Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NFe > Rendimento Pós-Recebimento

Permissões de Usuário:

Número – Nome da Permissão

2443 – Buscar Lançamentos Contábeis Importados

Essa funcionalidade tem como objetivo possibilitar ao usuário fazer o desmembramento do item composto do tipo rendimento após o recebimento do mesmo, deste configurados para essa operação.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Devemos acessar o módulo Estoques e NFe, através do caminho: Estoques e NFe > Rendimento Pós-Recebimento:

Para buscar um rendimento feito anteriormente a tela possui os seguintes filtros:

  • Loja: Com opção “Todas” selecionada por padrão, com a opção de selecionar uma ou mais lojas.
  • Período: Já mostrando um período de 31 dias. O limite de busca será de 31 dias.
  • Produto Composto (Origem): Busca opcional de um produto. Servirá para filtrar lançamentos realizados do item composto selecionado (origem do rendimento).
  • Produto Destino: Busca opcional de um produto. Servirá para filtrar lançamentos que ao menos um dos itens de destino sejam do item selecionado.
  • Status: Com a opção “Todos”, como padrão, e as opções “Ativo” e “Estornado”
  • Nota Fiscal: Deve abrir uma tela para a busca de uma nota específica que seja do tipo recebimento de mercadorias

2) Ao clicar em incluir é preciso informar os campos para prosseguir com lançamento:

3) Para realizar o lançamento é preciso informar a quantidade e valor para realizar o lançamento:

A quantidade e valor informado deve ser correspondente ao item destino no cadastro do item composto de rendimento. É possível informar um valor maior ou menor desde que o parâmetro Tolerância de Rendimento Pós-Recebimento de Mercadorias esteja com o valor diferente de zero. Para saber mais sobre o parâmetro, clique aqui.

4) Ao finalizar o lançamento é possível verificar na ficha estoque dos produtos as movimentações de estoque:
Produto composto:

Item composição:

Importante: Como sabemos, itens destino da composição de rendimento tem porcentagens de custo diferentes entre si, afinal estes itens não tem o mesmo custo do item de origem. Exemplo: O corte picanha, apesar de ter uma proporção de quantidade pequena, tem uma proporção de valor elevada em relação a outros cortes. Desta forma, a quantidade e, principalmente, o valor do item destino, informados no lançamento, irão gerar uma saída do estoque e uma variação do custo do item composto de origem pois, de fato, a esse valor total lançado será retirado do valor total do estoque do item de origem. Essa variação já é esperada mesmo, enquanto todos os itens destino não forem lançados, devido a natureza desta operação no estoque. No entanto, é importante ter cuidado no lançamento do rendimento pós recebimento para informar quantidades e valores corretos e coerentes para, assim, evitar distorções não desejadas no custo do item de origem, bem como no estoque do item destino também.