Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Relatórios > Relatório de Fluxo de Caixa

Permissões de Usuário: MB__info

1319 – Relatório Fluxo Caixa

Uma das principais ferramentas para previsões financeiras é o Relatório de Fluxo de Caixa.

O Relatório de Fluxo e Caixa é utilizado para auxiliar na tomada de decisões, com ele é possível enxergar quanto de dinheiro vai entrar e quanto vai sair. Assim, conseguimos nos antecipar e solicitar um empréstimo, descontar um título ou antecipar os recebíveis de cartão de crédito, para que a conta não fique descoberta. Ou, ainda, investir um dinheiro que ficaria parado na conta, sem rendimento. Veja abaixo como utilizar este relatório no Bluesoft ERP.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Selecionar os seguintes filtros:

 

  1. Rede: Deverá selecionar a Rede, que é um conjunto de lojas. 
  2. Loja: Deverá selecionar a loja da rede ou todas.
  3. Período: Deverá informar o período desejado. 
  4. Tipo de Relatório: Deverá informar se a visualização do relatório será no formato analítico ou sintético. 
  5. Exibir apenas dias úteis: Selecionando esta opção serão exibidos apenas dias úteis.
  6. Exibir apenas coluna do Previsto: Selecionando esta opção, não serão exibidas as colunas de Realizado e Diferença.

 

A parte superior do relatório exibe o saldo final de caixa e o saldo do banco acumulado do dia anterior, que será utilizado como saldo inicial para os somatórios do período utilizado nos filtros do relatório

Isso é, utilizando como filtro a data inicial do dia 30/11 para análise do relatório, o saldo em caixa e em banco será referente ao saldo final conciliado do dia 29/11.

No relatório, para cada dia do período selecionado serão exibidas as colunas Previsto e o Realizado de cada espécie, separados por entrada e saída. A coluna Previsto exibe tudo que possui data de vencimento ou data de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe o que foi baixado no dia. Algumas espécies podem nunca gerar informações para a coluna previsto, como por exemplo: Dinheiro de Venda. Enquanto outras espécies podem ter apenas informações na coluna previsto e não ter informações na coluna realizado, como por exemplo: Previsões de Contratos Recorrentes, Previsões de Pedidos, etc, onde o realizado torna-se uma duplicata que será exibida na linha de sua própria espécie (duplicatas a pagar ou duplicatas a receber, por exemplo).

Entrada

 

  1. Cartões: Exibe o total líquido de cartões. A coluna Previsto exibe cartões com datas de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe os cartões  baixados no dia.
  2. Cartões antecipados: Exibe o total líquido de cartões antecipados. A coluna Previsto exibe cartões antecipados com datas de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe os cartões antecipados baixados no dia.
  3. Cheque: Exibe a somatória de cheques recebidos no dia. São exibidos somente os cheques já depositados. Isto é, essa coluna não terá informação na coluna Previsto.
  4. Contas a Receber (Banco):  Exibe a somatória de todas as duplicatas de cobrança do tipo Banco. A coluna Previsto exibe duplicatas a receber com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a receber que foram quitadas no dia (data de recebimento).
  5. Contas a Receber (Carteira):  Exibe a somatória de todas as duplicatas de cobrança do tipo Carteira onde a prioridade seja igual a 1. A coluna Previsto exibe duplicatas a receber com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a receber que foram quitadas no dia (data de recebimento).
  6. Dinheiro/Venda: Exibe o total em dinheiro recebido no dia. Essa coluna só mostrará valores após a conciliação da Tesouraria, desconsiderando guias de carro forte emitidas no dia anterior. Essa espécie exibe apenas informações na coluna Realizado.
  7. Duplicatas de Cobrança Agrupadas (Banco): Funcionará igual a coluna de Contas a receber (Banco), porém irá exibir apenas duplicatas do tipo Agrupamento
  8. Duplicatas de Cobrança Agrupadas (Carteira): Funcionará igual a coluna de Contas a receber (Carteira), porém irá exibir apenas duplicatas do tipo Agrupamento
  9. Empréstimo tomado a receber : Exibe a somatória de duplicatas que são criadas na emissão do  empréstimo tomado a receber
  10. Outros Cartões: Exibe o total líquido de cartões que tiverem a Administradora com a configuração específica para serem exibidas nesta coluna. A coluna Previsto exibe cartões com datas de depósito para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe os cartões  baixados no dia.
  11. Recebimento de empréstimo concedido: Exibe a somatório de duplicatas recebidas de empréstimo concedido.

Saída

  1. Correspondente Bancário (D+2): Exibe a somatória do valor de correspondente bancário previsto para ser debitado da conta, a data prevista será sempre dois dias após a emissão da guia.  
  2. Duplicatas de pagamento agrupadas (Banco): Exibe a somatória de todas as duplicatas de pagamento do tipo Banco. A coluna Previsto exibe duplicatas a receber com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a receber que foram quitadas no dia (data de recebimento).
  3. Duplicatas de pagamento agrupadas (Carteira): Exibe a somatória de todas as duplicatas de pagamento do tipo Carteira. A coluna Previsto exibe duplicatas a receber com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a receber que foram quitadas no dia (data de recebimento).
  4. Empréstimo concedido a pagar: Exibe as duplicatas criadas no momento da emissão do empréstimo concedido.
  5. Folha de Pagamento: Agrupa todas as duplicatas de pagamento que são geradas a partir do encerramento do cálculo da folha de pagamento, incluindo as duplicatas de funcionários e também as guias de impostos, pagamentos de pensão, entre outros.
  6. Fornecedores (Banco): Exibe a somatória de duplicatas de pagamento a fornecedor do tipo Banco.A coluna Previsto exibe duplicatas a pagar com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a pagar que foram quitadas no dia.
  7. Fornecedores (Carteira): Exibe a somatória de duplicatas de pagamento a fornecedor do tipo Carteira com prioridade igual a 1.A coluna Previsto exibe duplicatas a pagar com datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas a pagar que foram quitadas no dia.
  8. Outras despesas (Banco): Exibe a somatória de duplicatas de pagamento do tipo Banco, que não se enquadram em nenhum dos tipos das duplicatas exibidas acima.
  9. Outras despesas (Carteira): Exibe a somatória de duplicatas de pagamento do tipoCarteira com prioridade igual a 1, que não se enquadram em nenhum dos tipos das duplicatas exibidas acima.
  10. Pagamento de Empréstimo Tomado: Exibe a somatória de todos os empréstimos tomados que vencem (Previsto) ou foram foram pagos (Realizado) no dia.
  11. Correspondente Bancário – Tricard: Exibe a somatória de repasse as financeiras dos cartões da loja do tipo Private label na coluna Previsto. A coluna de Realizado exibe somente os movimentos bancários que tiverem um tipo de movimento bancário onde a categoria é ‘Correspondente bancário – Tricard’
  12. Tributos: Exibe a somatória de duplicatas de pagamento de tributos. A coluna Previsto exibe duplicatas datas de vencimento para o dia da coluna, enquanto a coluna Realizado exibe duplicatas foram quitadas no dia.

 

 

Exibimos também uma coluna de Diferença. Esta coluna é o resultado do cálculo dos valores do Previsto menos os valores do Realizado.

 

Além disso, é possível visualizar o relatório verticalmente, basta clicar no botão .

Para análises de períodos futuros, não haverá valor de Realizado ou Diferença. Para facilitar a visão, utilize a opção Capture 34 desta maneira, a visão oculta essas colunas que tornam-se desnecessárias nesse tipo de análise:

 

 

Leave a Reply