Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e
Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Notas Fiscais Recebidas

Número – Nome da Permissão
1490 – Consulta recebimento do XML da NF-e
1794 – Enviar manifestação para SEFAZ
1491 – Processamento de nota fiscal eletrônica
2284 – Transformar nota fiscal em despesa com consumo
1080 – Alterar data de recebimento dentro do período parametrizado
1426 – Alterar data de recebimento para qualquer data
836 – Alterar Status Recebimento
280 – Confirmação Recebimento Incluir
1961 – Criar Pedido Baseado Na Nota Fiscal
1406 – Faturar Nota Fiscal
1931 – Imprimir romaneio
667 – Incluir carta de correção
1528 – Lançamento Conjugado em Operador Logístico
142 – Pedido Incluir
1812 – Preenchimento de Romaneio em Nota Fiscal com Carga
1989 – Prosseguir com Recebimento ignorando percentuais máximos de Preço de Venda / Diferença de Custo
1841 – Receber Nota Fiscal de Fornecedor não habilitado na SEFAZ
182 – Recebimento Consultar
187 – Recebimento Excluir
O objetivo deste artigo é explicar em mais detalhes como funciona no Bluesoft ERP, o status de aprovação da divergência no recebimento de mercadorias.
É muito comum no recebimento de mercadorias que algumas divergências de quantidade e custo aconteçam no ato do recebimento da nota fiscal.
Essas divergências podem ser a maior ou menor, e no Bluesoft ERP existem algumas configurações que podem facilitar a aprovação automática desses tipos de divergência de acordo com parâmetros informados pelo usuário.
Parâmetros do módulo de Compras
No módulo Parâmetros do módulo de Compras é possível configurar valores mínimos e máximos de divergência de preço no recebimento de mercadorias.
Podem ser escolhidos valores mínimos e máximos de divergência (em % ou em R$)
Também temos os parâmetros:
Permitir lançar diferença de preço como crédito na conta do fornecedor
Habilitando esta opção, o sistema permitirá o lançamento de crédito na conta do fornecedor no recebimento de nota fiscal quando o recebimento for em valor inferior ao do pedido.
Considerar como divergência quantidade bonificada inferior ao pedido
Habilitando esta opção, quando uma nota fiscal for lançada no recebimento de mercadorias com item bonificado, e a quantidade que está sendo entregue deste item, na nota, estiver inferior à quantidade do mesmo no pedido, será gerada uma divergência de quantidade.
Divergência de quantidade no recebimento de mercadorias
No cadastro de produtos é possível configurar um percentual máximo de divergência de quantidade superior no recebimento de mercadorias.
E o percentual de tolerância inferior que será considerado no recebimento da mercadoria bonificada.
Para entender melhor como cada uma das possíveis divergências de pedido de compra e bonificação, nessa tabela apresenta as divergências de quando o parâmetro “Considerar como divergência quantidade bonificada inferior ao pedido” esta inativo:
Para entender melhor como cada uma das possíveis divergências de pedido de compra e bonificação, nessa tabela apresenta as divergências de quando o parâmetro “Considerar como divergência quantidade bonificada inferior ao pedido” esta ativo:
Exemplos
Nota fiscal com quantidade divergente do pedido, porém dentro da tolerância do cadastro:
Quando um nota fiscal for recebida com essas condições, a divergência será aprovada automaticamente pelo sistema, e o status do produto será Aprovar (Receber a quantidade adicional):
Nota fiscal com preço divergente do pedido, porém dentro da tolerância do parâmetro:
Quando um produto estiver com divergência de preço, mas esta está dentro da tolerância, e não houver divergência de quantidade, o item não será considerado divergente.

Nota fiscal com quantidade e preço divergentes do pedido, porém ambos dentro da tolerância:
Quando um nota fiscal for recebida com essas condições, a divergência será aprovada automaticamente pelo sistema, e o status do produto será Aprovar (Receber a quantidade adicional e deixar a diferença fora da tolerância na conta do fornecedor):
Exceto se a divergência for em valor menor que o pedido e o sistema estiver parametrizado para não enviar diferença de preço como crédito para a conta comercial do fornecedor. Neste caso a opção selecionada automaticamente será Aprovar (Receber a quantidade adicional sem enviar diferença de preço para conta do fornecedor como crédito).
Nota fiscal com quantidade e preço divergentes do pedido, porém somente a quantidade está dentro da tolerância:
Quando um nota fiscal for recebida com essas condições, a divergência não será aprovada automaticamente pelo sistema, e o status do produto será Pendente:
Nota fiscal com quantidade e preço divergentes do pedido, porém somente o preço está dentro da tolerância:
Quando um nota fiscal for recebida com essas condições, a divergência não será aprovada automaticamente pelo sistema, e o status do produto será Pendente:
Nota fiscal com quantidade e preço divergentes do pedido, e ambos estão fora da tolerância:
Quando um nota fiscal for recebida com essas condições, a divergência não será aprovada automaticamente pelo sistema, e o status do produto será Pendente:
Nota fiscal com item bonificado com quantidade inferior ao pedido fora da tolerância:
Caso o sistema esteja parametrizado para considerar como divergência a quantidade bonificada inferior ao pedido. e uma nota fiscal for recebida nessas condições, a divergência não será aprovada automaticamente pelo sistema, e o status do produto será Pendente, e haverá opções específicas para aprovação do recebimento:
No caso da quantidade bonificada menor que o pedido, mas dentro da tolerância, o sistema já trará selecionadas as opções abaixo nas seguintes situações:
- Aprovar quantidade bonificada inferior ao pedido: Se o valor estiver igual ao pedido.
- Aprovar quantidade bonificada inferior ao pedido e deixar diferença de preço fora da tolerância na conta do fornecedor: Se o valor estivar maior que o pedido, mas dentro da tolerância de valor.
- Aprovar quantidade bonificada inferior ao pedido sem enviar diferença de preço para conta do fornecedor como crédito: Se o valor estiver menor que o pedido, mas dentro da tolerância de valor.