Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobrança

Permissões de Usuário:

3324 – Central de Cobranças

3725 – Gerar duplicata para pagamento dívida do cliente sem quitação

3221 – Gerar e quitar duplicata de cobrança para pagamento da divida do cliente

3729 – Quitar Duplicatas Através de Borderô – Central de Cobrança

3842 – Baixa de Cheque pela central de cobrança

Através desse menu, será possível visualizar as duplicatas de dívidas de um determinado cliente, no qual poderá realizar a quitação total ou parcial das duplicatas que estiverem em aberto. Os tipos de duplicata que poderão ser quitadas são: “Venda Boleto“, “Recebimento de Venda Carteira“, “Recebimento Venda de Cartão Loja“, “Cobrança da dívida do cliente“, “Convênio Empresa/Cliente por participante” e “Cheque“.

Este módulo permite visualizar todas as dívidas em aberto de um determinado cliente e fazer a quitação em um único passo. Também é possível fazer pagamentos parciais.

Caso o parâmetro “Permite que a Central de Cobranças retire a duplicata do borderô para quitação” esteja habilitado, será possível realizar pagamentos de duplicatas que estejam associadas a um borderô de recebimento.

Para saber mais sobre os parâmetros do módulo financeiro, clique aqui.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Acessar o menu Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobranças;
  2. Cliente: Permite filtrar o cliente desejado para visualizar as cobranças em aberto;
  3. Tipo de Período: Selecionar o tipo de período desejado. Todos, Emissão e Vencimento;
  4. Período: Quando selecionado a opção de todos no filtro anterior a campo período fica desabilitado, quando selecionado a opções de Emissão ou Vencimento é possível selecionar o período de dias desejado;
  5. Tipo de Cobrança: Selecionar qual o tipo da cobrança desejada, ou selecionar para buscar por TODOS;
  6. Forma de Pagamento: Selecionar qual a forma de pagamento desejada, ou selecionar para buscar por TODOS;
  7. Recebimento: Selecionar qual a forma de recebimento, ou selecionar para buscar por TODOS;
  8. Buscar: Para realizar a busca é preciso selecionar um cliente, não é possível realizar a consulta de mais de um cliente, após preencher os filtros desejados, clique em ;

No resultado da busca de acordo com os filtros preenchidos, o sistema vai apresentar as seguintes informações:

  • Origem: São as duplicatas das dividas em aberto do cliente.
  • Data de emissão: Data da emissão da duplicata.
  • Data de vencimento: Data de vencimento da duplicata.
  • Tipo de cobrança: Tipo de cobrança da duplicata.
  • Forma de pagamento: Tipo de forma de pagamento da duplicata.
  • Recebimento: Tipo de recebimento da duplicata.
  • Status: O Status do pagamento, quando for em cheque, o status alterna de acordo com status do cheque, que pode ser em aberto, devolvido ou a recuperar.
  • Valor Nominal: Valor da duplicata.
  • Juros: Valor de juros da duplicata.
  • Multa: Valor de multa da duplicata.
  • Desconto: Valor de desconta da duplicata
  • Valor Liquido: Valor liquido da duplicata.

Ao selecionar uma duplicata ou cheque será possível realizar as seguintes operações:

  • Ao clicar no botão temos as seguintes opções
  • Gerar : Nessa opção será apenas gerada a duplicata de cobrança para as duplicatas selecionadas. Para realizar esse processo, clique em .
  • Gerar e quitar : Nessa opção será feito o cancelamento da duplicata selecionada e gerar um duplicata de cobrança no valor selecionado para criação. Para realizar esse processo, clique em .
  • Quitar através do borderô: Nessa opção será gerado um borderô de cobrança comum, no qual as duplicatas serão quitadas através do borderô, nessa opção não será feito o cancelamento de todas as duplicatas, desde que o pagamento seja total, caso seja valor parcial a duplicata com data mais próxima do vencimento será desmembrada. Para realizar esse processo, clique em .
  • Baixa de cheque devolvido: Nessa opção é possível realizar baixa de cheque devolvido incluindo um destino de conta caixa. Para realizar esse processo, clique em .

Para cada tipo de ação de geração e quitação de duplicatas, será feito um processo diferente conforme a opção desejada. Para exemplificar melhor cada etapa, vamos fazer um exemplo que cada opção.

Gerar e quitar duplicata de cobrança.

Ao utilizar esse processo através do botão , será apresentada uma tela com as seguintes informações:

  1. Loja: Selecione a loja recebedora das duplicatas de recebimento;
  2. Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento: Dinheiro, Cartão ou Cheque. Para cada forma de pagamento será necessário preencher as informações referente a forma de pagamento selecionada;
  3. Data de Vencimento: Data de vencimento para a duplicata que será criada para a quitação das duplicatas;
  4. Valor: Valor de pagamento das duplicatas. Caso houver juros/multa será cobrado primeiro os valor de juros/multa e o restante será utilizado para pagamento das duplicatas, caso a quitação seja parcial;
  5. Acréscimos: Caso desejado, será possível incluir acréscimos ao borderô de recebimento das duplicatas que serão quitada. Os valores de multa e juros das duplicatas selecionadas serão considerados no valor do acréscimo quando houver quitação parcial;
  6. Conta Contábil DLP: Selecione a Conta Contábil DLP;
  7. Conta Contábil Destino: Selecione a Conta Contábil de Destino;
  8. Gerar e Quitar Duplicata: Após preencher todas as informações, clique em .

Para cada forma de pagamento serão apresentadas algumas informações para realizar o recebimento, confira abaixo as informações que devem ser preenchidas para pagamento.

Dinheiro:

  1. Destino: Selecione o destino para onde o dinheiro será recebido, podendo ser: Tesouraria ou Conta Caixa quando houver, o destino será de acordo com a Loja Recebedora selecionada;
  2. Gerar e Quitar Duplicata: Após preencher as informações, clique em .
Cartão:
  1. Destino: Selecione o destino para onde o dinheiro será recebido, podendo ser: Tesouraria ou Conta Caixa quando houver, o destino será de acordo com a Loja Recebedora selecionada.
  2. Tipo de Entrada: Selecione o tipo de entrada para o recebimento;
  3. Autorizadora: Selecione a Autorizadora do cartão utilizado para pagamento da dívida;
  4. Tipo do Cartão: Selecione o cartão utilizado para pagamento da dívida;
  5. Número de Parcelas: Selecione a quantidade de parcelas para pagamento da dívida, conforme cadastro da negociação do cartão;
  6. Data do Movimento: Selecione a data de movimento;
  7. Gerar e Quitar Duplicata: Após preencher as informações, clique em 

Cheque:

  1. Destino: Selecione o destino para onde o dinheiro será recebido, podendo ser: Tesouraria ou Conta Caixa quando houver, o destino será de acordo com a Loja Recebedora selecionada;
  2. Banco: insira o número do banco do cheque;
  3. Agência: insira o número da agência do cheque;
  4. Conta: Insira o número da conta do cheque;
  5. CPF/CNPJ: Insira o número do CPF ou CNPJ do titular do cheque;
  6. Nº do Cheque: Insira o número do cheque;
  7. CMC7: Insira o número do CMC7 do cheque, a linha digitavel;
  8. Valor do Cheque: Insira o valor do cheque;
  9. Data de Movimento: Selecione a data de movimento;
  10. Data de Depósito: Selecione a data de depósito do cheque;
  11. Gerar e Quitar Duplicata: Após preencher as informações, clique em  .

Observações: Para finalizar o pagamento em cheque, o titular do cheque deverá ter limite de credito disponível para realizar a quitação das duplicatas. No campo de “Valor do Cheque” poderá ser informado um valor superior ao valor de pagamento, gerando um recebimento de troco em dinheiro para o titular, esse valor será movimentado a partir do destino que foi selecionado para pagamento da dívida do cliente.

Caso o parâmetro “Permite que a Central de Cobranças retire a duplicata do borderô para quitação“esteja habilitado, será possível realizar pagamentos de duplicatas que estejam associadas a um borderô de recebimento.

Quando o parâmetro estiver habilitado, será apresentada a seguinte mensagem.

Para saber mais sobre os parâmetros do módulo financeiro, clique aqui.

Para pagamento em cheque com troco é necessário selecionar uma conta caixa para quitação do borderô com troco.

Após realizar a quitação será possível imprimir o comprovante de quitação através do botão de

Ao clicar no botão de “Imprimir Recibo de Quitação” será aberto um documento em PDF com as informações da pagamento realizado.

Gerar Duplicata de Cobrança

Ao utilizar esse processo através do botão  será apresentada uma tela com as seguintes informações:

  1. Loja: Selecione a loja recebora;
  2. Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento da duplicata que será gerada;
  3. Data de vencimento: Selecione a data de vencimento da duplicata;
  4. Valor: Selecione o valor para gerar a duplicata de recebimento, esse valor poderá ser parcial e no caso serão geradas duas duplicatas, uma com o valor informado e outra com o valor restante da dívida do cliente.
  5. Conta Contábil DLP: Selecione a conta contábil DLP;
  6. Conta Contábil Destino: Selecione a conta contábil destino;
  7. Gerar Duplicata: Após preencher as informações, clique em .

Quitar Duplicatas de Cobrança Através do Borderô.

Ao utilizar esse processo através do botão de , será apresentada uma tela com as seguintes informações:

  1. Valor Total: Valor liquido total das duplicatas selecionadas;
  2. Total Pago: Valor total adicionado para pagamento;
  3. Restante: Valor restante para o pagamento total das duplicatas selecionadas;
  4. Data de Recebimento de Cobrança: Selecione a data de recebimento da cobrança das duplicatas;
  5. Acréscimo Valor: Caso desejado será possível informar um valor de acréscimo para o borderô de recebimento;
  6. Acréscimos %: Caso desejado será possível informar um percentual de acréscimo para o borderô de recebimento;
  7. Loja Recebedora: Informar a loja recebedora da duplicatas de dívida do cliente;
  8. Destino: Selecione o destino para onde o dinheiro será recebido, podendo ser: Tesouraria ou Conta Caixa quando houver, o destino será de acordo com a Loja Recebedora selecionada;
  9. Quitar Borderô: Após preencher todas as informações, clique em .

Observações: Para esse tipo de recebimento não serão considerados cheques em aberto para quitação. Somente será possível incluir duplicatas no borderô de recebimento.

Será possível adicionar mais de uma forma de pagamento. Para incluir uma forma de pagamento, clique no botão de e selecione a forma de pagamento desejada, para cada forma de pagamento serão apresentados diferentes informações para inclusão. Conforme exemplo abaixo será apresenta as informações de cada forma de pagamento.

Dinheiro:

  1. Valor: Informe o valor em dinheiro que será utilizado para pagamento;
  2. Salvar: Após preencher o valor, clique em  .

Cheque:

  1. Valor: Informe o valor do cheque;
  2. Banco: insira o número do banco do cheque;
  3. Agência: insira o número da agência do cheque;
  4. Conta: Insira o número da conta do cheque;
  5. CPF/CNPJ: Insira o número do CPF ou CNPJ do titular do cheque;
  6. Nº do Cheque: Insira o número do cheque;
  7. CMC7: Insira o número do CMC7 do cheque, a linha digitavel;
  8. Valor do Cheque: Insira o valor do cheque
  9. Data de Movimento: Selecione a data de movimento;
  10. Data de Depósito: Selecione a data de depósito do cheque;
  11. Salvar: Após preencher o valor, clique em  .

Cartão:

  1. Valor: Informe o valor de pagamento;
  2. Tipo de Entrada: Selecione o tipo de entrada para o recebimento;
  3. Autorizadora: Selecione a Autorizadora do cartão utilizado para pagamento da dívida;
  4. Tipo do Cartão: Selecione o cartão utilizado para pagamento da dívida;
  5. Número de Parcelas: Selecione a quantidade de parcelas para pagamento da dívida, conforme cadastro da negociação do cartão;
  6. Data do Movimento: Selecione a data de movimento;
  7. Salvar: Após preencher o valor, clique em  .

Após incluir as informações desejadas, clique no botão de clique em 

Após realizar o pagamento será possível visualizar o borderô, através do botão .

Ao clicar no botão de “Imprimir Recibo Analítico” serão apresentadas as informações de pagamento realizado de forma analítica.

Ao clicar no botão de “Imprimir Recibo Sintético” serão apresentadas as informações de pagamento realizado de forma sintética.

Após realizar o pagamento também é possível visualizar o Recibo Sintético , através do botão .

Também possível consultar o relatório de recebimentos da central de cobrança, para gerar esse relatório siga os seguintes passos:

  1. Acesse: Acessar o menu Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobranças;
  2. Relatório de Recebimentos: Clique no botão de .

Serão apresentadas as seguintes informações, para que realizar a consulta do Relatório de Recebimentos:

  1. Loja: Selecione a Loja Recebedora desejada;
  2. Período: Informe o período no qual deseja consultar;
  3. Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento desejada;
  4. Buscar: Após preencher as informações desejadas, clique em .

Será possível realizar a exportação dessa consulta para arquivos de PDF ou Excel, através do ícone   que está ao lado do botão de “Buscar

PDF

Excel

Baixa de cheque devolvido.

Ao utilizar esse processo através do botão de , encaminhado para tela de baixa de cheques a recuperar:

Onde será necessário informar uma conta caixa destino para o pagamento.

Para mais informações referente a funcionalidade, clique aqui.

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