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Permissões de Usuário: 3518 – SMS Bluesoft e-commerce

Através do menu SMS, é possível ativar o gerenciamento de disparos de SMS`s enviados aos clientes informando determinadas etapas de seus pedidos e-commerce.

Essa funcionalidade será apenas para clientes que optarem por receber notificações via SMS. Ex. Quando o pedido for separado, avisará ao cliente que o pedido já pode ser retirado na loja.

Para fazer essa integração, contamos com o parceiro Zenvia, uma empresa que trabalha com essa categoria de Serviço. Ao ativar esse serviço, será cobrado um valor por envio de SMS.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

E-commerce > Cadastros > Bluesoft E-commerce > SMS

Após acessar o menu, serão exibidas as seguintes informações:

  • Provedor de Envio de SMS: Este campo mostra o tipo de serviço que é possível habilitar para o envio de SMS, neste caso, com a Zenvia, para mais informações clique Zenvia.
  • Endereço de e-mail para respostas: Neste campo será necessário preencher o endereço de e-mail responsável pelo gerenciamento das respostas de seus clientes por SMS. (Campo é obrigatório). Ex. Setor de SAC, caso o cliente retorne via SMS, será notificado no e-mail informado.

Caso preencha um formato inválido de e-mail ou não preencha, ao Ativar envio de SMS, não será possível enviar as respostas aos clientes e serão exibidos os seguintes alerta:

Será possível configurar esse e-mail através do serviço Acelerato, nosso sistema de Help Desk, desde que tenha integração com o ERP e utilize o Acelerto como ferramenta de controle de chamados do Supermercado.

Segue abaixo o passo a passo para configuração no Acelerato:


Acesse o menu de Configurações > Configurações Gerais do Sistema;

Em configurações, é necessário acessar o menu de Recebimento de E-mails;

  1. É preciso ter integração com o Acelerato no ERP e uma conta no Acelerato que possa realizar o login;
  2. Configurações > Configurações Gerais do Sistema > Sub-aba Recebimento de E-mails;

3. Campo “Habilitar recebimento de chamados por e-mail” deve estar habilitados como SIM;   

4. Abaixo do campo anterior, há uma mensagem mostrando o e-mail ao qual está logado, basta copiar esse endereço de e-mail e colar no campo “Endereço de e-mail para respostas” nas configurações do menu SMS.

Após configurar, ao receber uma resposta de seus clientes via SMS, será aberto um chamado com a mensagem de seu cliente no Acelerato da seguinte forma:


  • Ativar envio de SMS: Serve para ativar a integração com a parceria;
Ao ativar essa funcionalidade, será cobrado o valor de R$ 0,12 por SMS enviado.

Após preencher as informações, basta clicar em salvar.

Para acompanhar histórico de alterações da tela clique em .

A baixo, é possível configurar em quais etapas do pedido será enviado o SMS . Além disso, é possível alterar a mensagem enviada.

Na tabela de configurações das etapas para envio de SMS, exibimos as seguintes informações:

1.Tipo:  Exibindo as etapas do pedido e-commerce em que as mensagens via SMS serão enviadas para os clientes;

2. Mensagem: Visualizar o conteúdo da mensagem que será enviada. Importante saber que o limite das mensagens não devem ultrapassar o total de 150 caracteres;

3. Ativo: Mostra o status da mensagem, se está habilitada para envio ou não;

Ao clicar no ícone é possível editar os modelos das mensagens enviadas.

Exibindo também um contador de caracteres para facilitar o controle da quantidade máxima utilizada por mensagem.

No campo “Ativo” é possível habilitar e desabilitar envio de determinado SMS.

Através do filtro “VARIÁVEIS” é possível escolher e reorganizar as variáveis que gostaria de apresentar em sua mensagem. (Nome do Cliente, Número do Pedido e Status do Pedido).

Após editar as mensagens, clique em .

Para acompanhar histórico de alterações de determinado SMS, clique em .

Obs: É permitido cadastrar 150 caracteres, esta quantidade inclui o “Nome do E-commerce” que é enviado automaticamente no início da mensagem do SMS.

No exemplo abaixo, o “Nome do E-commerce” é BluesoftDrive (13 caracteres), ou seja, a mensagem deverá ser menor que 137 caracteres, considerando o nome que será acrescentado.

As mensagens só serão enviadas para clientes que habilitarem em seu cadastro ou na edição do perfil a opção de receber envio de SMS.

Segue abaixo um modelo de SMS enviado de um pedido de e-commerce.

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