Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS> Centro de Distribuição Logístico(CD) \ Distribuição Forçada Multiloja

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

3032 – Distribuição Forçada Multiloja

O objetivo de utilizar o calculo de cubagem é conseguir planejar melhor o processo de carregamento, considerando dois pontos essenciais:

  • evitar que se feche uma carga muito volumosa, mas de baixo peso: o que faria com que se desperdiçasse a capacidade de carga do veículo em kg bruto;
  • evitar que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados: o que faz com que se deixe de aproveitar um espaço considerável dentro do veículo (em virtude do limite de peso);

Em resumo é essencial a utilização da cubagem para que se possa planejar da melhor forma possível o transporte da mercadoria, onde através da métrica de calculo é possível identificar qual a capacidade de carga disponível em um veiculo e ao mesmo tempo quais são as limitações em peso e volume.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Neste ajuda iremos apenas exemplificar a utilização do parâmetro de Cubagem, duvidas sobre o modulo Distribuição forçada Multiloja clique aqui.

1) Realizar a manutenção no cadastro do produto informando: 

  • Comprimento em milímetros
  • Altura em milímetros
  • Largura em milímetros
  • Peso bruto *

Dúvidas sobre o cadastro, clique aqui

Observação: É realizado o cálculo da cubagem independente da embalagem do produto, sendo necessário informar em seu cadastro os dados de “Comprimento, Altura e Largura e Peso

Do passo 2 ao passo 7 exemplificamos distribuições gerada de acordo com a cubagem cadastrada, do passo 8 ao passo 14 há exemplo de como é considerado a distribuição por peso.

2) Habilite o parâmetro “Utilizar a cubagem na expedição”, dúvidas  clique aqui.

3) Em nosso em exemplo vamos gerar uma demanda de 90 caixas para loja 4 , onde o palete possui 1,92m³ e cada caixa 0,024m³, conforme imagem abaixo:

4) Acesse o menu WMS >  Centro de Distribuição (CD) >  Distribuição Forçada Multiloja e adicione o produto informando 90 CX.

5)Em seguida clique sobre o botão e na opção Sim, continuar

6) Os lotes foram gerados com sucesso, conforme ilustra a imagem abaixo. Para continuar clique sobre o link “Clique aqui” , onde será redirecionado para tela de separação de lotes.

7) A quebra de lote foi gerada de acordo com a cubagem, em nosso exemplo criou dois lotes o de número 24629 com 80 caixas respeitando o cálculo da cubagem  e 24630 com 10 caixas.

Importante: 

  • Os produtos que não possui cubagem cadastrada: Será distribuídos todos juntos em um único lote, ou seja será gerado um novo lote contendo todos os itens sem cadastro de cubagem.

Exemplo:

Os itens que iremos utilizar possui a mesma cubagem em caixa cadastrada

O item em unidade não possui cubagem cadastrada

Foi solicitado 40 caixas do produto DESINFETANTE BLUESOFT e 40 caixas do produto ARROZ BLUESOFT TP1 BCO

Como na posição armazenada o item ARROZ BLUESOFT TP1 BCO está em unidade ao gerar o lote é considerado para calculo da cubagem o mesmo, logo o item do exemplo utilizado foi gerado em um um novo lote.

Produtos com cubagem maior que a cubagem do palete: Será distribuído ao menos um produto por lote, ou seja, uma unidade do produto em cada palete. Como a cubagem mínima é de 1m3, esse cenário deve ser improvável, mas caso ocorra de ter um produto com cubagem maior garantimos que será distribuído.

8) Agora iremos realizar a distribuição de produtos considerando o peso total do palete

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é peso.png

9) Acesse a tela WMS > Configurações > WMS Parâmetros e informe no campo “Peso máximo do palete na separação” 2300KG, dúvidas  clique aqui.

9) Conforme já informado o produto a ser distribuido deve possui informações Logística em seu cadastro

  • Comprimento em milímetros
  • Altura em milímetros
  • Largura em milímetros
  • Peso bruto *

10) Agora vamos realizar a distribuição de 80 caixas, totalizando um peso total de 2400 kg, porem no parâmetro foi informado 2300 kg

11) Ao gerar a distribuição repare que foi gerado dois lotes, pois foi considerado o peso suportado pelo palete desconsiderando a medida da cubagem, ou seja a regra para gerar o lote irá considerar o que atingir primeiro a medida da cubagem ou o peso máximo suportado pelo palete.

O lote de numero 24632, gerou apenas 76 caixas onde totaliza um peso de 2280 kg, como o peso máximo parametrizado é de 2300 kg, se adicionado mais uma caixa ultrapassaria o peso total do palete, logo é gerado um novo lote de numero 24633 com o restante das caixas solicitadas.

12) Alterando o peso máximo do palete para 3000 kg ao gerar a mesma distribuição é considerado a geração do lote utilizando a medida da cubagem

13) Nova distribuição

14) Um único lote foi gerado de acordo com a medida da cubagem: 1,92 medida * 0,024 cubagem da caixa = 80 caixa

Importante: Quando não houver peso bruto informado na embalagem do produto, será considerado a mesma regra de quando não tem medidas, ou seja, é gerado um único lote contendo os produtos. A mesma regra é utilizada para demais embalagem UN KG FD etc. Caso a parametrização da cubagem ou peso seja inferior a cubagem ou peso do produto será gerado um item por lote.

Leave a Reply