Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Cadastros de Clientes

Permissões de Usuário:

8 – Clientes Alterar

6 – Clientes Consultar

9 – Clientes Excluir

7 – Clientes Incluir

104 – Troca Excluir

3127 – Alteração de Cadastro da Análise de Crédito – Visualizar

3128 – Alteração de Cadastro da Análise de Crédito – Editar

3904 – Recalcular saldo na tela de Análise de crédito

 

Pela tela de Cadastro de Clientes é possível incluir os clientes da rede varejista. O cliente é utilizado em diversos processos do sistema, como por exemplo: Força de Vendas, Devoluções, Trocas, Clientes Fidelidade, Pagamentos com Cheques, entre outros.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1. Acessar o menu de CRM > Cadastros > Cadastros de Clientes

Primeiramente será necessário preencher os campos da Aba “Dados Gerais” e Salvar o cadastro.

2. Na Aba “Tipo de Pessoa” selecionar a opção Cliente.

3. Após selecionar o tipo de pessoa Cliente, será aberta a Aba  “Cliente”. Nela contém dados pessoais, bancários, crédito, profissionais, registro de consultas feitas no SERASA/ SPC e preferências de entrega a serem preenchidos.

4. Abaixo iremos destacar alguns campos relevantes da aba de Cliente dentro do cadastro:

4.1. Tipo de cliente:

No cadastro temos duas opções de Tipo de cliente Consumidor ou Revenda.

Para o tipo de cliente Revenda pode ter benefício de redução do ICMS quando compram as mercadorias de um Atacadista, de acordo com o Artigo 39 do anexo II do RICMS/00.

Quando o cliente é do tipo Revenda será exibida a opção para informar o tipo de Regime Tributário, com as opções Regime Normal, Simples Nacional ou Simples Nacional – excesso de sublimite da receita bruta.

Esta opção é exclusiva para a emissão de notas do módulo de Força de Vendas.

4.2. Órgão Público:
Selecionando a opção ”Sim”, deverá informar que é ESTADUAL ou FEDERAL.

Se o Órgão Publico for Estadual, ao emitir uma nota de venda a cliente o custo do produto é removido o ICMS e diminuído do valor total da nota de acordo com a legislação de ISENTO DE ICMS DEC.N.48034 DE 19/08/03 (ARQ.55 DO ANEXO I DO RICMS).
Se o Órgão Publico for Federal, ao emitir uma nota fiscal venda a cliente o ICMS não será descontado, e será calculado as Retenções Federais configuradas na Regra Fiscal ou cadastro de serviços.
Se a venda para cliente Órgão Publico Federal for de produto e não estiver ativado de Regras Fiscais não será retido impostos federais.

4.3. Código de identificação do cliente:

Essa informação é utilizada para identificar o código de fidelidade do cliente, que é utilizado no pedido de venda.

4.4. Possui cartão private label:

Este campo somente é habilitado quando o Tipo do Cliente for Consumidor, ele é um informativo que será utilizado para análise dos dados através do módulo BI.

4.5. Categoria de Clientes:
Este campo permite categorizar os clientes para a integração com a frente de caixa, podendo utilizar na inclusão do pack virtual.
4.6. Enviar para a frente de caixa
Este campo é exibido pelo parâmetro habilitado “Gera arquivos de clientes no formato CSV para a frente de caixa”.

4.7. Motivo desoneração:
Esta informação é utilizada na emissão de notas fiscais do Força de Vendas para clientes que possuem crédito na emissão da Nota Fiscal. Também é utilizada para preencher a tag motDesICMS no XML da nota fiscal.

5. Análise de Crédito:

5.1 Limite Crédito: Estes campos tem como objetivo, informar o limite de crédito, limite utilizado, saldo disponível, status do crédito para compras do cliente.

Para que essa aba esteja visível dentro do cadastro do cliente, é necessário ter a permissão 3127 – Alteração de Cadastro da Análise de Crédito – Visualizar

Para editar as informações desta aba, é necessário ter a permissão 3128 – Alteração de Cadastro da Análise de Crédito – Editar

 O limite utilizado só é liberado, quando a duplicata de convênio for quitada ou quando o cheque for compensado. Além disso, no arquivo de clientes do software de frente de caixa, o saldo e o limite utilizado é informado.

Para recalcular o saldo das informações desta aba terá um botão “Recalcular Saldo”, é necessário ter a permissão 3904 – Recalcular saldo na tela de Análise de crédito. Esse botão, ao clicar os saldos serão atualizados, esse botão atualizará as Consulta de Limites que estiver com Tipo Global ou por finalizadora.

   

5.1.1 Histórico de Crédito:

Ao clicar no ícone Detalhes, terá a opções de clicar no histórico de compra ou o Portal do Cliente(para saber mais informações sobre o portal clique aqui).

Esta integração esta disponível apenas para o sistema de Frente de Caixa Emporium , GZ Sistemas, Zanthus 

5.2 Regras na análise de crédito por duplicatas: Poderá configurar a análise de crédito por duplicata do cliente, se o mesmo mudará de status dependendo da quantidade de duplicatas ou pelo valor das duplicatas indicado na configuração. Além de algumas operações sere bloqueadas caso ultrapasse o valor estipulado, conforme as opções:

  • Data Limite para Bloqueio do Crédito: Caso status esteja ativo e indicar o status de bloqueio e a data limite, quando chegar na data limite da configuração desse parâmetro, o status da analise de credito mudará.
  • Quantidade De Duplicatas Em Aberto Permitidas: Caso status esteja ativo e indicar o status de bloqueio e desbloqueio e a quantidade das duplicatas de cobrança em aberto permitidas, ao realizar operações que ultrapassem a configuração desse parâmetro, o status da analise de credito mudará.
  • Quantidade De Duplicatas Vencidas Permitidas: Caso status esteja ativo e indicar o status de bloqueio e desbloqueio e a quantidade das duplicatas de cobrança vencidas permitidas, ao realizar operações que ultrapassem a configuração desse parâmetro, o status da analise de credito mudará.
  • Valor Acumulado De Duplicatas Em Aberto Permitidas: Caso status esteja ativo e indicar o status de bloqueio e desbloqueio e o valor das duplicatas de cobrança em aberto permitidas, ao realizar operações que ultrapassem a configuração desse parâmetro, o status da analise de credito mudará.
  • Valor Acumulado De Duplicatas Vencidas Permitidas: Caso status esteja ativo e indicar o status de bloqueio e desbloqueio e o valor das duplicatas de cobrança vencidas permitidas, ao realizar operações que ultrapassem a configuração desse parâmetro, o status da analise de credito mudará.

Importante: Para esses campos estarem visíveis, o parâmetro Análise de Crédito Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro > Parâmetros) deverá estar ativado.

6. Preferências de entrega:

Estes campos tem como objetivo, informar qual Rota o cliente está localizado, Dia, Hora para o melhor recebimento da entrega e se o mesmo receberá ou não mala direta.

A opção de Rota tem como finalidade, incluir o cliente numa determinada rota de destino, a lista é informada conforme o cadastro feito no módulo (Logística / Cadastro / Rotas).

Para saber como cadastrar um nova rota clique aqui.

Na opção de Observação/Mensagem do cliente, é possível incluir uma informação específica do cliente, para os módulos de força de vendas.

Venda Externa: Mensagens que serão exibidas nos pedidos do força de vendas.

Gerenciamento: Mensagens que serão exibidas na tela de gerenciamento dos pedidos de força de vendas.

Financeiro: Mensagens que serão exibidas na tela de análise de crédito.

Separação: Mensagens que serão exibidas na tela de ordem de separação.

Roteirização: Mensagens que serão exibidas na tela de roteirização de pedidos.

Entrega: Mensagens que serão exibidas na tela de faturamento de pedidos.

Nota Fiscal: Mensagens que serão exibidas na emissão da nota fiscal.

Na aba Fabricante, é possível incluir as informações sobre o fabricante e qual segmento o cliente está relacionado. O conteúdo informado nesta aba junto com o campo “Quantidade de checkouts” localizado na aba Dados gerais são utilizados para a exportação de arquivos destinados ao fabricante.

Para saber como cadastrar um novo segmento, clique aqui.

Na aba Dados de Cobrança, é possível informar um Responsável financeiro.
Se o cliente tiver um responsável financeiro, contratos de serviço serão gerados em nome do responsável ao invés do cliente e duplicatas de cobrança terão o responsável como sacado.

Para inserir um responsável, é necessário clicar no ícone de busca conforme imagem abaixo:

Para uma pessoa ser responsável financeiro e a forma de pagamento padrão de um cliente, tanto para venda como para devolução, ela também precisa ser um Cliente.
Na tela da busca, inserir as informações e clicar em Buscar.
Após localizar o cliente que deseja, selecione-o e clique em CONFIRMAR:

Responsável financeiro incluído, basta clica em SALVAR:

Também é possível configurar uma forma de pagamento padrão para o cliente, para vendas e devoluções, basta selecionar a forma de pagamento nos campos destacados abaixo:

Tipos de Formas de pagamento:
         1 – Boleto Bancário
         2 – Cheque
         3 – Cartão
         4 – Dinheiro

As formas de pagamentos são válidos para os módulos:  Venda Comum, Pedido Balcão e Venda a Cliente pelo WMS.

As demais abas também poderão ser preenchidas para concluir este tipo de cadastro, conforme instruções do Cadastro de Pessoas.

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