * 100) / Preço


  • Percentual máximo do preço de venda sobre o custo no recebimento de mercadorias

Quando esta opção estiver definida, o sistema vai usá-la para comparar ao percentual do preço de venda sobre o custo dos produtos no recebimento de mercadorias. Caso o percentual do preço for maior que este parâmetro, o sistema vai bloquear o recebimento dos produtos. Se o usuário possuir a permissão: @1989 – Prosseguir com recebimento ignorando percentuais máximos de preço de venda / diferença de custo, este parâmetro será ignorado. Exemplo: Considerando um produto com o custo de 1.99 e o preço de 2.99 com a margem de 0% ele não será recebido Fórmula: (Preço – Custo) * 100) / Custo


  • Abordagem do ICMS no processamento do XML

Essas opções tem como finalidade definir a forma de processamento para preenchimento da base e valor de ICMS contidos na nota fiscal recebida pelo Sistema ERP através dos XMLs enviados pelo fornecedor.

Calculado pelo ERP: O Sistema é que irá realizar o cálculo da base e valor do ICMS.

Calculado o pelo Emitente (Arquivo XML): O valores da base e valor ICMS serão preenchidos de acordo com os campos enviados pelo emitente no arquivo XML.


  • Dados de cobrança no recebimento de NF-e de operações entre lojas

Esta opção tem como objetivo definir como serão gerados os dados de pagamento no recebimento de notas fiscais entre lojas (venda e transferência) quando a origem de seus lançamentos forem o processamento de seus XMLs

Calcular pelos dados de cobrança do ERP: Selecionando esta opção, o ERP gerará as duplicatas com datas de vencimento calculadas por ele através dos dados de cobrança no cadastro da loja destinatária.

Receber os dados de cobrança do XML (quando informado): Selecionando esta opção, o ERP gerará as duplicatas com base nos dados informados no XML. Somente se os dados não existirem é que as datas de vencimento das duplicatas serão calculadas pelo ERP.

Observação Importante: No caso de transferências entre lojas, estes parâmetros só funcionarão se a opção “Gerar financeiro em operações de transferências entre lojas” estiver habilitada nas configurações de “Faturamento” nos “Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e“.


  • Percentual máximo de devolução parcial no recebimento de mercadorias

Este parâmetro tem por objetivo controlar um percentual máximo para emissão de uma nota de devolução parcial no recebimento de mercadorias. Se o usuário possuir a permissão: @2399 – Emitir devolução de compra no ato de recebimento com valor superior ao parametrizado, ou o valor informado for 0,00%, este parâmetro será ignorado. Exemplo: Considerando uma nota fiscal de compra no valor de R$ 480.00, e o parâmetro está com o percentual máximo de 10%, então se a devolução for no valor maior que R$ 48,00 NÃO será possível emitir a nota fiscal de devolução. Fórmula: (Percentual Permitido / 100 ) * Valor Total da Nota


  • Ignorar a Validação do Código de Origem do ICMS

Habilitando esta opção, o sistema permitirá o recebimento de notas fiscais com diferença no código de origem do ICMS.


Central de relatórios de produto

  • Visualização padrão da aba venda semanal por CD

Esse parâmetro serve para configurar como será a visualização da aba de venda semanal:

  • Se o parâmetro estiver como “Da própria loja” a seleção padrão será o CD e as informações carregadas serão referentes ao CD.
  • Se o parâmetro estiver como “De todas as lojas em linha do CD” a seleção padrão será “Todas” e as informações carregadas serão referentes a soma de todas as lojas na linha de compra do CD.

Cadastro de produtos

  • Tornar o código de referência do produto do fornecedor obrigatório no cadastro

Habilitando esta opção, não será possível cadastrar ou editar um produto sem informar o código de referência do fornecedor na aba de compras do cadastro


  • Subgrupo padrão para produtos de consumo interno

Este subgrupo será o padrão para produtos de consumo que forem cadastrados automaticamente pelo sistema pelo recebimento de mercadoria


  • Permitir cadastros de produtos com descrições idênticas

Habilitando esta opção, será possível cadastrar e salvar cadastros de produtos que possuam descrições idênticas


Pedido de compra

  • Período de estatística de vendas para os pedidos de compra

Quantidade de dias que será considerado como período na estatística de venda para o pedido de compra. Caso o parâmetro esteja com valor zero, será considerado 42 dias para estatística de venda


  • Tipo do prazo de entrega do pedido de compra

Dias de entrega: Utiliza dias do parâmetro (que fica visível quando a opção é selecionada) para a data final das entregas do pedido de compra. Contrato de Fornecimento: Utiliza os dias prazo de entrega do pedido mais intervalo de visita para a data final das entregas do pedido de compra.


  • Referência de custo

Esta opção define a referência de custo padrão ao criar um novo pedido


  • Validar cobertura dos itens no fechamento do pedido de compra

Habilitando esta opção, o sistema validará a cobertura na data da entrega em relação à cobertura máxima (campo pedido máximo do cadastro do produto) dos itens do pedido. Se a cobertura na data da entrega for maior que a cobertura máxima, o fechamento do pedido é bloqueado. Se o usuário possuir a permissão @1829 – Fechar pedidos com itens acima da cobertura máxima, este parâmetro será ignorado


  • Bloquear fechamento de pedido de compra quando houver produto sem preço de venda na data atual

Habilitando esta opção, o sistema bloqueia o fechamento do pedido de compra quando nele houver um produto sem preço de venda atual, mesmo que haja preço para vigorar em data posterior


  • Permitir baixa de custo pelo cálculo de acordos do pedido de compra

Habilitando esta opção, na criação de um pedido um novo tipo (Pedido de compra com baixa de custo em acordos) será ativado

  • Definir por padrão que a sugestão de compra seja usada automaticamente nas quantidades dos produtos(Opções Sim/Não sendo Sim a default)

Habilitando este parâmetro, na criação do pedido de compra a opção “Usar sugestão de compra” será selecionada como Sim por padrão. Caso este parâmetro seja desabilitado, na criação do pedido de compra a opção “Usar sugestão de compra” será selecionada como Não por padrão.


  • Trazer os valores de acordos na nova negociação ou pedido

Habilitando esta opção, quando a negociação do pedido atual possuir valores de acordos (bonificação, verba ou sell-in), estes valores serão copiados para a nova negociação na criação de um novo pedido. Caso esteja desabilitado, nenhum dos três valores de acordos será copiado para a nova negociação ou pedido ficando com valor zero em todos eles


  • Preço de venda utilizado no pedido de compra

Esta opção define qual será o preço de venda exibido na coluna preço nos pedidos de compra

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Quando selecionada a opção Futuro, ao deixar o mouse sobre o preço será exibida a data a vigorar do mesmo

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  • Enviar o pedido de compra via EDI Comercial automaticamente no ato do seu fechamento

Por enquanto, disponível apenas para as vans Neogrid e GXS OpenText


  • Trabalhar com status de aprovação do pedido

Ao habilitar este parâmetro, o pedido de compra ficará com status Em Aprovação ao ser fechado. Somente o usuário com permissão poderá alterar este status.

Enquanto o pedido estiver em aprovação não será possível:

  • Editar
  • Imprimir
  • Enviar por Email/EDI
  • Utiliza-lo para o recebimento de mercadorias

Ao desabilitar este parâmetro os pedidos em aprovação retornam para o status ABERTO.


  • Trabalhar com preço especial a partir de quantidade definida na negociação de compra do item

Ao habilitar este parâmetro, será disponibilizada a alteração do preço especial a partir de quantidades definidas como critério para aplicação deste preço de venda diferenciado.


  • Observação padrão na impressão do pedido

 O que for digitado neste campo aparecerá na impressão de pedido


  • Forma de cálculo da quantidade sugerida de bonificação em pedido conjugado

Cálculo que priorize o atendimento do custo com o acordo em bonificação: 

Calcula uma quantidade sugerida de bonificação que atenda o custo esperado com o acordo de bonificação, isto é, o valor negociado no pedido de compra subtraindo a porcentagem de acordo em bonificação. Exemplo: Compra de 1.000 caixas, onde cada caixa custa R$240,00 com 10% acordado em bonificação, sugestão é baseada: Fórmula:  quantidade / (1 – (acordo_bonificado_valor / (valor_bruto – desconto_total + ipi_valor + icm_fonte_valor + frete_valor + fcp_st + despesa_nao_tributada + despesa_tributada)))- quantidade, então teremos, 1000/(1-(24/(100-0+20+20+20+20+40+20)))-1000 = 111 caixas.

Cálculo que priorize a quantidade bonificada: 

Calcula uma quantidade sugerida de bonificação utilizando diretamente a porcentagem de acordo de bonificação sobre a quantidade negociada no pedido de compra. Exemplo: de 1.000 caixas, onde cada caixa custa R$240,00 com 10% acordado em bonificação, sugestão é baseada: Fórmula:quantidade * ((acordo_bonificado_valor / (valor_bruto – desconto_total + ipi_valor + icm_fonte_valor + frete_valor + fcp_st + despesa_nao_tributada + despesa_tributada))), então teremos, 1000*((24/(100-0+20+20+20+20+40+20))) = 100 caixas.


  • Demonstrar os totais de pesos bruto e líquido no preview de totalização do pedido de compra e nas impressões simplificada e completa

Habilitando esta opção, serão demonstrados os totais dos pesos bruto e líquido no preview de totalização do pedido de compra e também nas impressões simplificada e completa do pedido. Estes totais serão demonstrados por pedido, entrega e loja.

Preview de Totalização do pedido

Impressão simplificada do pedido

Impressão completa do pedido


  • Incluir os dados de faturamento das lojas na impressão do pedido de compra

Ativando este parâmetro, ao imprimir ou enviar o pedido de compra por e-mail, tanto no layout simplificado como no completo, serão acrescentados os dados de faturamento de todas as lojas do pedido.

 


  • Impedir a criação do pedido de compra com distribuição CD se o contrato de fornecimento não tiver habilitado “Distribuição CD – Cross Docking”

Habilitando esta opção, não será possível criar um pedido de compra com distribuição CD (programada ou não) se no contrato do fornecimento vinculado à negociação de compra selecionada não estiver habilitada a opção “Distribuição CD – Cross Docking”.


Recebimento de carga

  • Exibir coluna código de barra do produto unitário no recebimento de carga

Quando este parâmetro estiver habilitado, na tela de Recebimento de Carga, além do código da caixa, será exibido também o da unidade do produto


  • Quantidade de dias retroativos na data de emissão para criação de nova carga de recebimento

Através deste parâmetro o usuário definirá qual a quantidade de dias retroativos a data de emissão da nota fiscal devem ser considerados para criação de uma nova carga.

Exemplo:

Imagine que a data atual é 08/08/2016 e no recebimento de mercadorias existe uma nota fiscal com data de emissão 01/08/2016.

Caso o parâmetro esteja para considerar 7 dias retroativos a mesma será listada para criação de uma nova carga, pois o sistema listará qualquer nota fiscal nas seguintes condições:

Esteja com data de recebimento 08/08/2016 e a data de emissão seja maior ou igual a 01/08/2016 (data atual – quantidade de dias do parâmetro). 

Observação: O limite máximo de dias  retroativo a data de emissão é de 60 dias.


  • Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga

Através deste parâmetro o usuário definirá qual a quantidade de dias retroativos que pode ser listado as carga em relação a data atual.

Exemplo:

Imagine que a data atual é 27/08/2018 e no recebimento de carga existe uma carga a ser recebida com data 25/08/2018.

Caso o parâmetro esteja para considerar 13 dias retroativos a mesma será listada, pois o sistema listará qualquer carga nas seguintes condições:

Esteja com data de recebimento  27/08/2018 e a data da carga seja maior ou igual a 14/08/2018 (data atual – quantidade de dias do parâmetro).

Se o parâmetro estiver informado 0 é permitido realizar a consulta de um periodo de 31 um dias.


  • Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento de carga logística/CD

Informações da rede

Permite que o usuário altere o nome do grupo, nome fantasia e nome razão da rede. Essa informações são utilizadas por exemplo na impressão dos Acordos Comerciais:

impressaoAcordo


Contrato de Fornecimento

Definição de status padrão para criação de novos contratos de fornecimento Neste parâmetro será possível configurar qual será o status do contrato de fornecimento quando o mesmo for criado. Frisando que contratos criados a partir de um já existente não observará este parâmetro e será criado com o mesmo status do contrato que foi usado como base. Somente na criação contratos novos, isto é, sem se basear em um existente, é que este parâmetro será considerado pelo ERP.


Selecionar por padrão todas as cláusulas na criação de contratos novos Habilitando este parâmetro, ao criar um novo contrato de fornecimento, por padrão todas as cláusulas disponíveis virão selecionadas. Contratos criados a partir de outro já existente continuarão trazendo as cláusulas daquele na qual se baseou. Somente para contratos de fato novos é que valerá a habilitação deste parâmetro


Permitir segregação do desconto financeiro em tipos de desconto

Habilitando esta opção:

  • Será possível segregar o desconto financeiro do contrato de fornecimento em tipos de descontos previamente cadastrados sendo que só será possível incluir a segregação do desconto financeiro se o contrato não tiver um pedido de compra vinculado ele. Uma vez cadastrada a segregação do desconto financeiro no contrato, e for criado um pedido de compra usado este contrato, não será possível alterar a segregação e nem mesmo o próprio desconto financeiro do contrato e o usuário terá que criar um novo contrato baseado no contrato atual.

  • As notas de recebimento lançadas usando contrato com desconto financeiro segregado gerarão duplicatas de pagamento que ficarão vinculadas ao contrato com descontos segregados. Em caso de devolução de compra gerado a partir de um contrato com desconto segregado, a duplicata de cobrança também estará vinculada ao contrato de descontos segregados.

  • As duplicatas de pagamento ou cobrança geradas com descontos financeiros segregados poderão ser agrupadas com duplicatas que tenham o mesmo contrato de fornecimento vinculado ou não. Entretanto, a duplicata gerada pelo agrupamento só terá segregação do desconto financeiro se todas as duplicatas agrupadas forem do mesmo contrato de fornecimento.


Acordos de Produto

Impedir que sejam gerados acordos de produto com data de início inferior à data de hoje

Habilitando este parâmetro, ao criar um novo acordo de produto, não será possível informar em seu período uma data de início anterior à data de hoje.

Somente acordos com data de início igual a hoje ou superior poderão ser criados.

E, da mesma forma, ao editar um acordo de produto, não será possível alterar a data de início do acordo para uma data menor que hoje.


Realizar apuração de acordos de produto (SELL-IN/SELL-OUT) para geração de duplicatas de cobrança

Habilitando este parâmetro, ao fim do acordo de produto comum (não vinculado a pedido de compra), serão geradas duplicatas de cobrança no valor correspondente a todos os lançamentos registrados na conta comercial do fornecedor que estejam vinculados ao acordo de produto finalizado.

Será gerada uma duplicata com competência e contabilização de acordo com a data do fim do acordo finalizado. As duplicatas geradas serão uma para cada setor de compra representado nos lançamentos registrados.

Frisando que, lançamentos atrasados, que por acaso ocorram depois da emissão da duplicata de cobrança, como por exemplo baixa de venda atrasada ou recebimento de mercadoria com data retroativa, serão salvos normalmente na conta comercial do fornecedor, mas o serviço de gerar duplicata de cobrança não se repetirá pois, uma vez apurado, o acordo não será mais apurado novamente (exceto que a apuração seja estornada pelo cancelamento da duplicata).

Caso seja do interesse gerar duplicatas de cobrança referente estes lançamentos atrasados, elas deverão ser geradas manualmente com a opção de Transferência da conta comercial do fornecedor ou nosso cliente poderá estornar a apuração do acordo, cancelando a duplicata, pois assim o acordo será apurado novamente no dia seguinte e estes lançados serão apurados.

No caso de recebimento de pedido de compra com vínculo com acordos de produto SELL-IN, a duplicata será gerada automaticamente, logo após o recebimento da mercadoria.


Além de habilitar o parâmetro, devemos informar qual será a data de vencimento da duplicata, além do modelo de acordo comercial.


Observação: O serviço que fará a apuração automática dos lançamentos gerados rodará todos os dias às 06AM.

Através desta aba é possível visualizar todas as alterações realizadas nas configurações e os respectivos usuários responsáveis por elas.

One Response to “Parâmetros do módulo de Compras”

  1. Preenchimento da base e valor de ICMS no processamento da NF-e - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Utilizar Parâmetro Geral Atual: O ERP vai calcular no processamento do arquivo XML os totais de base e valor de ICMS respeitando o que está configurado no parâmetros de compras: […]

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