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2260 – Ordem de Separação

A Ordem de Separação mobile é utilizada para que os separadores possam realizar as separações dos pedidos utilizando dispositivos móveis, como por exemplo: um coletor ou celular.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para acessar a tela da Ordem de Separação no Mobile, acesse o menu Logística > Ordem de Separação.

Ao acessar a Ordem de Separação, são apresentados alguns filtros para preenchimento e limitação da busca que deseja.

Os filtros são:

  • Loja: lista de Lojas (lojas da distribuidora/atacado) utilizada como emitente dos pedidos.
  • Nº Ordem Separação: ao acessar a consulta de Ordens de Separação é possível escanear o número da ordem para que a separação seja iniciada automaticamente. Por exemplo: No Bluesoft ERP, podemos fazer a impressão de etiquetas de picking e incluir o número da OS em formato de código de barras. Essa etiqueta pode ser utilizada para escaner da Ordem de Serviço, facilitando a separação dos pedidos pelo separador.
  • Status: lista todos os tipos de status da Ordem de Separação.
  • Data referente à: qual o tipo de data que deseja listar seus pedidos, por emissão do pedido ou geração
  • Data InicialData Final: período entre as datas de emissão da Ordem de Separação.
  • Tipo de Origem: a origem do pedido. Você pode escolher um tipo de origem.
  • Hora Inicial e Hora Final: para que o separador possa buscar por períodos os pedidos, priorizando por exemplo, aqueles que estão mais próximos da entrega, no caso de pedidos que o Tipo de Origem é e-commerce. Caso o separador digite uma data incorreta, como: 85:21, será exibida uma mensagem de que o formato de data está inválido.

Para que a sua consulta retorne resultados conforme os filtros escolhidos, clicar no botão BUSCAR.

Obs: Para possibilitar a separação de Pedidos de Venda Balcao, é necessário habilitar o parametro Criar ordem de separação para pedidos balcão do ERP, na tela Vendas > Parâmetros do Módulo Vendas (menu 1397).

  1. Separar Itens: Acessa a OS para registrar os dados da separação.

Após clicar no botão Separar Itens, podendo utilizar a busca de produtos por Áreas de Vendas.

Ao informar o GTIN/PLU o campo de quantidade será habilitado para inclusão da quantidade.

Através do botão é possível efetuar a leitura por código de barras do produto, podendo ser o GTIN ou PLU.

Caso o processo seja feito através de um dispositivo Android, é possível efetuar a leitura do código de barra utilizando um aplicativo. Para que a funcionalidade seja habilitada, é necessário possuir a permissão: (3306) Utilizar app nativo no Android para escanear código de barras na ordem de separação mobile. Com essa permissão, ao acessar o botão , o usuario será redirecionado automaticamente para a página de download do aplicativo. Após a instalação, será possível seguir o fluxo de leitura de código de barra normalmente. Essa funcionalidade esta disponível apenas em dispositivos Android e o navegador padrão deve ser o Google Chrome.

Ao informar o(s) produto(s) pelo GTIN/PLU, será necessário informar a(s) quantidade(s) separada(s) e clicar no botão Finalizar.

Caso exista a necessidade, é possível realizar a criação de lotes de pedidos para que a separacao seja efetuada simultaneamente.

Para que essa funcionalidade possa ser utilizada, é necessário habilitar o parametro “Habilitar suporte a separação agrupada em lote (Mobile)” no menu Vendas > Parametro do Módulo Vendas.

Com o parametro habilitado, basta definir o filtro Status como “Aberta” e realizar a busca com o período desejado. Os pedidos listados exibem um checkbox. Os pedidos com o Checkbox selecionados serão adicionados ao lote de separação. Após selecionar os pedidos, clique no botão “Separação Agrupada em Lote”.

Após gerar a Separação Agrupada em Lote, serão exibidos os itens que compõe os pedidos selecionados. Itens que possuem peso variável, sempre serão exibidos separadamente, já os itens unitarios serão exibidos de forma unificada.

Caso uma Separação Agrupada em Lote seja criada e por algum motivo nao tenha sido finalizada, é possível acessa-la novamente, buscando por pedidos com o status “Em Separação”. Ao lado dos pedidos existira a possibilidade de continuar a separação do Lote ou separar o pedido individualmente, mesmo que ja esteja compondo um lote.

Ao iniciar a separação de uma Ordem de Separação Mobile, é possível substituir um produto caso seu estoque esteja indisponível, ou seja necessario complementar a quantidade de um produto por um item similar. Para a substituição do produto, será levado em consideração os produtos que estejam habilitados no e-commerce, cadastrados na mesma categoria e com o preço menor ou igual ao item solicitado no pedido. Produtos que nao estejam aderentes a esses quesitos, nao serão exibidos no momento da substituição. Até o momento, esta funcionalidade está disponível apenas para o E-commerce Oracle.

Após o processo de substituição, será possível efetuar o cancelamento antes do encerramento da Ordem de Separação. Para cancelar, clique no botão “Cancelar Substituição”

Ao substituir um item e finalizar a Ordem de Separação, o item será adicionado ao pedido com uma observação, informando o item e por qual item o mesmo foi substituido.

É possível também, informar caso algum item do pedido não tenha sido localizado durante a separação, clicando no Checkbox “Nenhuma Qde Encontrada”. Caso a conferência esteja habilitada para este fluxo, será possível desmarcar esse Checkbox, informando uma quantidade diferente de produtos antes de finalizar a conferência.

Realizados todos os procedimentos descritos acima, a Ordem de Separação será atualizada com o status finalizado.

Importante lembrar que para pedido de e-commerce, após um pedido separado, é possível realizar a conferência desse pedido. É exibido um botão de Conferir e logo após o processo de conferência o pedido estará disponível para faturamento na Consulta Pedido Venda – balcão.

Quando o pedido a ser separado for do tipo E-commerce, a etiqueta de picking pode ser impressa

Impressão de Etiqueta de Pré-Separação

O objetivo da impressão de etiquetas de Pré-Separação é acelerar a separação de itens que necessitam de algum tipo de manuseio (por exemplo fatiar frios).

Dessa forma quando o separador passar na padaria, FLV e açougue os itens já estarão prontos e não haverá espera.

Para imprimir etiquetas de pré-separação na ordem de separação é necessário:

  • Cadastrar as etiquetas de pré-separação em: E-commerce > Cadastros > Clique aqui, para saber mais.
  • Cadastrar as áreas de venda para os produtos e realizar o vínculo do modelo de etiqueta e impressora em: Varejo > Cadastros > Áreas de Venda Clique aqui para saber mais
  • Realizar o vinculo dos produtos e áreas de venda
Ao iniciar uma nova separação as etiquetas serão impressas automaticamente

Caso aconteça algum erro durante a impressão, será possível re-enviar a impressão:



Selecione a área de venda desejada ou TODAS:


Clique em IMPRIMIR


Agora você pode retirar a etiqueta na impressora configurada. A impressão pode ser semelhante a imagem abaixo:


Impressão da Etiqueta de Picking

O objetivo da impressão de etiquetas de picking é identificar os volumes que foram separados de uma ordem de Separação. Imagine o seguinte cenário: Recebemos um pedido no ERP com 20 itens para serem separados. Ao iniciar o processo de separação, o separador armazena os itens em determinada embalagem, quando a embalagem for preenchida ele pode gerar um volume e imprimir uma etiqueta de identificação.

Você pode cadastrar um modelo de etiqueta de acordo com a sua necessidade, pelo nosso cadastro de Etiquetas. Clique aqui, para saber mais.

Para imprimir etiquetas de picking na ordem de separação é necessário:

  1. Cadastrar as etiquetas de picking em: E-commerce > Cadastros > Clique aqui, para saber mais.
  2. O pedido na ordem de separação deve ser do tipo e-commerce;
  3. Iniciar o processo de separação;
  4. Ao separar os itens de determinado volume é possível:
  5. Clicar no botão de Gerar Volume e Imprimir.
Ao abrir um pedido de e-commerce que está para separação é possível gerar um volume de identificação por produtos e o número do volume pode ser impresso no ato de que o volume foi gerado

Para gerar um volume, o separador precisa terminar a separação de terminados produtos e quando o meio ao qual as coisas estão sendo separadas, por exemplo uma caixa, estiver cheia, significa que um volume completo foi gerado, então, preencheu o espaço de alocação daqueles produtos, clicar em Gerar Volume e Imprimir, então gera o volume e pode-se imprimir a etiqueta de picking para a identificação daquele volume.

   6. Aparece a mensagem que um volume foi gerado com sucesso;

   7. Clicar no Botão: OK.

Após clicar no botão , um pop-up é aberto para o preenchimento das informações que irão na etiqueta de picking que será impressa.

As informações a serem fornecidas são:

1. Volume: selecionar o volume que deseja (gerado de forma automática, ao clicar para gerar volume, é criado um número para o seu volume, que não irá se repetir);

2. Impressora: selecionar a impressora. As impressoras listadas são as que foram configuradas no Bluesoft Loja;

3. Modelo de etiqueta: selecionar o Tipo de Etiqueta (Picking);

4. Clicar em 

Após a impressão, você pode retirar na impressora selecionada e colocar sobre o volume separado correspondente. Como no exemplo abaixo:

Também pode-se imprimir a etiqueta de picking pela Ordem de Separação desktop. Para saber mais sobre essa funcionalidade, Clique aqui.

One Response to “Ordem de Separação – Mobile”

  1. Ednaldo

    Boa tarde.

    Procuro opção para conseguir realizar a separação de mercadorias e conferência de pedidos evitando envio invertido, por exemplo, comprei uma calça branca e recebi 6 pretas no lugar .
    Quero resolver um erro.como este, utilizo um software da ao3 start roda via web, neste caso seria uma maneira de que seu sistema consiga ler os dados de um pedido via arquivo PDF ou via email.
    Se seu sistema consegue íntegracao com. O ao3 start ou de que forma consegue conversar e me trazer a opção e conferir antes de envia ao cliente, sempre apontando qualquer divergência para mais para menos ou se a referência não e igual ao pedidos.

    Responder

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