Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e
Número – Nome da Permissão
A Nota Fiscal de Despesa com Consumo tem como objetivo facilitar o lançamento de pequenas despesas de uma loja ou setor, sem a necessidade de criar contratos financeiros de despesa. Assim, é possível transformar uma NF-e em uma despesa com consumo.
Para manter a integridade de valores, o XML enviado pelo fornecedor será usado para calcular o valor da duplicata que será gerada no fechamento da nota fiscal.
Como se trata do lançamento de uma despesa, e não da compra de produtos do tipo consumo, esta opção não dará a possibilidade de devolução no ato do recebimento. Trata-se apenas de uma forma de agilizar lançamentos de notas fiscais como despesas (sem a necessidade de se criar contratos financeiros). Logo, esta facilidade não substitui a compra de mercadorias de consumo onde há a necessidade do cadastro de produto e do pedido de compra.
Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o cadastro do fornecedor e informar que o mesmo deve permitir o lançamento de notas fiscais de despesa com consumo:
2) Acessar o módulo Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e
3) Após preencher os filtros para localizar a nota fiscal que se deseja lançar, devemos clicar em BUSCAR.
4) O status da nota fiscal deve estar como Receber
para que o ícone de transformação da nota fiscal apareça ![]()
5) Clicando no ícone
o usuário deve confirmar se deseja realmente alterar o tipo da nota fiscal selecionada:
6) Clicando em SIM, o usuário será redirecionado automaticamente para a totalização do itens:
7) Na totalização é possível visualizar os produtos, quantidades, custo unitário e total dos produtos enviados pelo fornecedor no XML:
Terá disponível o botão ‘Base de Cálculo PIS e COFINS’, onde o usuário poderá alterar a CST, alíquota, percentual ou base de cálculo para crédito do imposto.
E além disso, há o botão de ‘Detalhe da Contabilização’, onde o usuário poderia vincular um mapeamento contábil específico desde que tenha sido cadastro antes na tela de Mapeamento de Operações que não controlam estoque e poderá vincular um centro de resultado pela Matriz de Rateio ou configurar manualmente, conforme segue:
Ao acessar a tela de Detalhe da contabilização será necessário clicar em ‘Editar’ para realizar os vínculos:
Ao clicar em Editar, a tela de mapeamento será exibida e os vínculos poderão ser feitos nas situações abaixo:
- Um Mapeamento que já tenha uma matriz de rateio de centro de custo vinculado em seu cadastro:
- Um Mapeamento sem nenhuma matriz de rateio vinculada:
- Uma Matriz de rateio de centro de resultado sem informa um mapeamento de operação:
- Definir o rateio individual dos centros de custos em tela:
Ao finalizar os vínculos basta clicar em Salvar e depois feche a tela de Detalhe da Contabilização:
Seleção de Contratos de Fornecimento
É possível selecionar um contrato de fornecimento antes de concluir a confirmação da nota fiscal. Para isso devemos clicar sobre o botão DESVINCULAR/VINCULAR CONTRATO DE FORNECIMENTO
Após selecionar o contrato desejado, devemos clicar em VINCULAR CONTRATO:
Após isso será possível visualizar o contrato selecionado:
Para desvincular o contrato selecionado, devemos clicar em DESVINCULAR/VINCULAR CONTRATO DE FORNECIMENTO seguido de DESVINCULAR CONTRATO:
Seleção de Contratos Financeiros (serviço)
Caso a nota fiscal recebida possua itens com CFOP de serviço (5.933 ou 6.933) será necessário selecionar um contrato de serviço. Para isso deveremos clicar no botão ![]()
Serão listados os contratos financeiros do tipo Tomada de Serviço Estadual vinculados ao fornecedor da nota fiscal:
Para esse tipo de lançamento é obrigatório o preenchimento do campo Tipo do Serviço no SPED para preenchimento do registro 0200 do campo 11 do SPED:
Esse campo pode ser preenchido previamente no cadastro do contrato financeiro:
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios, basta clicar em SALVAR:
8) Para completar a operação, clique em CONFIRMAR e em seguida SIM:
Ao confirmar está nota fiscal serão geradas as seguintes informações:
- Duplicata de pagamento ao fornecedor
Importante:
O Vencimento da Duplicata irá utilizar os dados da Aba cobrança do Fornecedor, caso NÃO seja selecionado um contrato de fornecimento.
- Escrita Fiscal
- Contabilização
- Detalhe do Mapeamento
Nesta aba será possível consultar os mapeamentos que foram vinculados durante o recebimento:
Para contabilização da nota fiscal serão utilizados os seguintes mapas contábeis:
- MERCADORIAS PARA CONSUMO INTERNO
- CONTAS A PAGAR
Caso a nota fiscal recebida possua itens com CFOP de serviço (5.933 ou 6.933), o valor referente ao serviço será contabilizado na conta de despesa (DLP) informada no contrato:
Para este tipo de nota fiscal, NÃO será possível realizar nenhum processo posterior usando ela como referência. Exemplos (Remessas, Retornos, Devoluções, e qualquer operação que tenha como objetivo utilizar os produtos desta nota fiscal) Para este tipo de operação NÃO há devolução no Ato para o fornecedor. Caso necessário, poderá realizar a Devolução Após o Recebimento. Ao confirmar está nota fiscal NÃO serão criados movimentos de estoque.
Vínculo de Solicitação de Compra E-Procurement
Ao receber uma Nota Fiscal de Despesa com Consumo, será possível vincular e consumir o saldo disponível de uma Solicitação de Compra E-Procurement.
No momento do recebimento, na tela de totalização dos itens, teremos a opção “Vincular Solicitação de Compra E-Procurement”:

Ao clicar, será exibida uma janela informando as solicitações e seus respectivos saldos disponíveis para consumo:

Teremos as colunas:
- Número: O número do item na solicitação de compra e-procurement.
- Loja: Loja em que foi criada a solicitação de compra e-procurement.
- Data de Emissão: Data de emissão da solicitação de compra e-procurement.
- Usuário Emissão: Usuário que criou a solicitação de compra e-procurement.
- Fornecedor: Fornecedor selecionado na criação da solicitação de compre e-procurement.
- Valor Unt: Valor unitário do produto incluído na criação da solicitação de compra e-procurement.
- Quantidade: Quantidade inserida do produto na criação da solicitação de compra e-procurement.
- Saldo da Quantidade Disponível: Saldo da quantidade disponível para ser consumido da solicitação de compra e-procurement.
- Quantidade Consumida: Campo para inserir a quantidade a ser consumida do produto da solicitação de compra e-procurement no recebimento da nota fiscal de despesa com consumo.
- Total: Valor total dos produtos que receberam uma quantidade a ser consumida no recebimento da nota fiscal de despesa com consumo.
Para realizar o vínculo da nota com a solicitação, selecione os itens e quantidades que serão consumidas.
O valor dos produtos selecionados será somado no campo “Valor Total”.
Ao inserir um valor no campo da coluna “Quantidade Consumida” o item da solicitação já será automaticamente selecionado.
Clique em “Vincular/Desvincular Solicitações”, posteriormente clique em “Vincular”:

Um alerta de confirmação será exibido:

Para confirmar o vínculo, clique no botão “Confirmar”:

Após a confirmação as quantidades selecionadas serão consumidas e será possível visualizar o saldo disponível para consumo através da coluna “Saldo da Quantidade Disponível”:

Após confirmar o vínculo será possível confirmar o recebimento da nota fiscal, caso o valor total da(s) solicitação(es) esteja igual ao valor total da nota que foi vinculada:

Após a confirmação da nota também é possível verificar nas Ocorrências da Solicitação de Compra E-Procurement, a respectiva nota e valor consumido da solicitação:

Ao excluir ou cancelar a nota o saldo será estornado para a solicitação e a mesma será desvinculada:

Ao desvincular também será possível visualizar nas Ocorrências da Solicitação de Compra E-Procurement:

Caso o valor total entre nota e o vínculo com as solicitações de compra não esteja igual, será exibida a seguinte mensagem de validação:

Também não será possível reabrir uma Solicitação de Compra E-Procurement após o vínculo com a nota fiscal:

Observações importantes:
O usuário com a permissão 3757 – Permitir confirmar NF transformada em consumo com valor diferente ao valor da solicitação de compra E-Procurement, conseguirá confirmar o recebimento da nota com os valores totais entre a solicitação de compra e-procurement divergentes.
Por padrão a permissão 3752 – Permitir confirmar recebimento de NF transformada em Consumo sem vínculo com Solicitação de Compra E-Procurement, estará habilitada.
O usuário que desejar trabalhar com a obrigatoriedade do vínculo de NF transformada em Consumo com uma Solicitação de Compra E-procurement, deverá desabilitar a permissão.
Nota Fiscal de Despesa com Consumo com Regras Fiscais ( criação de ajustes )
Ao transformar uma Nota Fiscal de Despesa com Consumo, se o fornecedor estiver com a regra fiscal habilitada, o sistema tentará encontrar uma regra fiscal vinculada a Figura Básica – Operação (BSOP).

Serão listadas regras fiscais com os CFOP: 1.556, 1.407, 2.556, 2.407 ou 1.653, 2.653 quando a operação for compra de combustível.
Inicialmente utilizaremos somente os dados da aba Ajustes Fiscais da regra fiscal encontrada, no momento da confirmação da nota.

Caso o ERP não encontre uma regra fiscal para um dos CFOP da nota fiscal, um aviso será exibido antes da sua confirmação.

Após realizar o cadastro, basta entrar novamente na nota fiscal que o sistema tentará novamente encontrar um regra fiscal que se adeque ao CFOP dos itens da nota, e caso entre, removerá o aviso da nota fiscal:

Lembrando, que isso é apenas um aviso e não impedirá o lançamento da nota fiscal sem o vínculo com uma regra fiscal se o cliente assim desejar.
A partir da versão 349.01
Foi dispobonibilizado uma nova funcionalidade que aprimora o gerenciamento de crédito de PIS/COFINS para Notas Fiscais de Despesa com Consumo (NF Mod. 55), especificamente para casos que envolvem operações com o CFOP x.653 – Compra de combustíveis ou lubrificantes por consumidor ou usuário final. Esta melhoria permitirá um controle mais detalhado e preciso do aproveitamento de créditos.
- Novo Botão para Base de Cálculo de PIS e COFINS: Na tela de confirmação da nota fiscal, adicionamos um botão denominado “Base de Cálculo PIS e COFINS”. Ao clicar neste botão, os itens com CST 70 serão exibidos para lançamentos sem regra fical. Você pode alterar a CST para 50 e informar o percentual de aproveitamento de crédito.
- Tratamento de Itens por Regra Fiscal: Para lançamentos baseados em regra fiscal, apenas itens com CST 50 serão exibidos, permitindo que o usuário defina diretamente o percentual de aproveitamento.
- Aproveitamento de Crédito para Notas Fiscais de Uso e Consumo: A nova funcionalidade permite o aproveitamento de crédito de PIS/COFINS em Notas Fiscais de Uso e Consumo, considerando a parcela como insumo.


IMPORTANTE:
O percentual de aproveitamento de crédito de PIS/COFINS deve ser informado durante o recebimento da nota fiscal. Uma vez registrado, essa informação não poderá ser editada na escrituração fiscal.
Se houver alteração na CST ou qualquer modificação na base de cálculo após o registro do percentual de aproveitamento através da escrita fiscal, a base de cálculo será automaticamente recalculada. Nesse caso, o percentual de aproveitamento previamente informado será desconsiderado.






























