Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Inventários > Incluir Inventário de estoque

Permissões de Usuário: MB__info

1863 – Congelamento de Inventário
1393 – Estornar inventário
192 – Inventário Consultar
18 – Inventário Excluir
20 – Inventário Incluir
1864 – Refazer Imagem de Inventário Congelado

No inventário de estoque físico é possível fazer a inclusão de itens por área de venda, esta funcionalidade só estará disponível quando a configuração do Mapeamento de Áreas de Lojas estiver definido por produto e quando o inventário for parcial.

Para saber mais sobre o Mapeamento de Áreas de Lojas, clique aqui.

Caso o Mapeamento de Áreas de Lojas estiver definido como produto na tela de inclusão de inventário de estoque ao selecionar a opção Parcial o campo “Inclusão de Itens por área de venda?” ficará disponível.

A criação do inventário Parcial por Área de Venda não é permitido que seja aberto um inventário para mais de uma loja simultaneamente, caso tente ser realizada essa operação uma mensagem será exibida:

Ao prosseguir com a criação do inventário na tela de Inclusão Parcial de Itens por área de venda no Inventário serão listadas todas as áreas de venda com seus respectivos itens cadastrados para a loja em questão.

Para saber mais sobre o Cadastro de Áreas de Vendas, clique aqui.

A inclusão dos itens pode ser realizada tanto pela área de venda total quanto por itens específicos de uma área de venda, no exemplo abaixo são listadas duas Áreas de Venda sendo elas, KITS PROMOCIONAIS e ILHAS onde ao expandir são exibidos os itens dentro das respectivas áreas.

Observação: Caso o usuário queira realizar o inventário por Área de Venda fazendo o agrupamento com caixas, as caixas só serão inseridas no inventário se as mesmas estiverem incluídas nas áreas de venda, caso contrário só serão incluídos os itens unitários.

Para ilustrar, no exemplo abaixo foram incluídos as duas áreas de venda totais e também um item de cada área de venda separando-os por Áreas de venda e Produtos.

Nos casos de inventário por área de venda os lotes são fixos agrupados por Área de Venda e ao prosseguir na Visualização de Lotes as áreas de venda completas incluídas são agrupadas e os itens que são inseridos separadamente ficam em um lote sem descrição.

Nada se altera no fluxo de processamento e fechamento do inventário, abaixo a tela de Análise de Contagem do Inventário com os itens inseridos nos passos anteriores.

É importante ressaltar que a crição do inventário Parcial com itens por área de venda poderá ser realizado juntamente com todas as opções já existentes, tais como:

  • Incluir somente produtos com estoque negativo
  • Incluir produtos inativos
  • Apenas produtos em linha de loja
  • Congelar imagem de estoque ?

No exemplo acima será realizado um inventário com a inclusão de itens por área de venda porém somente os itens em linha de loja que serão incluídos nos lotes do inventário.

Essa funcionalidade de Inclusão de itens por área de venda só está disponível para o Inventário de estoque próprio, todos os demais tipos de inventários como, estoque de terceiro, estoque com endereçamento logístico e inventário de troca não possuem esse recurso.

Leave a Reply