A quitação de duplicata(s) via PDV pode ser utilizada na seguinte situação: Um cliente que efetuou as compras na loja e possui duplicata(s) em aberto, vai até a loja para efetuar o pagamento, ao chegar no caixa o mesmo informa o CPF/CNPJ e, através de uma função no PDV o operador de caixa consegue consultar todas as duplicatas em aberto, o cliente assim pode selecionar quais duplicatas que ele quer pagar ou efetuar o pagamento total, o cliente pode realizar o pagamento em qualquer loja da rede.

Disponível apenas para frente de caixa Zanthus.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

O primeiro passo necessário para utilizar a Quitação de Duplicatas via PDV é fazer o mapeamento do código da função de recebimento.

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Venda Online > Configurações da Venda Online > Funções de Recebimento

Permissões de Usuário: MB__info

1434 – Consultar Configuração do Venda Online

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Fechamento de Caixa > Operadores

Permissões de Usuário: MB__info
716 – Fechamento de Caixa Aba Cadastros
1724 – Fechamento de Caixa Alterar Tipo do Cupom Fiscal
755 – Fechamento de Caixa Alterar Valor de Sangria
1342 – Fechamento de Caixa Alterar Valor de Venda
811 – Fechamento de Caixa Excluir Fechamento ECF
738 – Fechamento de Caixa Excluir Todos Lançamentos
715 – Fechamento de Caixa Incluir/Desmembrar Lançamentos
1033 – Fechamento de Caixa Manutenção
1225 – Fechamento de Caixa Manutenção Convênio
1446 – Fechamento de Caixa Manutenção de Boleto
959 – Fechamento de Caixa Manutenção de Cheques
960 – Fechamento de Caixa Manutenção Fundo de Caixa
1112 – Fechamento de Caixa Manutenção Gerar Redução Z Manual
1032 – Fechamento de Caixa Manutenção Gerar Relatório do Operador
718 – Fechamento de Caixa Manutenção Gerar Sangria Manual
1161 – Fechamento de Caixa Ver Totais
714 – Fechamento de Caixa Visualizar
619 – Fechamento de Caixa Visualizar Finalizadoras
736 – Fechamento de Caixa Visualizar Lançamentos por ECF
621 – Fechamento de Caixa Visualizar/Editar Lançamentos
1978 – Manutenção de Vale Assiduidade
717 – Relatório de Fechamento de Caixa

Após subir os cupons e realizar o processamento através do Venda Online, a duplicata ficará automaticamente bloqueada, não sendo possível realizar nenhuma operação ou fazer qualquer alteração:

 

Além disso, se a loja utiliza controle de análise de crédito, o processamento do cupom também irá liberar o limite no saldo do cliente.

 

No Fechamento de caixa do operador será exibido o valor na coluna Títulos.

O cliente poderá utilizar várias formas de pagamento, dinheiro ou cartão de crédito/débito.

Ao clicar no valor será exibida uma nova tela com os detalhes do cupom, onde serão exibidas as duplicatas com os respectivos valores, data de vencimento, o status do ECF e as subfinalizadoras utilizadas

 

No botão de status  status  é possível inativar o recebimento de uma duplicata. Isso acontece porque existem casos em que o cliente desiste do pagamento após o fechamento da venda, porém o cupom já foi gerado. Nesse caso, o usuário poderá inativar a duplicata e ajustar o valor total da finalizadora para evitar a quebra de caixa.

Ao inativar uma duplicata nessa tela, a mesma será automaticamente desbloqueada e o saldo de limite de crédito do cliente será novamente bloqueado.

Para ajustar o valor total da finalizadora, basta clicar no valor que será exibida a tela para edição. Esse procedimento só é possível desde que o ECF esteja em aberto.

Caso tenha divergência de valor será exibido um alerta.

Ao tentar fechar o ECF com divergência o sistema exibira uma mensagem, conforme imagem.

Ao fechar o ECF, se o cliente pagou mais de uma duplicata, uma duplicata de agrupamento será gerada para a loja recebedora. Uma vez que as duplicatas forem agrupadas, não será possível inativar duplicatas.

A reabertura do ECF não cancela automaticamente o agrupamento, porém o usuário poderá cancelar clicando no botão de “x” caso haja necessidade.

 

Ao conciliar a tesouraria, as duplicatas serão quitadas automaticamente:

venda-pdv-10

Caso a duplicata de cobrança estiver em um borderô de EDI já enviado ao banco, no momento do agrupamento através do fechamento de caixa o sistema enviará automaticamente uma remessa de cancelamento para informar que o boleto em questão não será pago via banco.

Observação: O estorno da conciliação da tesouraria não estorna a quitação da duplicata. O estorno da quitação deverá ser feito manualmente. Porém uma vez que a duplicata foi estornada, ela não será quitada automaticamente mesmo que a tesouraria seja conciliada novamente.

 

No PDV é necessário configurar o arquivo RT010000.CFG conforme exemplo abaixo.
endereco=api.zanthus.bluesoft.com.br
path_forcado=/prod/<cliente>/consultaDebitos?token=<api token>
opcoes=63
timeout=35
ssl=1

 

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