Financeiro > Bancos > Controle Bancário

O Controle Bancário é o registro diário de toda a movimentação bancária e do controle de saldos existentes, ou seja, os débitos e créditos na conta da empresa.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1. Acessar o menu de Financeiro > Bancos > Controle Bancário;

2. Buscar: pode-se utilizar os filtros disponíveis em tela, para visualizar as informações conforme a sua necessidade. Após a escolha, é necessário clicar em Buscar:
Loja – é listada todas as lojas cadastradas no ERP, deve-se selecionar uma loja para a consulta.
Conta Bancária – são listadas todas as contas bancárias cadastradas no ERP. De acordo com a loja selecionada no filtro de loja são listadas as contas bancárias vinculadas a loja;
Sub-conta – se a conta bancária selecionada tiver uma sub-conta vinculada o ERP listará as sub-contas;
Tipo conta investimento – neste filtro é listadas as contas de investimentos vinculadas a conta bancária;
Conciliação – listará as opções de consulta: todos, conciliados e não conciliados. Este filtro permite a consulta dos registros no controle bancário que estão conciliados ou não.
Manual – listará as opções de consulta: todos, sim e não. Este filtro permite a consulta dos registros no controle bancário que foram conciliados de forma manual ou automática;
Tipo de Movimento – listará todos os tipos de movimento bancário cadastrado no ERP;
Período – listará as opções de consulta por período de : data de pagamento, data de conciliação, data de emissão e não utilizar data. Pode-se utilizar um intervalo de período para a consulta;
Valor – pode-se consultar um valor específico
Correntistas – listará as opções de consulta por : todos os correntistas ou somente a loja selecionada. Utilizando este filtro pode-se consultar os registros onde somente a loja selecionada é correntista, ou consultar os registros de todos os correntistas para a conta bancária selecionada;
No resultado é demonstrada as informações da Conciliação, Emissão, Tipo de movimento, Data de Pagamento, Débito, Crédito, Saldo, Saldo Conciliado, Nº Doc e Correntista
Exportar – Pode-se exportar o resultado da consulta para arquivo PDF ou Excel:
- O arquivo PDF trará as seguintes colunas: Conc, Data Emissão, Conta ,Tipo Lançamento, Data Pag, Nº Doc ,Débito, Crédito, Saldo, Saldo Conc, Data Conciliação e Correntista.
- O arquivo Excel trará as seguintes colunas: Conciliação, Emissão, Tipo de Movimento, Pagamento, Débito, Crédito, Saldo, Saldo Conciliado e Nº Doc.

Após, deve-se selecionar os movimentos e realizar a conciliação bancária. Nessa tela também é possível desconciliar o movimento bancário, clicando no ícone das setas em vermelho no campo esquerdo da tela.
Manutenção de Movimento Bancário;
3. Manutenção de Movimento Bancário: pelo botão é possível realizar as ações de Conciliar, Desconciliar e Alterar Data de Pagamento.

Conciliar – Para realizar a conciliação deve ser selecionado um ou mais movimentos bancários, assim habilitando o botão e depois a ação
Ao selecionar a opção, podemos selecionar a Data de Conciliação.

Ao confirmar o movimento é conciliado.

Desconciliar – Para realizar a desconciliação deve ser selecionado um ou mais movimentos bancários, assim habilitando o botão e depois a ação
Ao selecionar a opção é solicitado a confirmação.


Alterar Data de Pagamento – Para realizar a alteração deve ser selecionado um ou mais movimentos bancários, assim habilitando o botão e depois a ação
Ao selecionar a opção, podemos selecionar a Data de Pagamento.

Ao confirmar os movimentos que podem ter suas datas de pagamento alterados, são alterados.

Incluir Movimento Bancário
4. Editar Movimento: pelo ícone de é possível editar as informações da Data de emissão e pagamento, Tipo de movimento, nº do documento e Observações:

5. Visualizar Detalhes: pelo ícone de é possível analisar as informações do lançamento;

Pela tela de Controle Bancário é possível também incluir um movimento pelo ícone de e preencher os campos de Loja”, a “Conta Bancária”, a “Data de Emissão”, a “Data de Pagamento”, a “Data de Conciliação”, o tipo de “Movimento”, o “Número do Documento” e o “Valor”, caso seja necessário pode incluir uma “Observação”
6. Incluir: após preencher as informações é necessário clicar no botão para incluir;

Após esse procedimento o Movimento será incluído.
Transferência Entre Loja
Nessa tela também é possível incluir uma transferência pelo botão de . Existem dois tipos de transferência: para a mesma loja ou para lojas diferentes.

Deverá preencher os dados da transferência e após clicar em confirmar:

Observações:
Movimento Bancários com lançamentos automáticos.
Quando no Extrato Bancário é enviada informações de transferência entre contas, esta movimentação ocorre em duas etapas no extrato (envio de um lançamento a débito e crédito). Estes lançamentos no Extrato ocorrem separadamente e podem ser enviados em dias diferentes. Para que a contabilização não fique incoerente o ERP faz o lançamento a débito e a crédito no momento do primeiro envio.
No entanto, se a conta contábil da conta bancária for igual a do tipo movimento bancário o sistema não irá contabilizar porque não é permitido uma permuta para mesma conta. Por este motivo incluímos nas ocorrências o motivo da não contabilização do segundo movimento.
