Caminho do Sistema:

Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria

Permissões de Usuário:

3613 – Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria – Consultar
3614 – Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria – Incluir
3615 – Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria – Editar
3616 – Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria – Excluir

Nesse menu o usuário poderá importar um arquivo no formato .CSV no fará a conciliação das vendas realizadas em um terminal de POS. Quando feita a conciliação os cartões que estiverem no fechamento de caixa como “Bandeira Desconhecida” serão conciliados desde que possuam em seu cadastro os códigos de Bandeira Sitef e código de Rede Sitef cadastrados.

Para que seja possível realizar o cadastro dos códigos de Bandeira e Rede Sitef, será necessário configurar o Parâmetro de: “Conciliação de cartão por arquivos de vendas POS na tesouraria?” . Para saber como realizar a configuração do parâmetro, clique aqui.

Após configurar o parâmetro, será possível incluir os códigos de Bandeira e Rede Sitef no cadastro do cartão, para saber como realizar esse procedimento, clique aqui.

Esse processo será válido apenas para arquivos enviados da Empresa Software Express, conforme o layout fornecido pela mesma.

Observação: A funcionalidade de “Editar” ainda não está disponível.

Para saber como utilizar essa funcionalidade, siga os seguintes passos para realizar a importação de um arquivo de conciliação:

  1. Acesse: Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria;
  2. Arquivo de Importação: Para incluir um arquivo, ;
  3. Importar: Após selecionar o arquivo desejado, clique em .

Feito isso o arquivo será importado e será possível realizar a consulta e conciliação da venda realizada.

Observações de Importação: Somente serão aceitas as vendas do tipo de produto “Crédito” e “Débito” que sejam finalizadas no POS, caso hajam vendas de outros tipos, ou que sejam finalizadas em TEF o arquivo será importado porém essas vendas não serão exibidas.

Para saber como realizar a consulta e conciliação das vendas após importação do arquivo, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria;
  2. Loja: Selecione a loja na qual deseja realizar a consulta;
  3. Data: Selecione a data desejada;
  4. Buscar: Após preencher os campos desejados, clique em .

Após realizar a consulta, serão apresentadas as seguintes informações:

  • Loja: Número da loja na qual a venda foi realizada.
  • Data de Venda: Data da venda.
  • Descrição do Cartão: Descrição do cartão.
  • Código da Rede: Número do Código da Rede do cartão.
  • Código da Bandeira: Número do Código da Bandeira do cartão.
  • Tipo do Produto: Tipo do Produto da venda, no caso “Crédito” ou “Débito
  • Valor Bruto: Valor bruto da venda, sem considerar as taxas da venda conforme negociação do cartão.
  • Conciliado: Se a venda está ou não está conciliada.

Feito isso o usuário poderá realizar a conciliação da venda. Ao realizar esse procedimento as vendas que estiverem aparecendo no Fechamento de Caixa como “Bandeira Desconhecida” serão conciliadas conforme o cadastro do cartão utilizado na venda, desde que tenha configurado o parâmetro de: “Conciliação de cartão por arquivos de vendas POS na tesouraria?” e realizado o cadastro da Bandeira e Rede Sitef no cadastro dos cartões.

Conforme o exemplo abaixo, no dia 18/09/2022 na loja 101 existe uma venda de R$ 500,00 no ECF 201 que está como Venda POS Crédito – Bandeira Desconhecida

Após incluir os dados da Bandeira e Rede Sitef no cartão utilizado na venda, conforme arquivo importado.

Detalhes do Cadastro do Cartão

Após clicar no botão de  a venda será conciliada desde que as informações da venda confirmem com o do cadastro do cartão utilizado na venda.

Após a venda ser conciliada, ao acessar o Fechamento de Caixa novamente, será possível visualizar que o lançamento mudou de “Bandeira Desconhecida” para “BLUESOFT CREDITO” conforme consta no arquivo de conciliação

Também será possível excluir um arquivo importado através do botão de “Excluir”

Para realizar esse procedimento, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Financeiro > Cartões > Conciliação de Cartão Arquivo / Tesouraria;
  2. Loja: Selecione a loja na qual deseja realizar a consulta;
  3. Data: Selecione a data desejada;
  4. Buscar: Após preencher os campos desejados, clique em ;
  5. Excluir: Após carregar as informações, clique em  e confirme a operação.
Observação: Não será possível excluir uma venda em específico pois o sistema valida o arquivo importado para impedir que o mesmo arquivo seja importado em duplicidade, sendo assim ao confirmar a exclusão todo o arquivo será excluído do sistema.

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