Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobrança

Permissões de Usuário:

3324 – Central de Cobranças

3221 – Gerar e quitar duplicata de cobrança para pagamento da divida do cliente

Este módulo permite visualizar todas as dívidas em aberto de um determinado cliente e fazer a quitação em um único passo. Também é possível fazer pagamentos parciais.

Caso o parâmetro “Permite que a Central de Cobranças retire a duplicata do borderô para quitação“esteja habilitado, será possível realizar pagamentos de duplicatas que estejam associadas a um borderô de recebimento.

Para saber mais sobre os parâmetros do módulo financeiro, clique aqui.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Acessar o menu Financeiro > Tesouraria Central > Central de Cobranças

Na tela inicial, podemos fazer a pesquisa através dos seguintes campos:

  1. Cliente: Permite filtrar o cliente desejado para visualizar as cobranças em aberto;
  2. Tipo de Período: Selecionar o tipo de período desejado. Todos, Emissão e Vencimento;
  3. Período: Quando selecionado a opção de todos no filtro anterior a campo período fica desabilitado, quando selecionado a opções de Emissão ou Vencimento é possível selecionar o período de dias desejado;
  4. Tipo de Cobrança: Selecionar qual o tipo da cobrança desejada, ou selecionar para buscar por TODOS;
  5. Forma de Pagamento: Selecionar qual a forma de pagamento desejada, ou selecionar para buscar por TODOS;
  6. Recebimento: Selecionar qual a forma de recebimento, ou selecionar para buscar por TODOS;
  7. Buscar: Para realizar a busca é preciso selecionar um cliente, não é possível realizar a consulta de mais de um cliente, após preencher os filtros desejados, clique em buscar;

No resultado da busca de acordo com os filtros preenchidos, o sistema vai apresentar as seguintes informações:

  • Origem: São as duplicatas das dividas em aberto do cliente;
  • Data de emissão: Data da emissão da duplicata;
  • Data de vencimento: Data de vencimento da duplicata;
  • Tipo de cobrança: Tipo de cobrança da duplicata;
  • Forma de pagamento: Tipo de forma de pagamento da duplicata;
  • Recebimento: Tipo de recebimento da duplicata;
  • Status: O Status do pagamento, quando for em cheque, o status alterna de acordo com status do cheque, que pode ser em aberto, devolvido ou a recuperar;
  • Valor: Valor da duplicata;

Para realizar o pagamento de uma das duplicatas do cliente selecionado, basta seleciona-las clicando no quadrado de seleção ao lado esquerdo da coluna de origem, após selecionar a(s) duplicata(s) desejadas, clique em  para calcular o valor liquido das duplicatas e aguarde o sistema carregar o valor da somatória da seleção.

Após o sistema calcular o valor da seleção, clique em  para gerar e quitar a duplicata. Após clicar no botão de “PROSSEGUIR COM A GERAÇÃO DA DUPLICATA DE COBRANÇA” A seguinte tela será aberta.

Na tela de Gerar Duplicata de Cobrança, o sistema vai carregar os seguintes filtros:

  • Loja: Loja recebedora da duplicata;
  • Forma de pagamento: Selecionar qual a forma que a duplicata será quitada, dinheiro, cheque ou cartão;
  • Data de vencimento: Selecionar a data de vencimento da duplicata que será gerada e quitada;
  • Valor: Digitar o valor da baixa, esse valor pode ser o valor todas da(s) duplicata(s) selecionada(a) ou o valor parcial;
Quando o valor for parcial, uma duplicata do tipo “Cobrança de Divida do Cliente” será gerada com a valor restante da divida

  • Acréscimos: Será possível incluir um valor de acréscimo se desejar, esse valor será incluído ao borderô de recebimento da duplicata que será gerada. Esse valor é cobrado a parte, não sendo incluído no valor total da duplicata;
  • Conta contábil DLP: Selecione a conta conta contábil;
  • Conta contábil de destino: Selecione a conta contábil;

Para cada forma de pagamento o sistema abrirá outras opções para preenchimento. Para saber quais serão os campos, confira abaixo nos exemplos;

Exemplos:

Para pagamento do valor total em Dinheiro:

  • Foi selecionado o Cliente Bluesoft e após selecionar a duplicata de origem ;
  • Após a seleção clique em  ;
  • Após o sistema realizar a soma das duplicata selecionadas, clique em ;

Caso o parâmetro “Permite que a Central de Cobranças retire a duplicata do borderô para quitação“esteja habilitado, será possível realizar pagamentos de duplicatas que estejam associadas a um borderô de recebimento.

Quando o parâmetro estiver habilitado, será apresentada a seguinte mensagem.

Para saber mais sobre os parâmetros do módulo financeiro, clique aqui.

Para essa transação foi selecionada a conta caixa de “CAIXA ATENDIMENTO 01”

Ao clicar em  e confirmar a transação o sistema gera e quita uma duplicata do tipo “Cobrança da divida do cliente” no valor selecionado. Após a quitação automática, a mensagem “Duplicata de cobrança nº xxxx gerada e quitada com sucesso” é exibida na tela e é possível imprimir o comprovante de quitação

Impressão do Recibo

Pagamento parcial em cartão:

  • Foi selecionado o Cliente João e após selecionar as duplicata de origem 76889 e 76292;
  • Após a seleção clique em  ;
  • Após o sistema realizar a soma das duplicata selecionadas, clique em 

A soma das duas duplicatas totalizaram R$148,61 entretanto o pagamento foi parcial no valor de R$78,61 no qual será gerada e quitada a duplicata. Ao realizar esse processo o sistema uma nova duplicata com o valor do saldo restante do valor do pagamento. Que no caso será de R$70,00. Caso a duplicata possua algum acréscimo, primeiro será feito o pagamento total dos acréscimo e o valor restante será utilizado para quitar parcialmente a duplicata.

Observação: Quando a duplicata possuir acréscimos, não será possível quitar com um valor que seja igual ou menor que o valor dos juros.

Quando o pagamento for em cartão o sistema apresentará os seguintes filtros para preenchimento obrigatório.

Tipo de entrada: Selecione qual o tipo de entrada;

Autorizadora: Selecione qual a autorizadora do cartão;

Tipo de cartão: Selecione o tipo de cartão;

Número de parcelas: Selecione a quantidade de parcelas em que a duplicata será quitada;

Data do movimento: Selecione a data do movimento;

Ao clicar em  e confirmar a transação o sistema gera e quita uma duplicata no valor selecionado. Após a quitação automática, a mensagem “Duplicata de cobrança 126451 gerada e quitada com sucesso” é exibida na tela e é possível imprimir o comprovante de quitação.

Ao consultar novamente o cliente JOÃO, podemos verificar que uma nova duplicata no valor de R$70,00 foi criada.

Pagamento em cheque com troco em dinheiro

  • Foi selecionado o Cliente João e após selecionar a duplicata de origem 116793;
  • Após a seleção clique em  ;
  • Após o sistema realizar a soma das duplicata selecionadas, clique em 
Para pagamento em cheque com troco é necessário selecionar uma conta caixa para quitação do borderô com troco

A duplicata de origem é de R$120,82 e foi colocado como acréscimo o valor de R$44,18. Totalizando R$165,00. Nesse exemplo o valor preenchido em cheque é de R$565,00 no qual o cliente receberá de troco o valor de R$400,00 que é o troco do pagamento da duplicata + os acréscimos.

Quando o pagamento for em dinheiro o sistema apresentará os seguintes filtros para preenchimento obrigatório.

  • Conta Caixa: Selecione uma conta caixa;
  • Banco: Digite o numero do Banco do cheque;
  • Agência: Digite o numero da agência do cheque;
  • Conta: Digite o número da conta corrente do cheque;
  • CPF: Digite o numero do CPF do titular do cheque;
  • Nº do cheque: Digite o numero do cheque;
  • Valor do cheque: Digite o valor do cheque;
  • Data do movimento: Selecione a data do movimento;
  • Data do depósito: Selecione a data para depósito do cheque;

Ao clicar em  e confirmar a transação o sistema gera e quita uma duplicata no valor selecionado. Após a quitação automática, a mensagem “Duplicata de cobrança 126453 gerada e quitada com sucesso” é exibida na tela e é possível imprimir o comprovante de quitação.

Para visualizar o saída do troco pago ao cliente. Acesse:

Financeiro > Tesouraria Central > Movimento da Conta Caixa

  1. Loja: Selecione a loja na qual realizado o pagamento;
  2. Conta: Selecione a conta caixa utilizada;
  3. Período: Selecione o período para consulta;
  4. Tipo de Movimento: Selecione entre Todos, Crédito ou Débito
  5. Buscar: Após preencher os filtros clique em “Buscar”

A loja utilizada para pagamento da duplicata foi a loja 5, ao pesquisar pelo movimento da conta caixa, o sistema apresenta o lançamento de troco da conta caixa. no caso uma saída de R$400,00 para o cliente.

Quando se trata de cheque ao gerar e quitar a duplicata, uma nova duplicata será gerada no valor do cheque, ao realizar nova consulta podemos observar que a coluna status vai atualizando de acordo com o status do cheque.

No caso como o cheque ainda não foi depositado, o STATUS aparece como “Em aberto”, caso o cheque seja devolvido o status estará como “Devolvido”, caso o cheque seja devolvido por um motivo que impeça a reapresentação, o status aparecerá como “A recuperar”

Relatório de Recebimentos:

Também é possível gerar um Relatório de Recebimentos, no qual o usuário poderá consultar as entradas de todas as lojas em um determinado período.

Para gerar o relatório, clique no botão de 

Ao clicar em Relatório de Recebimentos, uma nova tela será aberta, na qual será possível realizar o consulta preenchendo os seguintes filtros.

  • Loja: Selecionar a loja desejada ou selecione TODAS;
  • Período: Selecione o período desejado;
  • Forma de Pagamento: Selecione Todos, Dinheiro, Cartão ou Cheque;
  • Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em Buscar

É possível visualizar os movimentos por loja, data, numero da duplicata e valor pago.

Também é possível gerar arquivos em PDF ou Excel, para isso clique na “seta em verde” e escolha o arquivo desejado 

PDF:

EXCEL:

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