Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobrança
3324 – Central de Cobranças
3221 – Gerar e quitar duplicata de cobrança para pagamento da divida do cliente
Este módulo permite visualizar todas as dívidas em aberto de um determinado cliente e fazer a quitação em um único passo. Também é possível fazer pagamentos parciais.
Caso o parâmetro “Permite que a Central de Cobranças retire a duplicata do borderô para quitação“esteja habilitado, será possível realizar pagamentos de duplicatas que estejam associadas a um borderô de recebimento.
Para saber mais sobre os parâmetros do módulo financeiro, clique aqui.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
Acessar o menu Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobranças
Na tela inicial, podemos fazer a pesquisa através dos seguintes campos:
- Cliente: Permite filtrar o cliente desejado para visualizar as cobranças em aberto;
- Tipo de Período: Selecionar o tipo de período desejado. Todos, Emissão e Vencimento;
- Período: Quando selecionado a opção de todos no filtro anterior a campo período fica desabilitado, quando selecionado a opções de Emissão ou Vencimento é possível selecionar o período de dias desejado;
- Tipo de Cobrança: Selecionar qual o tipo da cobrança desejada, ou selecionar para buscar por TODOS;
- Forma de Pagamento: Selecionar qual a forma de pagamento desejada, ou selecionar para buscar por TODOS;
- Recebimento: Selecionar qual a forma de recebimento, ou selecionar para buscar por TODOS;
- Buscar: Para realizar a busca é preciso selecionar um cliente, não é possível realizar a consulta de mais de um cliente, após preencher os filtros desejados, clique em buscar;

No resultado da busca de acordo com os filtros preenchidos, o sistema vai apresentar as seguintes informações:
- Origem: São as duplicatas das dividas em aberto do cliente;
- Data de emissão: Data da emissão da duplicata;
- Data de vencimento: Data de vencimento da duplicata;
- Tipo de cobrança: Tipo de cobrança da duplicata;
- Forma de pagamento: Tipo de forma de pagamento da duplicata;
- Recebimento: Tipo de recebimento da duplicata;
- Status: O Status do pagamento, quando for em cheque, o status alterna de acordo com status do cheque, que pode ser em aberto, devolvido ou a recuperar;
- Valor: Valor da duplicata;
Para realizar o pagamento de uma das duplicatas do cliente selecionado, basta seleciona-las clicando no quadrado de seleção ao lado esquerdo da coluna de origem, após selecionar a(s) duplicata(s) desejadas, clique em para calcular o valor liquido das duplicatas e aguarde o sistema carregar o valor da somatória da seleção.

Após o sistema calcular o valor da seleção, clique em para gerar e quitar a duplicata. Após clicar no botão de “PROSSEGUIR COM A GERAÇÃO DA DUPLICATA DE COBRANÇA” A seguinte tela será aberta.
Na tela de Gerar Duplicata de Cobrança, o sistema vai carregar os seguintes filtros:
- Loja: Loja recebedora da duplicata;
- Forma de pagamento: Selecionar qual a forma que a duplicata será quitada, dinheiro, cheque ou cartão;
- Data de vencimento: Selecionar a data de vencimento da duplicata que será gerada e quitada;
- Valor: Digitar o valor da baixa, esse valor pode ser o valor todas da(s) duplicata(s) selecionada(a) ou o valor parcial;
- Acréscimos: Será possível incluir um valor de acréscimo se desejar, esse valor será incluído ao borderô de recebimento da duplicata que será gerada. Esse valor é cobrado a parte, não sendo incluído no valor total da duplicata;
- Conta contábil DLP: Selecione a conta conta contábil;
- Conta contábil de destino: Selecione a conta contábil;

Para cada forma de pagamento o sistema abrirá outras opções para preenchimento. Para saber quais serão os campos, confira abaixo nos exemplos;
Exemplos:
Para pagamento do valor total em Dinheiro:
- Foi selecionado o Cliente Bluesoft e após selecionar a duplicata de origem ;
- Após a seleção clique em
;
- Após o sistema realizar a soma das duplicata selecionadas, clique em
;

Caso o parâmetro “Permite que a Central de Cobranças retire a duplicata do borderô para quitação“esteja habilitado, será possível realizar pagamentos de duplicatas que estejam associadas a um borderô de recebimento.
Quando o parâmetro estiver habilitado, será apresentada a seguinte mensagem.

Para saber mais sobre os parâmetros do módulo financeiro, clique aqui.
Para essa transação foi selecionada a conta caixa de “CAIXA ATENDIMENTO 01”
Ao clicar em e confirmar a transação o sistema gera e quita uma duplicata do tipo “Cobrança da divida do cliente” no valor selecionado. Após a quitação automática, a mensagem “Duplicata de cobrança nº xxxx gerada e quitada com sucesso” é exibida na tela e é possível imprimir o comprovante de quitação

Impressão do Recibo

Pagamento parcial em cartão:
- Foi selecionado o Cliente João e após selecionar as duplicata de origem 76889 e 76292;
- Após a seleção clique em
;
- Após o sistema realizar a soma das duplicata selecionadas, clique em

A soma das duas duplicatas totalizaram R$148,61 entretanto o pagamento foi parcial no valor de R$78,61 no qual será gerada e quitada a duplicata. Ao realizar esse processo o sistema uma nova duplicata com o valor do saldo restante do valor do pagamento. Que no caso será de R$70,00. Caso a duplicata possua algum acréscimo, primeiro será feito o pagamento total dos acréscimo e o valor restante será utilizado para quitar parcialmente a duplicata.
Quando o pagamento for em cartão o sistema apresentará os seguintes filtros para preenchimento obrigatório.
Tipo de entrada: Selecione qual o tipo de entrada;
Autorizadora: Selecione qual a autorizadora do cartão;
Tipo de cartão: Selecione o tipo de cartão;
Número de parcelas: Selecione a quantidade de parcelas em que a duplicata será quitada;
Data do movimento: Selecione a data do movimento;
Ao clicar em e confirmar a transação o sistema gera e quita uma duplicata no valor selecionado. Após a quitação automática, a mensagem “Duplicata de cobrança 126451 gerada e quitada com sucesso” é exibida na tela e é possível imprimir o comprovante de quitação.


Ao consultar novamente o cliente JOÃO, podemos verificar que uma nova duplicata no valor de R$70,00 foi criada.

Pagamento em cheque com troco em dinheiro
- Foi selecionado o Cliente João e após selecionar a duplicata de origem 116793;
- Após a seleção clique em
;
- Após o sistema realizar a soma das duplicata selecionadas, clique em

A duplicata de origem é de R$120,82 e foi colocado como acréscimo o valor de R$44,18. Totalizando R$165,00. Nesse exemplo o valor preenchido em cheque é de R$565,00 no qual o cliente receberá de troco o valor de R$400,00 que é o troco do pagamento da duplicata + os acréscimos.
Quando o pagamento for em dinheiro o sistema apresentará os seguintes filtros para preenchimento obrigatório.
- Conta Caixa: Selecione uma conta caixa;
- Banco: Digite o numero do Banco do cheque;
- Agência: Digite o numero da agência do cheque;
- Conta: Digite o número da conta corrente do cheque;
- CPF: Digite o numero do CPF do titular do cheque;
- Nº do cheque: Digite o numero do cheque;
- Valor do cheque: Digite o valor do cheque;
- Data do movimento: Selecione a data do movimento;
- Data do depósito: Selecione a data para depósito do cheque;
Ao clicar em e confirmar a transação o sistema gera e quita uma duplicata no valor selecionado. Após a quitação automática, a mensagem “Duplicata de cobrança 126453 gerada e quitada com sucesso” é exibida na tela e é possível imprimir o comprovante de quitação.


Para visualizar o saída do troco pago ao cliente. Acesse:
Financeiro > Tesouraria Central > Movimento da Conta Caixa
- Loja: Selecione a loja na qual realizado o pagamento;
- Conta: Selecione a conta caixa utilizada;
- Período: Selecione o período para consulta;
- Tipo de Movimento: Selecione entre Todos, Crédito ou Débito
- Buscar: Após preencher os filtros clique em “Buscar”

A loja utilizada para pagamento da duplicata foi a loja 5, ao pesquisar pelo movimento da conta caixa, o sistema apresenta o lançamento de troco da conta caixa. no caso uma saída de R$400,00 para o cliente.
Quando se trata de cheque ao gerar e quitar a duplicata, uma nova duplicata será gerada no valor do cheque, ao realizar nova consulta podemos observar que a coluna status vai atualizando de acordo com o status do cheque.
No caso como o cheque ainda não foi depositado, o STATUS aparece como “Em aberto”, caso o cheque seja devolvido o status estará como “Devolvido”, caso o cheque seja devolvido por um motivo que impeça a reapresentação, o status aparecerá como “A recuperar”

Relatório de Recebimentos:
Também é possível gerar um Relatório de Recebimentos, no qual o usuário poderá consultar as entradas de todas as lojas em um determinado período.
Para gerar o relatório, clique no botão de

Ao clicar em Relatório de Recebimentos, uma nova tela será aberta, na qual será possível realizar o consulta preenchendo os seguintes filtros.
- Loja: Selecionar a loja desejada ou selecione TODAS;
- Período: Selecione o período desejado;
- Forma de Pagamento: Selecione Todos, Dinheiro, Cartão ou Cheque;
- Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em Buscar

É possível visualizar os movimentos por loja, data, numero da duplicata e valor pago.
Também é possível gerar arquivos em PDF ou Excel, para isso clique na “seta em verde” e escolha o arquivo desejado
PDF:

EXCEL:
