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2134 – Análise de Crédito

Apresentamos a nova rotina de análise de crédito para pedidos de vendas do Bluesoft ERP. Com ela, será possível ter controle de operações que possam oferecer riscos de inadimplência para a loja, aumentando a segurança dos recebimentos.

Ao finalizar um Pedido de Venda, o sistema irá gerar um movimento de análise para aprovação ou bloqueio do crédito, e portanto do pedido, nos seguintes casos:

  • Forma de Pagamentos como cheques ou boletos;
  • Pagamentos a prazo;
  • Saldo insuficiente;
  • Cliente com duplicatas em atraso ou em cartório;
  • Status de crédito no cadastro diferente de “Crédito OK”;
  • Mensagem adicionada no Pedido e direcionada para o Financeiro, ou quando o cliente possuir uma mensagem em seu cadastro no campo destinado ao Financeiro (para saber como adicionar uma mensagem para o financeiro no cadastro do cliente, clique aqui).

 

Qualquer uma das condições acima deixará o pedido em estado de espera enquanto um colaborador responsável analisa as condições do cliente em questão para que tome uma decisão.

Para faturar um pedido e gerar sua nota fiscal, é necessário que o crédito esteja aprovado.

Casos em que o crédito será aprovado automaticamente:

  • Pagamento em cartão;
  • Pagamento à vista em dinheiro;

Vejamos agora como utilizar essa ferramenta no sistema:

1. Parametrizações

O primeiro passo para utilização da análise de crédito, são as parametrizações do sistema.

Financeiro > Configurações

Temos o quadro “Análise de Crédito” que possui todos os parâmetros relacionados:

parametros

  1. Controle de Análise de Crédito: esse parâmetro identifica se a análise de crédito será utilizada ou não. Caso você não deseje utilizar a rotina, basta manter o parâmetro desativado.
  2. Títulos em atraso: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas para o cliente em questão que estejam vencidas. Podendo manter como: desativado (duplicatas em atraso não geram análise de crédito), bloqueado (os movimentos são bloqueados automaticamente) ou Incluir na Análise de Crédito (necessita aprovação).
  3. Títulos em Cartório: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas em cartório, ou seja, duplicatas que estejam vencidas a mais de uma quantidade de dias determinados.
  4. Quantidade de Dias para Considerar Títulos em Cartório: define a quantidade de dias após o vencimento deverão ser considerados para que uma duplicata esteja em cartório. Por exemplo: 30 dias.

Parâmetros do Cliente:

No cadastro do cliente, também foi adicionada uma aba referente a Análise de Crédito. Nessa aba, será possível definir:

cliente

  1. Status do Cliente: esse campo define o status do cliente, podendo ser: Liberado, Bloqueado, Devedor, Protestado ou Em Análise. Caso o cliente esteja parametrizado como bloqueado, ou “em análise, por exemplo, todas os pedidos realizados para o mesmo poderão ser automaticamente bloqueados ou enviados diretamente para análise, independente das demais regras (saldo de crédito ou forma de pagamento).
  2. Limite de Crédito: define qual é o limite de crédito para o cliente. Caso o campo esteja preenchido como zero, o cliente será considerado como ilimitado. Isto é, nunca será feito o controle de saldo de crédito para esse cliente.
  3. Limite utilizado: mostra o quanto do limite já foi utilizado pelo cliente.
  4. Saldo: mostra quanto o cliente ainda tem disponível para gasto.

 

2. Análise de Crédito

Após as parametrizações citadas, sempre que um pedido de venda for fechado, o sistema irá analisar automaticamente as condições mencionadas anteriormente. Caso seja identificada alguma dessas condições, será gerada uma movimentação de análise de crédito:

analise

Nessa tela, o colaborador responsável poderá identificar qual foi a origem da análise, qual é o cliente, qual é seu saldo de crédito disponível, entre outros.

Clicando sobre o status, é possível visualizar os motivos que geraram a análise para que facilite a tomada de decisão:

motivos

Com base nisso, o usuário poderá aprovar ou bloquear este pedido clicando nos botões botoes

O pedido de venda só poderá ser faturado, gerando nota fiscal e duplicata, caso a análise de crédito tenha sido aprovada.

Caso seja necessário, é possível estornar uma análise que tenha sido reprovada clicando no botão de estorno:

estorno

Também é possível consultar pedidos que foram liberados ou bloqueados em um determinado período utilizando os filtros:

filtros

 

Observação: a rotina de análise está disponível para os pedidos de venda Balcão e pedidos de Força de Vendas. Em breve estaremos disponibilizando também para receitas geradas a partir de contratos financeiros.

Em casos de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.

 

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