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1401 – Relatório de Evolução de Vendas
Para utilizar esta ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1-) Acessar o Menu Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Evolução de Vendas:

Filtros
É possível utilizar os seguintes filtros para análise dos valores:
- Rede: Com este filtro é possível selecionar uma rede específica para análise dos valores;
- Loja: Com as opções de Todas, Loja Específica, ou Múltiplas Lojas, esse filtro permite selecionar as lojas desejadas para análise;
- Período: Este filtro determina o período a ser considerado no relatório, considerando a data de venda do produto, dividido em tipos diferentes de período:
– Por Ano Móvel: Apresenta a evolução das vendas mês a mês do ano selecionado;
– Por Ano: Ao utilizar o filtro dessa maneira, todos os anos selecionados serão considerados para agrupamento dos dados;
– Por Mês: Com este filtro é possível escolher um mês/ano inicial e final;
– Por Dia: Permite selecionar um período por dia/mês/ano com limite de 31 dias; - Grade de Produto: Por meio deste filtro é possível selecionar uma grade de produtos específica;
- Produto: Por meio deste filtro é possível selecionar um ou mais produtos para serem analisados;
- Setor de Compra: Permite selecionar um ou mais setores de compra para serem analisados;
- Fornecedor: Ao clicar neste filtro, uma janela de pesquisa se fornecedor será aberta para seleção de um fornecedor específico;
- Divisões: Permite analisar uma divisão de fornecedor específica;
- Departamento: Permite analisar um ou mais departamentos para serem analisados;
- Seção: Permite analisar uma ou mais seções para serem analisadas (pode ser filtrado pela categoria superior);
- Grupo: Permite analisar um ou mais grupos para serem analisados (pode ser filtrado pela categoria superior);
- Subgrupo: Permite analisar um ou mais subgrupos para serem analisados (pode ser filtrado pela categoria superior);
- Árvore de Categorias: Estes filtros permitem a escolha das categorias dos produtos divididas em Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo, lembrando que é necessário selecionar um Departamento para que as Seções sejam exibidas e assim por diante até o nível de Subgrupo. Frisando também que o resultado é histórico quanto às categorias, isto é, se um produto, por exemplo, mudar de categoria hoje, suas vendas antigas permanecerão registradas na categoria antiga, somente as próximas vendas, após alteração, serão registradas na categoria nova.
- DFU: Filtro utilizado para selecionar o cadastro de Unidade de Previsão de Demanda (ou DFU: Demand Forecasting Unit) vinculado aos produtos, clique aqui para saber mais.
- Segmento: Ao clicar nesse filtro, uma nova janela será aberta para selecionar um segmento em específico por meio da Árvores de Categorias dos produtos;
- Agrupar por: Este filtro determina o agrupamento a ser considerado no resultando tanto na exportação em Excel quanto em tela, ao clicar na opção “Colunas” é possível visualizar a coluna “Descrição”, que é substituída pelo agrupamento selecionado:
É importante destacar que alguns agrupamentos possuem regras para não impactar a performance do Dashboard. Exemplo -> No agrupamento: “Dia e Produto”, é preciso selecionar apenas a filtragem de dias (7 dias no total) e obrigatoriamente um departamento.
- Comprador: Ao clicar neste filtro, uma janela será aberta que possibilita buscar e selecionar um ou mais compradores para a análise;
- Fabricante: Ao clicar neste filtro, uma janela será aberta que possibilita buscar e selecionar um fabricante em específico;
- Marca: Este filtro permite selecionar uma ou mais marcas de acordo com cadastro do produto;
- Ordenar por: Com todas as colunas disponíveis ao selecionar os valores serão ordenados pela coluna presente no campo Ordenar por, ao lado é possível determinar qual será a ordenação entre descendente e ascendente.
2-) Após selecionar os filtros, clique em “Buscar” para visualizar o resultado na tela:
Clicando no botão “Colunas”, é possível incluir ou retirar as colunas que deseja exibir.
Colunas
As seguintes colunas estão disponíveis:
- Descrição: Apresenta a descrição de acordo com o agrupamento escolhido;
- Código: Esta coluna apresenta o código interno de acordo com agrupamento, agrupamentos com data exibiram o código do calendário com padrão AAAAMMDD;
- Quantidade vendida;
- Total vendido;
- Preço médio unitário;
- Ranking de Vendas;
- Participação na Venda;
- Evolução sobre período anterior;
- Evolução sobre primeiro período;
- Quantidade de entradas Bonificadas;
- Total Bruto de Entradas Bonificadas;
- Total Líquido de Entradas Bonificadas;
- Quantidade de entradas;
- Total Bruto de Entradas;
- Total Líquido de Entradas;
- Entradas Unitário Bruto;
- Entradas Unitário Líquido;
- Lucro total;
- Lucro líquido;
- Lucro unitário;
- Margem de lucro com imposto;
- Margem de lucro sem imposto;
- Ranking de Lucros;
- Participação no Lucro;
- Evolução do lucro;
- Evolução do lucro acumulada;
- Custo total com imposto;
- Custo total sem imposto;
- Custo unitário;
- Estoque Online (agrupamento de produto ou grade);
- Cobertura Online (agrupamento de produto ou grade);
- Quantidade de trocas;
- Total de trocas;
- Trocas unitário;
- Transferência saída (Qtde);
- Transferência saída (R$);
OBS: Utilizando o agrupamento por Produto, apresentaremos as colunas Descrição e Código Interno. Ao clicar na Descrição do Produto, será aberta uma nova aba com a Central de Relatórios e, ao clicar no Código Interno, será aberto uma nova aba com o cadastro do respectivo produto:
3-) Clicando no botão “Legendas”, é possível visualizar a legenda separada por cores, que são destacadas em alguns valores apresentados no relatório. Além disso, são apresentadas informações importantes sobre o funcionamento de alguns filtros citados acima:
4-) Clicando no botão “Exportar para o EXCEL”, é possível baixar os valores apresentados na tela para um arquivo do tipo XLSX:
Baixa da Venda Parcial
É possível obter os resultados de vendas que ainda não foram baixadas no retorno da consulta do relatório.
Para isso, será necessário solicitar ao Suporte Bluesoft para que habilite a função Baixa da venda parcial (Togglz).
Quando a função estiver desabilitada, o resultado do relatório não levará em conta as vendas não baixadas.
Vendas não baixadas LOJA 001:

Resultado no relatório:

Quando a função estiver habilitada, o resultado do relatório levará em conta as vendas não baixadas.
Resultado do relatório com a função habilitada:

Após realizar a baixa definitiva da venda, os resultados serão mantidos.
Para mais informações contate o Suporte Bluesoft.