Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa

Permissões de Usuário:

3457 – Cadastrar Configurações de Fluxo de Caixa
3456 – Consultar Configurações de Fluxo de Caixa
3458 – Editar Configurações de Fluxo de Caixa
3459 – Excluir Configurações de Fluxo de Caixa

Através dessa funcionalidade será possível criar configurações para visualizar um determinado fluxo de caixa. O relatório de fluxo de caixa tem o intuito de apresentar ao usuário todas as informações de movimentações de acordo com as configurações que foram utilizadas.

Para utilizar essa ferramenta para cadastrar uma configuração de fluxo de caixa, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em .

Após clicar em será aberta uma nova janela com a seguinte informação:

  • Descrição: Insira um nome de descrição para a configuração que será criada.
  • Tipo de Configuração: Selecione o tipo Personalizado ou Modelo Padrão.
  • Cancelar: Caso queira cancelar o processo e não salvar a configuração, clique em .
  • Salvar: Após inserir a Descrição desejada para criar a configuração, clique em .

Observações:

Ao Selecionar a opção Modelo Padrão, será cadastrada todas as opções de saldos, espécies de entrada/saída compondo o saldo do dia, resultados, permissões e configurações gerais.

Saldos:

  • Saldo Bancário: Serão selecionadas todas as contas bancárias de todos os bancos, com o parâmetro de considerar apenas conciliados desmarcado e usando a data de conciliação como base.
  • Saldo da Tesouraria: Serão selecionadas todas as conta caixa (quando houver) e tesouraria de todas as lojas.

Espécies:

  • Bancos: Serão selecionadas todas as contas bancárias e todos os itens dos movimentos bancários, por data de pagamento.
  • Cartões: Serão selecionados todos os cartões de todas as Administradoras e Autorizadoras .
  • Contratos: Serão selecionados todos os tipos disponíveis de contratos recorrentes.
  • Duplicatas: Serão selecionados todos os tipos de duplicata, por data de vencimento.
  • Tesouraria: Serão selecionados todos os tipos de movimentos de tesouraria e conta caixa (quando houver).
  • Pedido: Serão selecionados todos os tipos de pedido.

Configurações:

  • Resultado: Serão selecionadas as opções de Exibir o Saldo Acumulado, Exibir o resultado final no cabeçalho e Não considerar o grupo Outros no resultado.
  • Permissão: Será selecionada a opção para todos os usuários.
  • Configurações Gerais: Serão selecionadas as opções Exibir Previsto, Exibir Realizado e Exibir a Coluna Diferença.

Outros: O grupo Outros não será configurado.


Após clicar em “Prosseguir” a descrição da configuração será salva e será aberta uma janela para realizar as configurações de fluxo de caixa. Após finalizar os cadastros será possível consulta-la no menu de Configurações de Fluxo de Caixa.

Para saber como realizar uma consulta das configurações de fluxo de caixa, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Descrição: Preencha a descrição de uma configuração já cadastradas, ou deixe em branco para buscar por todas;
  3. Incluído Por: Preencha o nome da pessoa responsável pelo cadastro da configuração de fluxo de caixa, ou deixe em branco para buscar por todos os responsáveis;
  4. Status: Selecione um tipo de Status para realizar a consulta. Selecione entre Ativo, Inativo, Em Andamento, ou deixe em branco para buscar por todos os tipos de status;
  5. Tipo de Configuração: Selecione um tipo de Configuração para realizar a consulta. Selecione entre Personalizado, Modelo Padrão ou deixe em branco para buscar todos os tipos de configurações.
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Após clicar em  será apresentada as seguintes informações:

  • Descrição: Nome da descrição da configuração cadastrada.
  • Incluído Por: Usuário responsável pela inclusão.
  • Status: Status da configuração.
  • Tipo de Configuração: Tipo da configuração incluída.
  • Data de Criação: Data e hora da criação da configuração.
  • Ações: Editar, Remover, Detalhes, Visualizar Ocorrências ou Clonar.

Através das ações o usuário poderá editar uma configuração, remover, visualizar os detalhes e as ocorrências da configuração cadastrada.

Editar:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Descrição: Preencha a descrição de uma configuração já cadastradas, ou deixe em branco para buscar por todas;
  3. Incluído Por: Preencha o nome da pessoa responsável pelo cadastro da configuração de fluxo de caixa, ou deixe em branco para buscar por todos os responsáveis;
  4. Status: Selecione um tipo de Status para realizar a consulta. Selecione entre Ativo, Inativo, Em Andamento, ou deixe em branco para buscar por todos os tipos de status;
  5. Tipo de Configuração: Selecione um tipo de Configuração para realizar a consulta. Selecione entre Personalizado, Modelo Padrão ou deixe em branco para buscar todos os tipos de configurações.
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  7. Editar: Após o sistema carregar o resultado da consulta, clique em editar ;
  8. Prosseguir: Será aberta uma tela, podendo ou não alterar a alterar a descrição da configuração. Se for o caso da alteração, insira a descrição deseja clique em  para acessar a tela de edição.
Observações: Não será possível alterar o Tipo de Configuração na edição da configuração.

Após clicar em “Prosseguir” será possível realizar a edição através da seguinte tela:

Observações: Será possível adicionar mais de uma configuração de fluxo de caixa, caso desejado.

Remover:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Descrição: Preencha a descrição de uma configuração já cadastradas, ou deixe em branco para buscar por todas;
  3. Incluído Por: Preencha o nome da pessoa responsável pelo cadastro da configuração de fluxo de caixa, ou deixe em branco para buscar por todos os responsáveis;
  4. Status: Selecione um tipo de Status para realizar a consulta. Selecione entre Ativo, Inativo, Em Andamento, ou deixe em branco para buscar por todos os tipos de status;
  5. Tipo de Configuração: Selecione um tipo de Configuração para realizar a consulta. Selecione entre Personalizado, Modelo Padrão ou deixe em branco para buscar todos os tipos de configurações.
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .
  7. Remover: Após o sistema carregar as informações conforme os filtros preenchidos. Quando desejar remover uma configuração, clique em 
  1. Remover: Após clicar no ícone de remover será apresentada uma janela para confirmar a transação. Caso desejar Remover a configuração, clique em 

Ao remover uma configuração a mesma ficará com status de “Inativo”, porém será possível consulta-la para visualizar os detalhes e ocorrências dessa configuração.

Detalhes:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Descrição: Preencha a descrição de uma configuração já cadastradas, ou deixe em branco para buscar por todas;
  3. Incluído Por: Preencha o nome da pessoa responsável pelo cadastro da configuração de fluxo de caixa, ou deixe em branco para buscar por todos os responsáveis;
  4. Status: Selecione um tipo de Status para realizar a consulta. Selecione entre Ativo, Inativo, Em Andamento, ou deixe em branco para buscar por todos os tipos de status;
  5. Tipo de Configuração: Selecione um tipo de Configuração para realizar a consulta. Selecione entre Personalizado, Modelo Padrão ou deixe em branco para buscar todos os tipos de configurações.
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .
  7. Detalhes: Para acessar os detalhes de uma configuração, clique no botão e selecione a opção de .

Após clicar em   será aberta uma nova janela para visualização, contendo as informações da configuração:

Observações: Na visão de detalhes não será possível realizar nenhum tipo de ação, trata-se apenas de uma consulta para visualizar a configuração acessada.

Visualizar Ocorrências:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Descrição: Preencha a descrição de uma configuração já cadastradas, ou deixe em branco para buscar por todas;
  3. Incluído Por: Preencha o nome da pessoa responsável pelo cadastro da configuração de fluxo de caixa, ou deixe em branco para buscar por todos os responsáveis;
  4. Status: Selecione um tipo de Status para realizar a consulta. Selecione entre Ativo, Inativo, Em Andamento, ou deixe em branco para buscar por todos os tipos de status;
  5. Tipo de Configuração: Selecione um tipo de Configuração para realizar a consulta. Selecione entre Personalizado, Modelo Padrão ou deixe em branco para buscar todos os tipos de configurações.
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  7. Visualizar Detalhes: Para visualizar as ocorrências de uma configuração, clique no botão e selecione a opção.

Após clicar no ícone de , será aberta uma nova janela, com as seguintes informações:

  • Data: Data da ocorrência, essa data será exibida de maneira decrescente, da última ocorrência até a primeira.
  • Mensagem: Informação que foi adicionada, alterada ou removida.
  • Usuário: Usuário responsável pela adição, alteração ou remoção de alguma informação da configuração do fluxo de caixa selecionado.

Ao acessar a tela para cadastrar as configurações do Fluxo de Caixa, será possível personalizar a configuração conforme a necessidade de acordo com as abas.

Clonar Configuração:

Será possível clonar uma configuração já cadastrada caso desejado, para realizar esse processo siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Descrição: Preencha a descrição de uma configuração já cadastradas, ou deixe em branco para buscar por todas;
  3. Incluído Por: Preencha o nome da pessoa responsável pelo cadastro da configuração de fluxo de caixa, ou deixe em branco para buscar por todos os responsáveis;
  4. Status: Selecione um tipo de Status para realizar a consulta. Selecione entre Ativo, Inativo, Em Andamento, ou deixe em branco para buscar por todos os tipos de status;
  5. Tipo de Configuração: Selecione um tipo de Configuração para realizar a consulta. Selecione entre Personalizado, Modelo Padrão ou deixe em branco para buscar todos os tipos de configurações.
  6. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em ;
  7. Clonar Configuração: Após o sistema carregar as informações, clique no botão e em seguida clique no botão Clonar Configuração“.

Após clicar em no botão   para clonar a configuração, será aberta uma nova janela para inserir uma nova descrição para a nova configuração e confirmar a operação através do botão de .

Após a confirmação da operação será possível consultar a nova configuração de Fluxo de Caixa que terá as mesmas configurações cadastradas da configuração original.

Para realizar as demais configurações referente aos valores que serão apresentados no Relatório de Fluxo de Caixa, siga o passo a passo de cada aba que será possível configurar.

Saldos.

Na configuração de saldos o usuário irá selecionar as configurações de saldo bancário e saldo em dinheiro da configuração de fluxo de caixa na qual ira compor o resultado do configuração de fluxo de caixa desejada, podendo selecionar o saldo bancário, ou o saldo em dinheiro ou os dois tipos de saldo, conforme desejado.

Para cadastrar uma visualização de saldo bancário, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Saldos“;
  6. Saldo Bancário: Clique na opção de “Saldo Bancário“;
  7. Adicionar: Clique em clique em 

Após clicar em  , será aberta uma janela para preencher os seguintes filtros para realizar o cadastro:

  1. Descrição: Insira a descrição para configurar o saldo;
  2. Lojas: Selecione as lojas desejadas, ou selecione todas;
  3. Bancos: Selecione os bancos desejados. Serão carregados apenas os bancos dos quais a(s) loja(s) selecionada(s) possuir(em) conta(s) ativa(s), ou selecione todos;
  4. Tipos de Contas: Selecione o(s) tipo(s) de conta(s) desejada, ou selecione todos;
  5. Selecionar Todos os Itens: Selecione essa opção caso queira selecionar todas as contas conforme os filtros preenchidos anteriormente;
  6. Considerar Apenas Movimentos Conciliados: Selecione essa opção caso queira considerar apenas movimentos conciliados, caso essa opção não seja selecionada, serão considerados todos os movimentos
  7. Itens: Caso queira selecionar uma ou algumas contas, selecione a conta desejada ou digite o nome do banco ou o número da conta.
  8. Considerar Movimentos Bancários pela Data de: Selecione o tipo de data desejado.
  9. Salvar: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Observação: No filtro de “Itens” o sistema carregará no máximo 50 contas para seleção, caso a conta em que deseja incluir não seja apresentada, digite o nome do Banco ou o número da conta desejada para seleciona-la.

Caso a opção de “Selecionar Todos os Itens” tenha sido selecionada, será possível selecionar algumas contas para serem ignoradas, através do filtro de “Exceto“. Onde será possível selecionar as contas desejadas.

Observação: No filtro de “Exceto” o sistema carregará no máximo 50 contas para seleção, caso a conta em que deseja incluir não seja apresentada, digite o nome do Banco ou o número da conta desejada para seleciona-la.

Observações: Na tabela de “Campos Preenchidos“, serão apresentadas as informações conforme a seleção dos filtros

Após salvar a configuração, será possível realizar as ações de editar e remover.

Editar:

Para editar a configuração, clique em “Editar”  . Então será aberta a mesma janela com os filtros preenchidos conforme seleção do cadastro. Após editar os itens que deseja, clique em  para salvar a alterações desejadas.

Remover:

Para remover uma configuração de Saldo Bancário, clique em . Após clicar em “Excluir” será apresentada uma janela para confirmar a operação. Caso seja confirmada a operação não será possível recuperar a configuração de “Saldo Bancário do Fluxo de Caixa“.

Para cadastrar uma visualização de saldo em dinheiro, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Saldos“;
  6. Saldo Bancário: Clique na opção de “Saldo Em Dinheiro“;
  7. Adicionar: Clique em clique em 

Após clicar em  , será aberta uma janela para preencher os seguintes filtros para realizar o cadastro:

  1. Descrição: Insira a descrição para configurar o saldo;
  2. Considerar Saldos de Conta Caixa: Caso desejar considerar os saldos de Contas Caixa selecione essa opção, caso contrário, não selecione essa opção;
  3. Selecionar Todas as Contas Caixa: Essa opção será habilitada apenas quando a opção de “Considerar Saldos de Conta Caixa” estiver selecionada. Ao selecionar essa opção serão selecionadas todas as contas caixa das lojas que serão selecionadas;
  4. Lojas das Contas Caixa: Essa opção será habilitada apenas quando a opção de “Considerar Saldos de Conta Caixa” estiver selecionada. Através desse filtro será possível selecionar as lojas desejadas para incluir no saldo, também será possível selecionar todas as lojas.
  5. Contas Caixa: Essa opção será habilitada apenas quando a opção de “Considerar Saldos de Conta Caixa” estiver selecionada e se a opção de “Selecionar Todas as Contas Caixa” não estiver selecionada. Serão apresentadas todas as contas caixas de acordo com as lojas selecionadas;
  6. Considerar Saldos de Tesouraria: Caso desejar considerar os saldos de tesouraria selecione essa opção, caso contrário, não selecione essa opção;
  7. Selecionar Todas as Lojas: Essa opção será habilitada apenas quando a opção de “Considerar Saldos de Tesouraria” estiver selecionada. Ao selecionar essa opção, serão considerados os saldos de todas as lojas cadastradas no sistema;
  8. Lojas: Essa opção será habilitada apenas quando a opção de “Considerar Saldos de Tesouraria” estiver selecionada se a opção de “Selecionar Todas as Lojas” não estiver selecionada. Será possível selecionar as lojas desejadas para incluir o saldo;
  9. Salvar: Após preencher os filtros, clique em .

Observações: Quando a opção de “Selecionar Todas as Contas Caixa” O campo de “Exceto” será apresentado no lugar do botão de “Conta Caixa” para selecionar as conta que serão ignoradas. Esse comportamento também é aplicado na opção de “Selecionar Todas as Lojas

Observações: Na tabela de “Campos Preenchidos“, serão apresentadas as informações conforme a seleção dos filtros

Editar:

Para editar a configuração, clique em “Editar”  . Então será aberta a mesma janela com os filtros preenchidos conforme seleção do cadastro. Após editar os itens que deseja, clique em  para salvar a alterações desejadas.

Remover:

Para remover uma configuração de Saldo em Dinheiro, clique em . Após clicar em “Excluir” será apresentada uma janela para confirmar a operação. Caso seja confirmada a operação não será possível recuperar a configuração de “Saldo em Dinheiro do Fluxo de Caixa“.

Ocorrências:

Para visualizar as ocorrências, clique emda configuração desejada para verificar todas as inclusões e alteração da configuração. Caso desejar consultar as configurações que foram excluídas, clique em 

Espécies

As espécies poderão ser configuradas como entradas e saídas, que serão separadas entre duplicatas, bancos, contratos, cartões, tesouraria e pedidos.

Para cadastrar uma configuração de espécie , siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Após preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Espécies“;
  6. Selecione: Entrada para cadastrar as entradas de duplicatas a receber, ou Saída para cadastrar as duplicatas a pagar;
  7. Adicionar: Após selecionar entre entrada ou saída, clique em .
Será possível realizar diversos cadastrados de Entradas/Saídas, porem não será possível cadastrar configurações idênticas. Ao salvar uma configuração os Itens pertencentes a essa configuração não serão apresentas para seleção em outras configurações.

Espécie – Banco

Os campos disponíveis nesta tela são alterados de acordo com o tipo, por exemplo, para o tipo: “Banco” temos os seguintes campos:

  1. Data da Espécie Valor Previsto: Selecione qual tipo de data que será considerada para a coluna do valor previsto.
  2. Bancos: Neste campo é possível selecionar um ou mais bancos que farão parte da configuração cadastrada.
  3. Contas Bancárias: De acordo com o banco informado no campo anterior, neste campo de “Contas Bancárias” serão carregadas todas as contas relacionadas ao banco.
  4. Categorias Tipo de Movimento Bancário: Selecione o tipo de movimento do qual deseja incluir no cadastro, caso esse não haja uma seleção nesse filtro será considerado a opção “sem categoria
  5. Itens: Selecione os tipos de movimento bancário desejado
  6. Compõe Saldo do Dia: Selecione se irá compor o saldo do dia;
  7. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique em .

Serão apresentados os mesmos campos para Entrada e Saída

Espécie Cartão

Para o tipo de entrada de cartão serão exibidos para seleção os cartões do tipo de “Cartão de Débito“, “Cartão de Crédito” e “Carteira Digital

Serão exibidas as seguintes informaçoes:

  1. Cartão de Débito: Selecione essa opção caso desejar filtrar por cartão de débito;
  2. Cartão de Crédito: Selecione essa opção caso desejar filtrar por cartão de crédito;
  3. Carteira Digital: Selecione essa opção caso desejar filtrar por carteira digital;
  4. Autorizadora: Selecione a(s) autorizadora(s) desejada(s);
  5. Administradora: Selecione a(s) Administradora(s) desejada(s);
  6. Selecionar Todos os Itens: Selecione caso desejar todos os tipos de cartão, autorizadora e administradoras. Ao selecionar essa opção será aberto um filtro de “Exceto” caso queira ignorar algum tipo cartão;
  7. Itens: Se a opção de “Selecionar Todos os Itens” não esteja selecionada, serão apresentados os cartões para seleção conforme os filtros preenchidos nas etapas anteriores;
  8. Compõe Saldo do Dia: Selecione se irá compor o Saldo do Dia;
  9. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique clique em 

Para o tipo de saída da espécie de cartão, será exibido apenas os cartões do tipo corporativo

Serão exibidas as seguintes informações:

  1. Cartões corporativos: Selecione essa opção para selecionar os cartões que deseja incluir;
  2. Administradoras: Selecione a administradora do cartão;
  3. Portadores: Selecione os portadores dos cartões;
  4. Selecionar Todos os Itens: Selecione essa opção caso queira considerar todos os cartões de crédito, de todas as administradoras e portadores. Ao selecionar essa opção será exibido um filtro de “Exceto caso queira ignorar algum tipo de cartão de crédito;
  5. Itens: Se a opção de “Selecionar Todos os Itens” não esteja selecionada, serão apresentados os cartões de crédito para seleção conforme os filtros preenchidos nas etapas anteriores;
  6. Compõe Saldo do Dia: Selecione se irá compor o Saldo do Dia;
  7. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique em .

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Espécie – Contrato

Quando o campo de tipo for selecionado com “Contrato“, serão considerados apenas as previsões recorrentes, para os tipos de contratos selecionados. Para incluir receitas ou despesas originadas de contratos no Fluxo de Caixa, utilize o tipo Duplicatas. Este tipo de espécie será exibida apenas para o tipo Previsto, não exibirá valores na coluna realizado.

Serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Selecionar Todos os Itens: Selecione essa opção caso queira considerar todos os cartões, de todas as administradoras e portadores. Ao selecionar essa opção será exibido um filtro de “Exceto caso queira ignorar algum tipo de cartão;
  2. Itens: Se a opção de “Selecionar Todos os Itens” não esteja selecionada, serão apresentados os cartões para seleção conforme os filtros preenchidos nas etapas anteriores;
  3. Compõe Saldo do Dia: Selecione se irá compor o Saldo do Dia;
  4. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique em .

Serão apresentados os mesmos campos para Entrada e Saída

Espécie – Duplicata

Após clicar em   será aberta uma nova janela com as seguintes informações:

  1. Descrição: Insira uma descrição para a configuração desejada;
  2. Tipo: Selecione o tipo de entrada, nessa caso será “Duplicata” mas também estão disponíveis as opções: “Banco“, “Cartão“, “Contrato“, “Duplicatas”, “Pedidos” e “Tesouraria“;
  3. Data da Espécie Valor Previsto: Selecione por qual data será considerado o valor previsto no Relatório de Fluxo de Caixa
  4. Selecionar Todos Itens: Ao selecionar essa opção serão consideradas todas as duplicatas a receber nessa caso e será apresentada um filtro de “Exceto” onde será possível selecionar umas ou algumas duplicatas para serem ignoradas na configuração;
  5. Itens: Serão apresentadas todas as duplicatas a receber, conforme esse exemplo;
  6. Desconsiderar duplicata vinculadas como Abatimento: Ao marcar essa opção, as duplicatas dos tipos selecionados no campo Itens que estão vinculadas como abatimento em outras duplicatas não serão consideradas nesta espécie.
  7. Compõe Saldo do Dia: Define se a espécie que está sendo cadastrada irá compor ou não o saldo do dia;
  8. Salvar: Após preencher os filtros, clique em .

Espécie – Pedidos

Nas espécies de pedido serão considerados apenas os pedidos do Força de Venda para “Entrada” e Pedido de Compra para “Saída“. Nessas opções será possível adicionar apenas os tipos que geram duplicatas. Os pedidos de compra e venda que não movimentam financeiro não serão considerados para cadastro.

Para as espécies do tipo Pedido, serão consideradas apenas as previsões. A partir do dia da entrada da nota, o valor sairá da espécie de Pedidos e estará disponível nas espécies de Duplicatas. A data onde será exibida a previsão dos Pedidos é calculada a partir da data do pedido + prazo de entrega + prazo para pagamento. Esta espécie não terá valores na coluna “Realizado” do relatório.

Para cadastrar esse tipo de espécie, serão exibidos os seguintes campo:

  1. Selecionar Todos os Itens: Selecione essa opção caso queira considerar todos os cartões, de todas as administradoras e portadores. Ao selecionar essa opção será exibido um filtro de “Exceto caso queira ignorar algum tipo de cartão;
  2. Itens: Se a opção de “Selecionar Todos os Itens” não esteja selecionada, serão apresentados os cartões para seleção conforme os filtros preenchidos nas etapas anteriores;
  3. Compõe Saldo do Dia: Selecione se irá compor o Saldo do Dia;
  4. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique em .
Serão apresentados os mesmos campos para Entrada e Saída

Espécie – Tesouraria

Os campos disponíveis nesta tela são alterados de acordo com o tipo, por exemplo, para o tipo: “Tesouraria” temos os seguintes campos:

  1. Considerar Movimentos de Conta Caixa: Onde o usuário poderá utilizar quando houver alguma conta caixa cadastrada;
  2. Lojas: Selecionar as lojas desejadas para fazer parte da configuração;
  3. Conta Caixa: Selecionar a(s) conta(s) caixa desejada;
  4. Selecionar Todos os Itens: Selecione essa opção caso queira considerar todos os cartões, de todas as administradoras e portadores. Ao selecionar essa opção será exibido um filtro de “Exceto caso queira ignorar algum tipo de cartão;
  5. Itens: Se a opção de “Selecionar Todos os Itens” não esteja selecionada, serão apresentados os cartões para seleção conforme os filtros preenchidos nas etapas anteriores;
  6. Compõe Saldo do Dia: Selecione se irá compor o Saldo do Dia;
  7. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique em .
Serão apresentados os mesmos campos para Entrada e Saída

Editar Espécies:

Para saber como editar uma espécie, siga os seguintes passos:

Após salvar uma configuração será possível edita-la através do ícone  

Ao clicar no ícone de “Editar”  será possível alteraras seguintes informações:

  1. Descrição: Descrição da configuração.
  2. Itens: Será possível adicionar ou remover as duplicatas desejadas.
  3. Compõe Saldo do Dia: Define se a espécie que está sendo cadastrada irá compor ou não o saldo do dia;
  4. Salvar: Após alterar as informações desejadas, clique em   para salvar as alterações desejadas.

Excluir:

Para excluir uma configuração clique em  . Após clicar para “Excluir” será apresenta uma mensagem para que o usuário confirme a operação de exclusão.

Ocorrências:

Para visualizar as ocorrências, clique emda configuração desejada para verificar todas as inclusões e alteração da configuração. Caso desejar consultar as configurações que foram excluídas, clique em .

Outros

O Grupo Outros contém espécies que não movimentam o financeiro, por isso não compõe o saldo do dia, mas que podem movimentar em algum momento futuro e portanto podem ser relevantes para análises. Também é possível considerar os valores no Resultado Final do relatório.

Para cadastrar uma configuração do grupo Outros, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Outros“;
  6. Adicionar: Após acessar a aba do grupo “Outros“, clique em .

Após clicar em   serão apresentadas as seguintes informações para realizar o cadastro:

  1. Descrição: Insira a descrição desejada para a configuração;
  2. Tipo: Selecione se o tipo da configuração será de “Crédito” ou “Débito“;
  3. Itens: Selecione qual ou quais itens desejada selecionar. Os itens serão apresentados de acordo com a seleção do filtro anterior;
  4. Tipo: Caso os itens selecionados sejam: “Saldo da Holding“, “Saldo de Títulos de Capitalização” ou “Saldo de Conta Garantida” será necessário selecionar se os valores serão considerados pelo valor de “Saldo” ou “Saldo Conciliado“. Na ausência desses itens esse filtro não será apresentado;
  5. Compõe o Resultado Final: Selecione essa opção caso deseje que os valores componham o Resultado Final do relatório
  6. Salvar: Após preencher as informações desejadas, clique em .

Editar:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração ja cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Outros“;
  6. Editar: Após acessar a aba de “Outros” Editar 

Excluir.

Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
Cadastrar: Clique em ;
Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
Aba: Clique na aba “Outros“;
Excluir: Após apresentar a configurações cadastradas, clique em  ;
Confirmar: Após clicar em “Excluir“, será apresentada uma mensagem de confirmação da ação, caso desejar prosseguir com a exclusão clique na opção  .

Ocorrências:

Para visualizar as ocorrências, clique emda configuração desejada para verificar todas as inclusões e alteração da configuração. Caso desejar consultar as configurações que foram excluídas, clique em .

Resultados.

Os resultados serão apresentados conforme a necessidade de visualização desejada conforme a configuração do fluxo de caixa desejada.

Para cadastrar uma configuração de Resultados, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Resultados“.

Nessa aba serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Exibir a linha de saldo acumulado: Caso desejar que essa linha seja apresentada nos resultados da Configuração de Fluxo de Caixa, selecione essa opção, caso contrário não selecione;
  2. Exibir o resultado final do período no cabeçalho do resultado: Caso desejar que o resultado final do período seja apresentado no cabeçalho do resultado da Configuração de Fluxo de Caixa, selecione essa opção, caso contrário não selecione;
  3. Considerar espécies do grupo “Outros” no Resultado: Selecione entre: “SIM” ou “NÃO“;
  4. Salvar: Após preencher os filtros desejados, clique em 
Observações: Na tabela de “Detalhes da Configuração de Resultado“, serão apresentadas as informações conforme a seleção dos filtros

Editar:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração ja cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Resultados“;
  6. Salvar: Após alterar os campos desejadas, clique em 

Excluir:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Resultados“;
  6. Excluir: Após abrir a aba, clique em ;
  7. Confirmar: Após clicar em   será apresentada uma mensagem de confirmação da ação, caso desejar prosseguir com a exclusão clique na opção  .

Ocorrências:

Para visualizar as ocorrências, clique em clique em 

Permissões.

As permissões é a configuração na qual o usuário escolherá qual ou quais pessoas poderão visualizar o resultado dessa configuração. Podendo selecionar entre o próprio usuário, todos os usuários ou para um ou mais grupos de usuários conforme a necessidade.

Para cadastrar uma configuração de Permissões, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Permissões“.

Nessa aba serão apresentadas as seguintes informações:

  1. Configurar apenas para o meu usuário?: Ao selecionar essa opção as demais opções ficarão desabilitadas;
  2. Configurar para todos os usuários?: Ao selecionar essa opção as demais opções não ficarão desabilitadas;
  3. Grupo de usuários: Ao incluir um ou mais grupos de usuários as demais opções ficarão desabilitadas
  4. Salvar: Após selecionar a permissão desejada, clique em 

Observações: Na tabela de “Detalhes da Configuração de Resultado“, serão apresentadas as informações conforme a seleção dos filtros

Após clicar   no campo de Detalhes da Configuração de Permissão será exibido conforme foi selecionado, nesse caso servirá também para editar a configuração, também poderá excluir através do botão de   e visualizar as ocorrências através do botão de

Editar:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Permissões
  6. Salvar: Após realizar a alteração desejada, clique em .

Excluir

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Permissões” e é necessário ter uma configuração já cadastrada;
  6. Excluir: Para excluir uma configuração clique em ;
  7. Confirmar: Após clicar em   será apresentada uma mensagem de confirmação da ação, caso desejar prosseguir com a exclusão clique na opção  

Ocorrências:

Para visualizar as ocorrências, clique em clique em .

Configurações Gerais

Também será possível realizar algumas configurações referente de exibição da configuração desejada, para isso acesse a aba de “Configurações Gerais”

Para realizar uma configuração acesse:

  1. Acesse: Home > Financeiro > Fluxo de Caixa > Configurações de Fluxo de Caixa;
  2. Cadastrar: Clique em ;
  3. Descrição: Insira a descrição desejada, ou se for de uma configuração já cadastrada e não desejar alterar, prossiga para o próximo passo;
  4. Prosseguir: Apos preencher a descrição da Configuração de Fluxo de Caixa, clique em ;
  5. Aba: Clique na aba “Configurações Gerais
  6. Selecione: Selecione as opções desejadas
  7. Salvar: Após selecionar as opções desejadas, clique em  
Caso não realize uma configuração de exibição, o relatório exibirá como padrão as colunas de “Previsto” e “Realizado“. Não será possível selecionar as opções de “Zerar Valor Previsto” e “Exibir Coluna de Diferença

Zerar Valor Previsto: Para selecionar essa opção será necessário selecionar a opção “Exibir Previsto“. Quando a configuração de Fluxo de Caixa estiver com a opção de “Zerar Valor Previsto” selecionada, o relatório irá abater o valor do “Previsto” quando ele mudar para “Realizado” isso apenas para as espécies de “Duplicata” ou “Banco”

Exemplo: O valor “Previsto” da espécie de “Duplicata” é de R$ 1.000,00 no dia 01/07/2022, supondo que no dia 30/06/2022 o usuário quite uma duplicata de R$ 300,00 do vencimento do dia 01/07/2022, ao consultar o Relatório de Fluxo de Caixa o valor “Previsto” do dia 01/07/2022 será de R$ 700,00

Exibir Coluna de Diferença: Para selecionar essa opção será necessário selecionar as opções de “Exibir Previsto” e “Exibir Realizado“. Quando a configuração de Fluxo de Caixa estiver a com a opção de “Exibir Coluna de Diferença” selecionada, o relatório irá apresentar a coluna de “Diferença“.

Exemplo: A coluna de diferença apresentará a Diferença do (Valor Realizado) – (Valor Previsto). Supondo que no dia 01/07/2022 na espécie de Duplicata de Entrada, o valor “Previsto” seja de R$ 1.000,00 e o valor “Realizado” seja de R$ 1.500,00 a coluna de “Diferença” apresentará o valor de R$ 500,00

Feita a configuração, será possível alterar a configuração acessando a aba e selecionando as opções desejadas e clicando em salvar , ou então remover uma configuração através do botão de e visualizar as ocorrências clicando em  .

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