Estoques e NF-e > Cadastros > Locais de estoque

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

1700 – Consultar Local de Estoque

1701 – Incluir Local de estoque

Locais de Estoque tem a finalidade de identificar áreas em que as lojas armazenam seus produtos. É necessário realizar o cadastro, para realizar operações como Endereçamento Logístico

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Clicar no Botão “Incluir”
  2. Selecionar a Loja
  3. Informar uma Descrição para o setor
  4. Clicar no botão “Salvar”

 

 

Inicialmente cada loja cada loja possui apenas um local de estoque, mas é possível cadastrar quantos locais for preciso.
No exemplo, da loja acima a mesma possui dois locais de estoque.

O local de estoque é utilizado no cadastro da loja para indicar em qual local é realizado o recebimento e qual é utilizado para realizar a baixa de venda das mercadorias.

Na aba Loja/Logística é definido:

Local de Estoque Padrão:  definição do estoque padrão da loja, ou seja, local padrão de entrega utilizado pelo módulo de Recebimento de Mercadorias ao confirmar a Nota Fiscal;

Local de Estoque para a Baixa de venda: definição de qual local de estoque deve ser realizado a baixa do estoque do produto vendido, ou seja de qual local deve ser debitado o estoque ao realizar a baixa de venda do PDV.

Depois de cadastrados os locais de estoque, em toda operação que movimente estoque será preciso informar qual é o local de estoque. É também possível fazer Movimentações Horizontais, ou seja, movimentar o estoque de um local de estoque para outro, através da Distribuição Forçada.


Para lojas que são Centro de Distribuição  Logístico e utiliza endereçamento logístico é necessário configurar quais são os endereços logísticos de Armazenagem e Patrimônio.

Esses endereços serão utilizados em processos como o Gerar lote de demanda no recebimento de cargas, Endereçamento de Paletes:

Transferência de Ativos e Patrimônios.

Para poder informar o endereços de armazenagem e patrimônio clique sobre o botão representado pelo ícone de lapis. Informe o endereço de armazenagem e patrimônio e clique em salvar. Duvidas de como criar endereço logístico clique aqui.

 

Existe uma parametrização(em processo de desenvolvimento)  realizada pela bluesoft onde é possível configurar o “Tipo de controle Logístico”, ou seja,  qual o conceito a ser utilizado em cada local de estoque.

 

Os conceito são:

Local: Indefinido, uma vez parametrizado o local como indefinido é utilizado os parâmetros no qual foi configurado no modulo WMS ou seja se foi parametrizado que a loja usa endereçamento logística é necessário informar os endereços de armazenagem e patrimônio.

 

Local: Endereçamento Logístico, quando parametrizado os produtos recebidos são armazenados no fator de estoque do recebimento, com data de validade e número de palete.

 

Local: Unificado, utiliza endereço único para controle dos produtos. Qualquer movimento logístico irá armazenar o produto em quantidade unitária, sem data de validade e sem número de palete.

 

Importante:

Não é permitido utilizar o mesmo endereço logistico de armazenagem e patrimônio.

Quando o endereço de patrimônio houver produto não é permitido alterar o endereço, pois não é possivel movimentar item de patrimônio.

Endereço de armazenagem é possivel alterar o mesmo quando houver produto a endereçar.

Caso não houver produto no endereço de patrimônio é possivel remover o endereço de armazenagem e patrimônio.

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed.