Fiscal -> Apuração de Tributos
Permissão: 1121 – Consultar Apuração da Escrita Fiscal

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Para realizar a Apuração de Tributos –  ICMS, no Bluesoft ERP, acesse a tela abaixo:

Selecione a Loja, Ano e Mês e clique em Buscar:

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo 7

2) Ao visualizar a Aba ICMS será possível visualizar inicialmente o resumo das Entradas por CFOP, e se desejar visualizar as escritas fiscais que compõe a totalização deste CFOP. Para isto basta clicar na lupa, veja abaixo:

Relatório_Analítico_da_Escrita_Fiscal_e_Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo

3) Se desejar visualizar as Notas Fiscais de um CFOP específico, no filtro Agrupamento será possível escolher essa opção, e assim visualizar todas as Notas Fiscais:

Relatório_Analítico_da_Escrita_Fiscal

4) No quadro abaixo, veja que é possível visualizar o resumo das Entradas, por: Dentro do Estado, de fora do Estado e de fora do País, e o total geral.

OBS: Também será possível visualizar as movimentações de Saídas logo abaixo.

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo 8

5) Atente-se sempre para a coluna Validações, ela demonstra advertências nos totais que serão acusadas em obrigações acessórias, como a GIA.

Captura_de_Tela_2014-12-22_às_14_31_10

6) Logo abaixo no quadro, poderá visualizar os Ajustes do ICMS, todos os ajustes à Débito e à Crédito serão somados em seus respectivos grupos de: Créditos, Débitos, Estorno de Créditos e Estorno de Débitos, veja:

Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo 9

7) Para visualizar todos os registros que sumarizam cada grupo dos Ajustes, ao clicar sobre o valor  abrirá uma nova tela detalhando os registros:

https___erp-2a_bluesoft_com_br_beta_contabil_conferenciaEscritaFiscalAjuste_index_action_lojaKey_1_dataInicial_01_08_2014_dataFinal_31_08_2014_tipoImpostoKey_1_ajusteCancelado_-1_sinal_-1_statusEscritaFiscalKey_5_tipoAjusteKey_3_origemAjust

Obs: Os ajustes de créditos presumidos gerados através do cadastro de benefícios fiscais serão demonstrados aqui. Para saber mais sobre cadastro de Benefício Fiscal (clique aqui).

8) Também no quadro Resumo por Alíquotas, poderá visualizar os valores em resumo, e caso desejar visualizar os detalhes de cada resumo, basta clicar na lupa:

Apuração_de_Tributos_e_Bluesoft___Sistema_Web_para_Gestão_de_Varejo_e_Todos_os_Meus_Arquivos

9) E por último, ao final da tela será demonstrado os Totais da Apuração do ICMS, que será a totalização dos valores apurados na competência.

Lembrando que quando na competência anterior fora apurado Saldo Credor, este será transferido automaticamente para a próxima competência.

Para as empresas do Estado do Mato Grosso, há a Estimativa Simplificada do ICMS, que é paga de forma antecipada e é lançado como Ajuste a Débito, com o código MT009911. Dessa forma, para esse Estado, o sistema distinguirá os valores do ICMS Normal e do ICMS Antecipado. Quando os dois valores resultarem em Imposto a Recolher, o sistema exibirá cada valor, e também habilitará o botão para imprimir as guias de forma distinta. Na apuração de impostos também haverá a possibilidade de selecionar a guia de ICMS Antecipado. Para os demais Estados, exibirá apenas o ICMS Normal.

No exemplo abaixo, houve na apuração um saldo devedor, no qual deverá ser pago através das Guias de Recolhimento.

Veja que temos a opção de emitir a Guia de Recolhimento para pagamento do imposto, e esses dados serão utilizados para geração de algumas obrigações acessórias:

10) Ao final de todo o processo, deverá clicar em APURAR IMPOSTOS, com isso toda a movimentação das escritas fiscais serão apuradas e NÃO poderá  mais realizar movimentações ou alterações na competência em questão.

Clicando em APURAR IMPOSTOS será questionado se deseja gerar a guia de recolhimento ou não, ficará ao critério do usuário informar se quer ou não gerar as guias e de quais impostos:

Informando quais guias deseja gerar, clique em PROSSEGUIR:


E aguarde o final do processamento da apuração.

11) Ao final será informado que a apuração foi concluída, e dará acesso para controle das competências fiscais:

Captura de Tela 2014-12-22 às 14.14.16

Observações: As escritas fiscais e ajustes só irão compor na Apuração de Tributos, quando estiverem com seus registros Conferidos/Aprovados, para saber sobre conferência desses registros acesse:

– Conferência da Escrita Fiscal

– Conferência de Ajustes da Escrita Fiscal

Conferência de Demais Documentos 

Desfazer a Apuração

Sempre que precisar realizar alterações dentro da competência, deverá obrigatoriamente desfazer a apuração:

Captura_de_Tela_2014-12-22_às_14_29_13 2

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

One Response to “Apuração de Tributos – ICMS”

Leave a Reply