Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Transferência Interna > Requisição

Permissões de Usuário: MB__info

2841 – Requisição de Transferência Interna
229 – Transferência Interna Incluir

O objetivo desta ferramenta é gerar requisições de transferências internas com a quantidade separada por endereço logístico.

Filtros da busca de Requisição de Transferência Interna

Número da Requisição: Toda requisição criada gera um número de requisição e o filtro permite que essa busca seja realizada através desse número

Loja: Loja que realizou a requisição, a sua seleção é obrigatória para a busca.
Somente serão exibidas as lojas em que o usuário tem acesso, caso o mesmo não tenha acesso a nenhuma loja não será possível selecionar e, consequentemente, realizar a busca.

Local de Estoque: É exibido quando selecionado uma loja que é CD e possui controle de endereçamento logístico. Locais de Estoque tem a finalidade de identificar áreas em que as lojas armazenam seus produtos.

Período: Período de criação das requisições, seu preenchimento é obrigatório para consulta e por padrão ao acessar o menu o campo exibirá o período de 1 mês.

Tipo de Transferência: Busca as requisições que foram criadas para o tipo de transferência consumo ou insumo.

Descrição: O filtro de descrição possibilita que a busca seja realizada através do nome definido como descrição da requisição no momento da sua criação.

Status: Status da requisição se a mesma esta aberta, fechado ou concluído.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu WMS > Cadastro > Manutenção de Endereço Logístico

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca de requisição.

Para incluir uma nova Requisição de Transferência Interna basta clicar sobre o botão “INCLUIR”.

A tela seguinte exibida possui alguns campos para preenchimento na criação da requisição, sendo eles:

Após clicar sobre o botão incluir o usuario é direcionado para tela de inclusão de uma nova requisição

Descrição: Possibilita inserir uma descrição para a requisição que será criada, o texto é limitado em 50 caracteres e seu preenchimento é obrigatório.

Loja: É necessário selecionar a loja para qual a requisição será criada, assim como na busca só serão exibidas as lojas em que o usuário tem acesso, caso o mesmo não tenha acesso a nenhuma loja não será possível selecionar e consequentemente realizar a inclusão da requisição. Sua seleção é obrigatória.

Local de Estoque: É exibido quando selecionado uma loja que é CD e possui controle de endereçamento logístico. Locais de Estoque tem a finalidade de identificar áreas em que as lojas armazenam seus produtos.

Setor de transferência: Define para qual setor de transferência a requisição será criada, sua definição é obrigatória.

Tipo de transferência: Define se o tipo da transferência será para consumo ou insumo, caso o parâmetro “Controlar os produtos de consumo e insumo na transferência interna” estiver habilitado o sistema só buscará produtos que tiverem o tipo de produto selecionado conforme o tipo de transferência (consumo ou insumo). Sua definição é obrigatória.

Este parâmetro esta disponível no seguinte caminho:

Estoques e NF-e > Configurações > Parâmetros do módulo de Estoques e NF-e (Aba Transferências Internas ). Para saber mais, clique aqui.

Observação: Caso necessário é possível adicionar uma observação para a requisição que esta sendo criada, essa observação será exibida posteriormente na impressão da requisição clicando sobre o botão “imprimir” e esta limitada a 400 caracteres.

Status: Exibe o status atual da requisição, se a mesma esta aberta, em separação, fechado ou concluído.

Ao preencher as informações necessárias para inclusão da requisição, basta clicar sobre o botão “SALVAR” e prosseguir com a inclusão dos produtos clicando sobre o botão “ADICIONAR PRODUTOS

Abaixo um exemplo da inclusão de alguns produtos na requisição com local de estoque do tipo endereçado:

Em seguida adicione um ou mais produto

Após adicionar os produtos para requisição as colunas exibidas respectivamente são:

Cód. Produto: Código dos produtos cadastrados no sistema.

Produto: Descrição do produto.

Und. Medida: Unidade de medida do produto, por exemplo, unidade. Somente é possivel selecionar item unitario.

Estoque disponível: Estoque disponível do produto, na inclusão de transferência interna (desktop e mobile) o estoque a ser considerado será o saldo do estoque disponível do local de estoque selecionado.

Quantidade solicitada: Quantidade a ser solicitada para requisição da transferência interna para editar a quantidade de um duplo clique.

Quantidade separada: Quantidade a ser solicitada para requisição da transferência interna quando local do tipo endereçado não é possivel editar o campo.

O produto que tem como principal finalidade uso e consumo, e não tem controle de estoque, não será listado para inclusão no lançamento de uma transferência interna, seja o objetivo da transferência o insumo ou o consumo.

Para realizar a separação clique sobre o botão separar por endereço:

Informe a quantidade no campo Qtd. à separar de acordo com o endereço desejado e clique em prosseguir com a separação.

Após concluir a separação a requisição é alterada para o status fechado e gerado uma reserva com os itens requisitados.

O campo Quantidade separada: é atualizado com a quantidade totalizada.

Opção de imprimir:

É possível realizar a impressão da requisição clicando sobre o botão “IMPRIMIR“.
Segue abaixo o exemplo do relatório disponível para impressão:

Retorne a tela anterior clicando sobre o botão voltar

É possivel excluir a requisição ou através do botão editar visualziar o lançamento dos itens. Quando endereçado não é possivel editar uma vez que a reserva do estoque ocorre após confirmar a separação.

Feito todo o processo do cadastro da requisição, incluindo os itens, definindo as quantidades solicitadas, separadas e fechando a requisição o próximo passo será prosseguir com a geração da transferência, frisando que, somente será possível prosseguir com as requisições fechadas e com ao menos um produto separado, podendo selecionar e prosseguir com mais de uma requisição de uma só vez.

Para isso basta clicar sobre a(s) requisição desejada e clicar em prosseguir:

Com a previa dos lançamento exibido clique sobre o botão confirmar
A nota é gerada

Quando selecionado um local de estoque do tipo unificado o processo de separação segue o mesmo de uma loja sem controle de endereçamento onde o usuario deve informar a quantidade separada no campo da propria grid conforme exemplo abaixo.

Nesse exemplo vamos realizar a transferência de um insumo, após informar um produto de um duplo clique no campo quantidade separada e digite a quantidade.

Com a quantidade informada clique sobre o botão fechar logo a requisição é finalizada, é possivel reabri-la e informar uma nova quantidade.

Com a requisição fechada é retornado a tela principal sendo possivel consultar a mesma para prosseguir com a finalização da mesma.

Utilize os filtros em seguida selecione a requisição desejada e clique em prosseguir

É exibido a previa de lançamento de transferência interna, clique em confirmar

É exibido a tela de confirmação da transferência realizada no caso do insumo

Leave a Reply