O objetivo desse ajuda é ilustrar alguns exemplos de como o sistema se comporta em relação a parametrização “Quantidade Mínima Percentual para Distribuição do Blocado”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é bloco.png

O endereço do tipo blocado os paletes são estocado diretamente um sobre o outro, onde é armazenado o primeiro diretamente sobre o piso. Geralmente é de grande utilidade esse tipo de armazenagem quando existe vários paletes por item e quando o giro do estoque é elevado.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) O parâmetro “Distribuição Forçada Multiloja conforme o Fator de Estoque do produto armazenado” deve está habilitado, duvidas clique aqui.

2) Gerar uma distribuição por Distribuição forçada multiloja, duvidas clique aqui.

No primeiro exemplo conforme a imagem abaixo o parâmetro “Quantidade Mínima Percentual para Distribuição do Blocado”, iremos definir com o valor de 0%, duvidas clique aqui.

3) Utilizaremos o saldo de estoque do item abaixo onde há três posições: Pulmão, Picking e Blocado

4) Em seguida realizaremos a distribuição para as lojas abaixo:

Para a loja 1 a sua necessidade será de 3 CX

Para a loja 2 a sua necessidade será de 1 CX

Ao gerar o lote a distribuição considera o total do endereço blocado:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 101-1024x378.png

Para a loja 1 no qual foi solicitado 3 CX, após a geração foi considerado 2 CX do endereço picking + a quantidade total da posição do endereço blocado, pois o endereço blocado é o mais próximo do picking.

Observação: Para o endereço do tipo blocado é gerado um lote exclusivo de separação, ou seja um lote para cada blocado.

Já para loja 2 foi utilizado 1 CX referente a próxima validade.

Alterando o endereço “400.3.1.3.0.0.0” de pulmão para picking repare na imagem abaixo que ao gerar a mesma distribuição do exemplo acima é utilizado o saldo da posição, pois por conceito é priorizado a validade e em seguida a posição de picking , lembrando que ainda é levado em consideração outro parâmetro “Data de Validade e Endereço com Menor Quantidade ou Data de Validade e Endereço com Maior Quantidade, duvidas sobre o parâmetro clique aqui.

IMPORTANTE:

Consideramos para o endereço do tipo blocado a seguinte chave “ENDEREÇO + VALIDADE + PALETE + FATOR + NUMERO LOTE”, logo quando houver dois blocados conforme imagem abaixo visto que apenas o numero do palete que muda, será considerado como dois blocados:

No exemplo abaixo também é considerado dois blocados visto que o fator da embalagem do produto são diferentes, caso houver duas datas diferentes será considerado também como dois blocados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 103-1024x296.png

5) No segundo exemplo conforme a imagem abaixo o parâmetro “Quantidade Mínima Percentual para Distribuição do Blocado”, iremos definir com o valor de 40%, duvidas clique aqui.

6) Utilizaremos o saldo de estoque do item abaixo onde há três posições: Pulmão, Picking e blocado:

6) Em seguida realizaremos a seguinte distribuição:

Para a loja 4 a sua necessidade será de 5 CX

Ao gerar o lote a distribuição não considerou o total do blocado

A regra foi aplicada da seguinte forma:

– Utilizou 2 CX da data 10/04/2021 e da data 31/05/2022 3 CX, totalizando a quantidade solicitada.

– Na data de validade de 31/05/2021 a quantidade não poderia ter sido utilizada, pois pela regra e percentual de 40% informado a quantidade minima deveria ser de 4 CX, como utilizou do primeiro endereço 2 CX e o saldo restante era de 3 CX então ficou abaixo das 4 CX, logo passa para próxima data de validade e realiza a reserva restante.

7) Agora vamos realizar a distribuição de 10 FD para loja 4 utilizando o mesmo cenário de saldo de estoque anterior

8) Nova distribuição de 10 CX

Ao gerar o lote agora foi considerado o total do blocado.

A regra foi aplicada da seguinte forma:

– Utilizou 2 CX da data 10/04/2021 e da data 31/05/2021 10 CX, pois devido a regra configurada de 40% de 10 CX para utilizar o endereço blocado seria de 4 CX no minimo, como ainda faltava 8 CX foi utilizado a quantidade total, pois reserva realizada no endereço blocado não fraciona a quantidade na posição.

Observação: A distribuição trata blocados de tamanhos diferentes de forma independente. 

Ex.: Vamos supor que exista dois blocados:

Um blocado com 10 CX de Leite

E outro com 20 CX de Leite também

O sistema irá considera eles como blocados independente de algum cadastro. Ou seja, se há parametrização for de 40%, então:

10CX – mínimo de 4CX para distribuir o blocado inteiro. E o blocado inteiro no caso são 10CX.
20CX – mínimo de 8CX para distribuir o blocado inteiro. E o blocado inteiro no caso são 20CX.

9) Neste ultimo exemplo vamos utilizar um item com embalagem KG, conforme a imagem abaixo o parâmetro “Quantidade Mínima Percentual para Distribuição do Blocado”, iremos definir com o valor de 40%, duvidas clique aqui.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 110-1024x148.png

11) Saldo de estoque do produto

12) Distribuição de 730 kg

Reserva de 5 CX e mais 56 CX, a necessidade do cliente devido ao fator da embalagem do produto seria de 29 CX, porem devido a menor validade foi utilizado a data 18/06/2021 5 CX e como faltava 24 CX utilizou o próximo endereço que no caso é do tipo blocado onde atendeu a quantidade minima de 56 CX*40% = 22CX , logo utilizou a quantidade total do blocado de 56 CX.

Leave a Reply