Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Cadastros > Bancos > Contas Bancárias

Permissões de Usuário: MB__info

874 – Conta Corrente Alterar
872 – Conta Corrente Consultar
875 – Conta Corrente Excluir

873 – Conta Corrente Incluir

Introdução:

Alguns bancos trabalham com um termo chamado Float para cobranças.
Esse processo consiste no banco recebendo o valor de um boleto de cobrança, porém ele retém esse valor por alguns dias antes de repassar ao portador. Em troca, o banco oferece taxas menores ao titular da conta.

Atualmente o Bluesoft ERP já atende este cenário utilizando a data de conciliação, porém se for necessário alterar a contabilização do movimento bancário, foi criado um parâmetro para atender este cenário.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para utilizar o processo de Float bancário, no cadastro da conta bancária, devemos alterar o parâmetro “Contabilização pela data de conciliação” marcando a opção “Sim”

Após marcar esta opção, ao conciliar um movimento bancário que possua a conta alterada, a data da contabilização e do movimento bancário serão alteradas conforme a data de conciliação.
Abaixo podemos ver uma duplicata que foi quitada no dia 01/04/17

No controle bancário (Financeiro > Bancos > Controle bancário) ao conciliar o movimento bancário, a contabilização e o movimento serão alterados para a data atual.
No nosso exemplo, o movimento foi conciliado no dia 19/04/17

Conclusão:

Utilizando este novo parâmetro na conta bancária, conseguimos contabilizar e alterar a data do movimento bancário conforme sua conciliação. Desta forma conseguimos utilizar o proceso de

 

Importante:

Esse ajuste de data não será realizado quando:

  • Houver mais de uma partida dobrada nesse movimento, isso identifica um movimento que tem relações que não devem ser alteradas.
  • O movimento tiver relação com uma guia de carro forte, a guias de carro forte já são contabilizadas na conciliação e não entram nessa alteração.
  • O Tipo do movimento bancário for pagamento em cheque. Também já são contabilizadas na conciliação e não entram nessa alteração.

Leave a Reply