Caminho da Funcionalidade no Sistema:

DP > Gestão da Folha de Pagamento

Permissões de Usuário: MB__info

1709 – Consultar Cálculo da Folha de Pagamento

1712 – Editar Movimento de Cálculo da Folha de Pagamento

1711 – Excluir Cálculo da Folha de Pagamento

1710 – Fechar Folha de Pagamento

1708 – Incluir Cálculo da Folha de Pagamento

1713 – Visualizar Resumo do Cálculo

Através desse menu, será possível incluir os lançamentos de uma folha de pagamento ou evento assim como realizar a importação de eventos de pagamento para gerar as duplicatas de pagamento de funcionários, alem também consultar lançamentos realizados anteriormente.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os passos abaixo para consultar os eventos de pagamento:

  1. Acesse: Menu DP > Gestão da Folha de Pagamento;
  2. Nº do Cálculo: Insira o número do cálculo desejado para buscar por um cálculo específico, ou deixe esse campo “em branco” para consultar todos o números;
  3. Loja: Selecione a loja corresponde ao cálculo;
  4. Competência: Selecione a competência fiscal do cálculo;
  5. Tipo de Cálculo: Selecione o tipo de cálculo;
  6. Tipo de Pagamento: Selecione o tipo de pagamento;
  7. Status: Selecione o status do cálculo;
  8. Buscar: Após preencher os filtros conforme a necessidade, clique em .

Após carregar as informações, serão apresentadas as seguintes informações:

  • Cálculo: Número do cálculo.
  • Descrição: Descrição do cálculo.
  • Código: Número do código.
  • Vencimento: Data de vencimento da duplicata de pagamento.
  • Tipo de Cálculo: Tipo do cálculo.
  • Tipo de Pagamento: Tipo de pagamento do cálculo.
  • Proventos: Valor total dos proventos.
  • Deduções: Valor total das deduções.
  • Líquido: Valor líquido de pagamento.
  • Outros: Valor de outros lançamentos.
  • Outros Funcionários: Valor total referente a outros funcionários.
  • Provisões: Valor total das provisões.
  • Duplicatas: Valor total das duplicatas e link para visualizar as duplicatas do cálculo.
  • Operações: Operações de: “Lançar movimento“, “Editar cálculo“, “Imprimir cálculo“, “Status” e “Excluir cálculo“.

Através a coluna de operações, o usuário poderá realizar algumas ações:

Lançar movimento:

Ao clicar o ícone   será redirecionado para a tela de inclusão de lançamentos, na qual será possível incluir novos lançamentos referente ao cálculo escolhido, caso o cálculo esteja esteja com o status “Fechado“, será necessário realizar a reabertura do cálculo.

Editar cálculo:

Para editar um clique no ícone , pare ser redirecionado para a tela de inclusão de cálculo, onde o usuário poderá editar a data de lançamento, data de vencimento, código do cálculo, descrição, tipo de arquivo e anexar arquivo de eventos. A opção de editar estará disponível apenas quando o cálculo estiver com status “Aberto“.

Imprimir cálculo:

Para imprimir um cálculo, clique no ícone e selecione a “Categoria“, e o “Formato” do arquivo.

Após selecionar os filtros para impressão, clique em   para realizar a impressão.

Status:

Os cálculos apresentam dois tipos de status, “Aberto” e “Fechado“. Quando o status for “Aberto” será apresentado o ícone , caso o cálculo esteja com status “Fechado” será apresentado o ícone .

Excluir cálculo:

Essa estará disponível para para cálculos que estiverem com status “Aberto“. Para excluir um cálculo, clique em , para excluir o cálculo.

Para incluir um cálculo de folha de pagamento, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Menu DP > Gestão da Folha de Pagamento;
  2. Incluir: Clique em .

Após clicar em será aberta uma nova tela com as seguintes informações para incluir um cálculo de folha de pagamento.

  1. Loja: Selecione a loja da qual será criado a folha de pagamento;
  2. Data de lançamento: Selecione a data do lançamento da folha;
  3. Data de vencimento: Selecione a data de vencimento das duplicatas de pagamento;
  4. Código do cálculo: Insira o código do cálculo da folha de pagamento;
  5. Descrição: Insira uma descrição para a folha de pagamento;
  6. Tipo do cálculo: Selecione o tipo do cálculo;
  7. Tipo de pagamento: Selecione o tipo de pagamento;
  8. Tipo de arquivo: Selecione o tipo de arquivo;
  9. Arquivo de eventos: Em casa de importação de arquivo de evento de folha de pagamento, anexe o arquivo .CSV da folha de pagamento para realizar a importação;
  10. Salvar: Após preencher os filtros, clique em .
Observação: Quando tipo de cálculo for por funcionários será necessário informar os eventos para cada funcionário e por total do evento será preciso informar apenas o total para cada evento.
Caso o arquivo contenha críticas não será importado para o sistema.

Após salvar as informações do cálculo será possível incluir os lançamentos de cada funcionário conforme a necessidade. Ao salvar as informações serão apresentadas as seguintes informações:

  • Editar Cálculo: Opção para editar o cálculo da folha de pagamento.
  • Lançar Movimento: Lançamento dos eventos do cálculo da folha de pagamento.
  • Críticas de Importação: Críticas geradas pela importação do arquivo, caso o arquivo contenha divergências na importação. (Ex.: Funcionário não cadastrado na loja, evento não cadastrado).
  • Limpar Movimentos: Opção para limpar todos os movimentos lançados no cálculo.
  • Eventos: Consulta do Cadastro de Eventos.
  • Ocorrências: Consulta das ocorrências referente ao cálculo.
  • Encerramento: Preview da totalização dos eventos do cálculo.
  • Voltar: Voltar para a tela de consulta dos cálculos.
  • Buscar Funcionário: Digite o nome ou CPF do funcionário.
Observação: O arquivo não é obrigatório, mas se for importado, todos os eventos serão preenchidos automaticamente.

Para incluir os lançamentos dos funcionários, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Menu DP > Gestão da Folha de Pagamento;
  2. Incluir: Clique em ;
  3. Loja: Selecione a loja da qual será criado a folha de pagamento;
  4. Data de lançamento: Selecione a data do lançamento da folha;
  5. Data de vencimento: Selecione a data de vencimento das duplicatas de pagamento;
  6. Código do cálculo: Insira o código do cálculo da folha de pagamento;
  7. Descrição: Insira uma descrição para a folha de pagamento;
  8. Tipo do cálculo: Selecione o tipo do cálculo;
  9. Tipo de pagamento: Selecione o tipo de pagamento;
  10. Tipo de arquivo: Selecione o tipo de arquivo;
  11. Arquivo de eventos: Em casa de importação de arquivo de evento de folha de pagamento, anexe o arquivo .CSV da folha de pagamento para realizar a importação;
  12. Salvar: Após preencher os filtros, clique em ;
  13. Buscar Funcionário: Selecione o funcionário através do nome ou número de CPF para incluir os lançamentos;

Após selecionar o funcionário, serão apresentados os seguintes campos:

  1. Código: Selecione o código do lançamento e tecle “Enter“;
  2. Evento: Nome do evento conforme o código de lançamento;
  3. Tipo: Tipo de lançamento;
  4. Referência: Insira o valor da referência;
  5. Valor: Insira o valor do Evento e tecle Enter

Após incluir os lançamentos dos funcionários, clique no ícone de  . Após clicar para encerrar serão apresentadas as seguintes opções:

  • Valor Liquido: Valor liquido do cálculo da folha de pagamento.
  • Proventos: Código, Descrição, Referência e Valor de Proventos.
  • Deduções: Código, Descrição, Referência e Valor de Deduções.
  • Outros: Código, Descrição, Referência e Valor de Outros.
  • Outros – Funcionários: Código, Descrição, Referência e Valor de Outros – Funcionários.
  • Previsões: Código, Descrição, Referência e Valor de Previsões.
  • Encerrar Cálculo e Gerar Duplicatas: Após conferir todos os lançamentos e desejar encerrar o cálculo da folha de pagamento, clique em .

Após o sistema encerrar o cálculo, será possível visualizar as duplicatas geradas conforme os lançamentos do cálculo da folha de pagamento através do link “Ver Duplicatas.

Após clicar no link “Ver duplicatas” o sistema irá apresentar tela onde será possível acessar todas as duplicatas que foram geradas através do cálculo de folha de pagamento criado.

Para incluir um lançamento de eventos, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Menu DP > Gestão da Folha de Pagamento;
  2. Incluir: Clique em ;
  3. Loja: Selecione a loja da qual será criado a folha de pagamento;
  4. Data de lançamento: Selecione a data do lançamento da folha;
  5. Data de vencimento: Selecione a data de vencimento das duplicatas de pagamento;
  6. Código do cálculo: Insira o código do cálculo da folha de pagamento;
  7. Descrição: Insira uma descrição para a folha de pagamento;
  8. Tipo do cálculo: Selecione o tipo do cálculo;
  9. Tipo de pagamento: Selecione o tipo de pagamento;
  10. Tipo de arquivo: Selecione o tipo de arquivo;
  11. Arquivo de eventos: Em casa de importação de arquivo de evento de folha de pagamento, anexe o arquivo .CSV da folha de pagamento para realizar a importação;
  12. Salvar: Após preencher os filtros, clique em .

Após clicar em salvar o sistema apresentará uma nova tela para incluir o código e valor total do evento.

Para incluir os lançamentos, siga os seguintes passos:

  1. Código: Insira o nome ou o número do código do lançamento desejado e tecle “Enter“;
  2. Referência: Insira o valor da referência do cálculo e tecle “Enter“;
  3. Valor: Insira o valor total do evento e tecle “Enter“.

Após incluir os lançamentos desejados, clique em para encerrar o evento. Então será aberta uma tela com o resumo dos lançamentos e o botão de   . Ao clicar no botão o cálculo será encerrado.

Para visualizar as duplicatas, clique no link de “Ver Duplicatas“.

Após clicar no link será possível visualizar todas as duplicatas geradas a partir do evento de cálculo de folha de pagamento.

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