Através do menu SMS, é possível ativar e configurar o gerenciamento de disparos de SMS`s e serviços de Push notifications OneSignal, enviados aos clientes informações de determinadas etapas de seus pedidos e-commerce.
Essa funcionalidade será apenas para clientes que optarem por receber notificações via SMS ou após aceitar push notifications do e-commerce.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
E-commerce > Cadastros > Bluesoft E-commerce > SMS
Após acessar o menu, serão exibidas as seguintes informações:
Para informações de configurações da integração com o sistema OneSignal, clique.
Configurações de SMS
Para a realização da integração de SMSs, contamos com o parceiro Zenvia, uma empresa que trabalha com essa categoria de Serviço. Ao ativar esse serviço, será cobrado um valor por envio de SMS.
- Provedor de Envio de SMS: Este campo mostra o tipo de serviço que é possível habilitar para o envio de SMS, neste caso, com a Zenvia, para mais informações clique Zenvia.
- Endereço de e-mail para respostas: Neste campo será necessário preencher o endereço de e-mail responsável pelo gerenciamento das respostas de seus clientes por SMS. (Campo é obrigatório). Ex. Setor de SAC, caso o cliente retorne via SMS, será notificado no e-mail informado.

Caso preencha um formato inválido de e-mail ou não preencha, ao Ativar envio de SMS, não será possível enviar as respostas aos clientes e serão exibidos os seguintes alerta:
Segue abaixo o passo a passo para configuração no Acelerato:
Acesse o menu de Configurações > Configurações Gerais do Sistema;
Em configurações, é necessário acessar o menu de Recebimento de E-mails;

- É preciso ter integração com o Acelerato no ERP e uma conta no Acelerato que possa realizar o login;
- Configurações > Configurações Gerais do Sistema > Sub-aba Recebimento de E-mails;

3. Campo “Habilitar recebimento de chamados por e-mail” deve estar habilitados como SIM;
4. Abaixo do campo anterior, há uma mensagem mostrando o e-mail ao qual está logado, basta copiar esse endereço de e-mail e colar no campo “Endereço de e-mail para respostas” nas configurações do menu SMS.
Após configurar, ao receber uma resposta de seus clientes via SMS, será aberto um chamado com a mensagem de seu cliente no Acelerato da seguinte forma:
- Ativar envio de SMS: Serve para ativar a integração com a parceria;

Após preencher as informações, basta clicar em salvar.
Para acompanhar histórico de alterações da tela clique em .
A baixo, é possível configurar em quais etapas do pedido será enviado o SMS . Além disso, é possível alterar a mensagem enviada.
Na tabela de configurações das etapas para envio de SMS, exibimos as seguintes informações:
1.Tipo: Exibindo as etapas do pedido e-commerce em que as mensagens via SMS serão enviadas para os clientes;
2. Mensagem: Visualizar o conteúdo da mensagem que será enviada. Importante saber que o limite das mensagens não devem ultrapassar o total de 150 caracteres;
3. Ativo: Mostra o status da mensagem, se está habilitada para envio ou não;
Ao clicar no ícone é possível editar os modelos das mensagens enviadas.
Exibindo também um contador de caracteres para facilitar o controle da quantidade máxima utilizada por mensagem.
No campo “Ativo” é possível habilitar e desabilitar envio de determinado SMS.
Através do filtro “VARIÁVEIS” é possível escolher e reorganizar as variáveis que gostaria de apresentar em sua mensagem. (Nome do Cliente, Número do Pedido e Status do Pedido).

Após editar as mensagens, clique em .
Para acompanhar histórico de alterações de determinado SMS, clique em .
Obs: É permitido cadastrar 150 caracteres, esta quantidade inclui o “Nome do E-commerce” que é enviado automaticamente no início da mensagem do SMS.
No exemplo abaixo, o “Nome do E-commerce” é BluesoftDrive (13 caracteres), ou seja, a mensagem deverá ser menor que 137 caracteres, considerando o nome que será acrescentado.
Segue abaixo um modelo de SMS enviado de um pedido de e-commerce.