Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Transferência entre Lojas > Devolução > Estoque de Troca
Pela tela de Devolução de Transferência entre Lojas é possível realizar a devolução de mercadorias transferidas entre matriz e filial, que estão no Estoque de trocas da loja emitente da devolução.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Transferência entre Lojas > Devolução > Estoque de Troca
Primeiramente, informar os campos com as informações da nota fiscal.
- Loja de origem- Destinatária da devolução (Neste caso, a loja origem é a loja que deu início a operação, ou seja, a loja que emitiu a transferência, e neste momento irá receber a devolução)
- Loja de destino – Emitente da Devolução (Neste caso, a loja destino é a loja que recebeu / deu entrada na transferência e neste momento irá devolver a mercadoria)
- Produto(s)
- Período de emissão da nota de entrada
- Nº dos lotes de troca ( Informe os número dos lotes separados por Enter (↵), Vírgula ( , ) ou Espaço)
- N° dos lotes de separação de troca ( Permite selecionar um ou mais lotes de separação de troca).

A realização de devolução de transferência entre lojas também é possível por meio de lojas com endereçamento logístico.

2) Após informar as opções no cabeçalho, clicando em PROSSEGUIR, serão listados os produtos selecionados e virá selecionada, na coluna “Número NF”, a nota fiscal de maior saldo disponível no período informado para realizar a devolução:

Atualmente não é possível proceder devolução de transferência entre lojas de produtos compostos do tipo produção com baixa na venda e descarte. Em breve, será desenvolvida esta operação. Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, Clique aqui.
Caso não seja encontrada nota fiscal de origem no período selecionado, o item será demonstrado com uma exclamação:

É possível alterar a nota fiscal de origem para devolução clicando em BUSCAR NF:

- Somente produto unitário: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado.

- Todas as embalagens: Listará as notas fiscais recebidas no período mencionado com o produto unitário informado ou suas caixas.

Se necessário é possível obter notas fiscais em períodos anteriores clicando em OBTER NOTAS FISCAIS ANTERIORES:

-Apenas serão listadas notas fiscais que possuem saldo a ser devolvido.
-Clicando sobre esse botão, baseado na data inicial escolhida no inicio do processo, o sistema irá retroceder 90 dias e usará essa data como inicial para a nova busca.
Após selecionar a nota fiscal clique em CONFIRMAR.
3) Após selecionar o item e preencher o campo Qtd a ser devolvida, clique em PROSSEGUIR PARA FATURAMENTO seguindo de Sim, Continuar, para visualizar o preview da nota fiscal:


A quantidade a ser devolvida do item não pode ser maior que a diferença entre a quantidade de entrada e a quantidade já devolvida e o saldo de estoque. Caso seja inserido um valor maior, a quantidade será zerada :

- Preview da Nota Fiscal:

Para completar a operação clique em FATURAR NOTA FISCAL.
Utilizando Lotes de Separação de Troca
O campo Ṇ° dos lotes de separação de troca permite selecionar um ou mais lotes referentes a loja de destino.

Caso um produto esteja sem saldo de estoque de troca, o sistemá apresentará a mensagem informando qual o produto e a qual lote ele pertence. Caso o usuário tenha a permissão 3598 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Alterar Quantidades e seleção de itens recebidos de lotes de separação de troca, será possível alterar os produtos selecionados e também a coluna de Qtd a ser devolvida.

Caso o usuário tenha a permissão 3599 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Ignorar itens do lote de separação de troca sem saldo, será possível ignorar os itens sem saldo de troca, e prosseguir para o faturamento dos demais itens presente no lote.

- Caso um produto esteja presente em mais de um lote, o campo Qtd a ser devolvida irá mostrar a soma desse item, e o campo provisoriamente não permitirá edição.
- Caso seja selecionado um lote de separação, onde o produto esteja com o saldo de trocas negativo, o comportamento será o mesmo descrito para um item sem saldo de trocas.
- Caso seja selecionado mais de uma nota fiscal de origem e não tiver permissão para alterar o campo de quantidade, automaticamente iremos completar as linhas com a quantidade faltante para completar a quantidade do lote de separação;
A quantidade a ser devolvida do item não pode ser maior que a diferença entre a quantidade de entrada e a quantidade já devolvida e o saldo de estoque. Caso seja inserido um valor maior, será exibida a validação informando os itens com as quantidades incorretas:
Movimentação do Estoque
Conforme mencionando anteriormente, essa nota fiscal tem como objetivo realizar a devolução de produtos que estão no estoque de trocas da loja emitente da devolução.
Para ficar mais fácil a compreensão do que acontecerá na emissão e recebimento dessa nota fiscal, vamos a um exemplo:
- Loja Origem: LOJA 4 – BLUESOFT
- Loja Destino: LOJA 930 – BLUESOFT
- Produto: FRUTA DO CONDE KG
- Estoque de Trocas: 25,340kg (loja origem)
Usando o módulo a LOJA 4 – BLUESOFT irá devolver o estoque total de trocas para a LOJA 930 – BLUESOFT (loja originaria da entrada da mercadoria).
1) Ao confirmar o faturamento da nota fiscal, o estoque de trocas da LOJA 4 – BLUESOFT será debitado ficando com saldo zero.
2) Ao confirmar o recebimento da nota fiscal, o estoque de trocas da LOJA 930 – BLUESOFT será creditado ficando com saldo 25,340kg.
Após confirmar o recebimento da nota fiscal, a LOJA 930 – BLUESOFT poderá fazer quaisquer processo de troca com o produto enviado. Exemplo: emissão de nota fiscal de devolução após recebimento (Troca) para o fornecedor de troca padrão do produto.
Preencher / Zerar Quantidades
O módulo conta com funções para facilitar o preenchimento das quantidades a ser devolvidas.
O preenchimento pode ser feito item a item, ou em todos ao mesmo tempo:

Nas configurações do módulo Estoques e NF-e em “Parâmetros do módulo Estoques e NF-e” na aba “Trocas”, temos o parâmetro “Validar a quantidade da devolução de troca em relação a quantidade do lote”, caso ele esteja ativo, clicando sobre o botão ele irá preencher a quantidade na coluna “Qtd a ser devolvida” com a menor quantidade entre: Quantidade de saldo da nota referenciada, saldo de estoque de troca ou quantidade do lote.
Caso o parâmetro esteja inativo irá preencher a quantidade na coluna “Qtd a ser devolvida” com o “Saldo de estoque”, caso ele não exceda a quantidade de saldo da nota referenciada. Se exceder, a quantidade preenchida será o saldo da nota referenciada.
Para saber mais sobre a utilização do parâmetro clique aqui.
Clicando sobre o botão ele irá zerar o campo “Qtd a ser devolvida” do item.
Clicando em ZERAR QUANTIDADES ele irá zerar o campo “Qtd a ser devolvida” de TODOS os itens.
Clicando em PREENCHER QUANTIDADES ele irá preencher as quantidades na coluna “Qtd a ser devolvida” de TODOS os itens seguindo o mesmo comportamento do botão .
Informando o número de um lote de troca
Ao preencher o número de lote de troca, todos os produtos pertencentes a esse lote serão adicionados para geração de devolução.
Exemplo de Lote:

Após o preenchimento e clicar em prosseguir, os itens virão pré selecionados e a quantidade presente no lote de trocas será preenchida automaticamente na coluna Qtd a ser devolvida:

Para editar a seleção e quantidade dos itens, será necessária a permissão 3639 – Devolução de Transf/Venda entre lojas – Alterar Quantidade ou Preencher Quantidades quando utilizar lote de troca.
Observações:
- Caso o usuário não tiver as permissões abaixo não será possível visualizar nos detalhes da nota a Contabilização e a Escrituração Fiscal.
- As devoluções realizadas sempre serão feitas em unidades.
- A natureza da operação nesse tipo de nota fiscal terá o texto (Troca) em seu final para facilitar a conferência.
1169 – Escrita Fiscal – Consultar Conferência
1471 – Consulta de Lançamentos Contábeis.
Recebimento de Mercadorias:
Nesse tipo de Operação também é possível receber e incluir a nota fiscal pelo módulo de recebimento de mercadorias consultando o processamento da NF-e, conforme é feito com notas de fornecedores comuns, caso o arquivo XML da nota seja enviado para o e-mail da loja de destino, é possível incluir e receber por carga se a inclusão for feita por arquivo XML.
A única diferença relacionada as notas de fornecedores comuns é que não será necessário vincular pedidos de compra no lançamento.
Geração de financeiro em operações de transferência entre lojas
Quando o parâmetro Gerar Financeiro para operações de Transferência entre Lojas estiver habilitado, ao gerar a nota fiscal será gerada uma duplicada de recebimento contra a loja destinatária da mercadoria.

Devolução de transferência com mais de uma nota fiscal
É possível realizar uma devolução de venda entre lojas do mesmo produto utilizando mais de uma nota fiscal de origem. Ao selecionar mais notas de origem, o produto terá mais linhas de acordo com a quantidade de notas fiscais de origem selecionada.

Após selecionar as notas de origem e seguir para o faturamento, tanto o preview da nota quanto a nota fiscal faturada irão exibir mais linhas dos produtos que possuem mais de uma nota fiscal de origem selecionados.


Ao passar o mouse sobre os produtos exibidos nas notas fiscais, tanto as notas fiscais de devolução quanto as de entradas de devolução, irão apresentar um texto que indica qual a nota origem do produto.

Movimentações da loja que emitiu a devolução de um produto com mais de uma nota fiscal de origem

Movimentações da loja que deu a entrada nas devoluções de um produto com mais de uma nota fiscal de origem

- Ao selecionar mais de uma nota de origem para um produto, o saldo de estoque é o mesmo para ambas as origens, não sendo possível devolver uma quantidade maior que o saldo de estoque do produto.
Alteração do Estoque de Segurança do Produto Através da Devolução Entre Lojas
O usuário com a permissão 3718, conseguirá alterar o Estoque de Segurança do Produto através da tela de Devolução entre Lojas.
Ao clicar na coluna “Estoque de Segurança” será possível alterar o seu valor. Frisando que este estoque de segurança é da Loja Destino (emitente da devolução).


O valor será alterado e refletido diretamente no Cadastro do Produto, na aba Sortimento, no campo “Qtde. Estoque de Segurança” referente a loja identificada acima como a Loja Destino (Emitente da devolução).
Reforma Tributária
Com a implementação dos novos tributos da Reforma Tributária (IBS e CBS), o processo de emissão de Devolução de Transferência entre Lojas foi atualizado para garantir a conformidade fiscal e eliminar a necessidade de ajustes manuais.
O principal objetivo é que a nota de devolução “espelhe” a tributação da nota fiscal de saída original, para anular os registros gerado anteriormente.
Ao emitir uma Nota Fiscal de Devolução de Transferência entre Lojas, o sistema agora realiza as seguintes ações:
No Preview do Faturamento: Antes da emissão, o sistema acrescenta e preenche automaticamente os campos referentes aos novos tributos: ‘Base de Cálculo do CBS’, ‘Alíquota do CBS’, ‘Valor do CBS’, ‘Base de Cálculo do IBS’, ‘Alíquota do IBS’ e ‘Valor do IBS’.

Lógica de Cálculo: Os valores de IBS e CBS não são recalculados; em vez disso, o sistema busca os dados do grupo da nota de saída original e os copia para a nota de devolução.
Devolução Parcial: Em casos de devolução parcial, os valores da base de cálculo e dos impostos são ajustados proporcionalmente à quantidade de produtos devolvidos.
Geração do XML: O XML da nota de devolução (finNFe=4) é gerado com o grupo para cada item e com os totais no grupo , preenchidos com os valores espelhados ou proporcionalizados.
Itens de Patrimônio: Se o item devolvido for classificado como de patrimônio, a lógica de espelhamento de IBS e CBS é aplicada, e a movimentação para controle patrimonial é registrada adequadamente
Notas Antigas: Para devoluções de notas de transferência originais emitidas antes da vigência do CBS/IBS, os campos e valores referentes a esses novos impostos no preview, no XML não serão calculados e nem visíveis.
Cancelamento de Devoluções:
O processo de cancelamento de uma nota de devolução foi ajustado para anular e reverter os efeitos dos novos tributos (IBS e CBS) de forma espelhada à sua aplicação original, além dos impostos já existentes (ICMS, PIS, COFINS).
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.
Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft.