Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF > Trocas > Estorno de Trocas

Permissões de Usuário: MB__info
1908 – Estorno de Troca
101 – Troca Consultar

 

A opção de Estorno de Trocas tem como finalidade voltar o estoque do produto incluído na trocas para o estoque normal.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Estoques e NF > Trocas > Estorno de Trocas

Tipos de Movimentos:

Troca Entrada Armazenar na Loja: Este tipo de movimento retira o estoque disponível do produto na loja e envia para o estoque de trocas da loja, podendo emitir uma nota fiscal de trocas após o recebimento ou enviar para a conta do fornecedor. 

Troca Descarte (Perda): Este tipo de movimento retira o estoque disponível do produto na loja e envia para o descarte, não havendo possibilidade de emitir uma nota fiscal de trocas após o recebimento ou enviar para a conta do fornecedor. 

Trocas para a Conta do Fornecedor: Este tipo de movimento retira o estoque disponível do produto na loja e envia para  a conta do fornecedor através de um acordo comercial. 

Troca Conta Fornecedor: Este tipo de movimento retira o estoque disponível do produto na loja e envia para a conta do fornecedor.

Na tela de consulta é possível consultar por Loja, Produto, Período, Status e Tipo de Movimento.

estornar

Na consulta constam os produtos incluídos no estoque de trocas com os movimentos de Troca Entrada Armazenar na Loja, ou Descarte de Trocas e ou enviados para a Conta do Fornecedor.

prod

Para efetuar o estorno de trocas do produto, basta selecionar os produtos para estorno e clicar no botão de Estornar Movimentos Selecionado;

Há um parâmetro para não permitir que o estorno de entrada de trocas gere estoque de trocas negativo:

Parâmetro do módulo de Estoques e NF-e > Configurações > Parâmetros do módulo de Estoques e NF-e > Trocas

Se o parâmetro estiver habilitado não será possível realizar o estorno caso a quantidade do mesmo seja maior que a quantidade do estoque de trocas.

 

estornar

Ao fazer o estorno de trocas do produto, será informado na tela o usuário que confirmou e o ícone com a contabilização do estorno, quando houver movimento de contabilização, para os movimento de descartes não há contabilização.

user

Na ficha de movimento de estoque do produto constará o movimento de Estorno de Trocas, conforme imagem exemplo abaixo.

mov

Vale lembrar que para estornar um movimento de Descarte (Lixo) que está vinculado a uma Nota Fiscal de Perda é necessário cancelar a NF para realizar o estorno:

descarte

 

Informações Importantes

Para lojas que são CD com endereçamento logístico, e efetuaram o lançamento das trocas utilizando os endereços logísticos dos produtos, ao estornar o lançamento, os produtos serão enviados para o endereço logístico de origem.

 

Comments are closed.