Financeiro > Análise de Crédito
Apresentamos a nova rotina de análise de crédito para pedidos de vendas do Bluesoft ERP. Com ela, será possível ter controle de operações que possam oferecer riscos de inadimplência para a loja, aumentando a segurança dos recebimentos.
Ao finalizar um Pedido de Venda, o sistema irá gerar um movimento de análise para aprovação ou bloqueio do crédito, e portanto do pedido, nos seguintes casos:
- Forma de Pagamentos como cheques ou boletos;
- Pagamentos a prazo;
- Saldo insuficiente;
- Cliente com duplicatas em atraso ou em cartório;
- Status de crédito no cadastro diferente de “Crédito OK”;
- Mensagem adicionada no Pedido e direcionada para o Financeiro, ou quando o cliente possuir uma mensagem em seu cadastro no campo destinado ao Financeiro (para saber como adicionar uma mensagem para o financeiro no cadastro do cliente, clique aqui).
Qualquer uma das condições acima deixará o pedido em estado de espera enquanto um colaborador responsável analisa as condições do cliente em questão para que tome uma decisão.
Para faturar um pedido e gerar sua nota fiscal, é necessário que o crédito esteja aprovado.
Casos em que o crédito será aprovado automaticamente:
- Pagamento em cartão;
- Pagamento à vista em dinheiro;
Vejamos agora como utilizar essa ferramenta no sistema:
1. Parametrizações
O primeiro passo para utilização da análise de crédito, são as parametrizações do sistema.
Financeiro > Configurações
Temos o quadro “Análise de Crédito” que possui todos os parâmetros relacionados:
- Controle de Análise de Crédito: esse parâmetro identifica se a análise de crédito será utilizada ou não. Caso você não deseje utilizar a rotina, basta manter o parâmetro desativado.
- Títulos em atraso: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas para o cliente em questão que estejam vencidas. Podendo manter como: desativado (duplicatas em atraso não geram análise de crédito), bloqueado (os movimentos são bloqueados automaticamente) ou Incluir na Análise de Crédito (necessita aprovação).
- Títulos em Cartório: define o que deve ser feito quando houverem duplicatas em cartório, ou seja, duplicatas que estejam vencidas a mais de uma quantidade de dias determinados.
- Quantidade de Dias para Considerar Títulos em Cartório: define a quantidade de dias após o vencimento deverão ser considerados para que uma duplicata esteja em cartório. Por exemplo: 30 dias.
Parâmetros do Cliente:
No cadastro do cliente, também foi adicionada uma aba referente a Análise de Crédito. Nessa aba, será possível definir:
- Status do Cliente: esse campo define o status do cliente, podendo ser: Liberado, Bloqueado, Devedor, Protestado ou Em Análise. Caso o cliente esteja parametrizado como bloqueado, ou “em análise, por exemplo, todas os pedidos realizados para o mesmo poderão ser automaticamente bloqueados ou enviados diretamente para análise, independente das demais regras (saldo de crédito ou forma de pagamento).
- Limite de Crédito: define qual é o limite de crédito para o cliente. Caso o campo esteja preenchido como zero, o cliente será considerado como ilimitado. Isto é, nunca será feito o controle de saldo de crédito para esse cliente.
- Limite utilizado: mostra o quanto do limite já foi utilizado pelo cliente.
- Saldo: mostra quanto o cliente ainda tem disponível para gasto.
2. Análise de Crédito
Após as parametrizações citadas, sempre que um pedido de venda for fechado, o sistema irá analisar automaticamente as condições mencionadas anteriormente. Caso seja identificada alguma dessas condições, será gerada uma movimentação de análise de crédito:
Nessa tela, o colaborador responsável poderá identificar qual foi a origem da análise, qual é o cliente, qual é seu saldo de crédito disponível, entre outros.
Clicando sobre o status, é possível visualizar os motivos que geraram a análise para que facilite a tomada de decisão:
Com base nisso, o usuário poderá aprovar ou bloquear este pedido clicando nos botões
O pedido de venda só poderá ser faturado, gerando nota fiscal e duplicata, caso a análise de crédito tenha sido aprovada.
Caso seja necessário, é possível estornar uma análise que tenha sido reprovada clicando no botão de estorno:
Também é possível consultar pedidos que foram liberados ou bloqueados em um determinado período utilizando os filtros:
Em casos de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.