Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Evolução de Vendas

Permissões de Usuário: 

1401 – Relatório de Evolução de Vendas

Para utilizar esta ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o Menu Home > Vendas > Relatórios > Gerenciais de Venda > Relatório de Evolução de Vendas:

Filtros

É possível utilizar os seguintes filtros para análise dos valores:

  • Rede: Com este filtro é possível selecionar uma rede específica para análise dos valores;
  • Loja: Com as opções de Todas ou Loja Específica, esse filtro permite selecionar as lojas desejadas para análise;
  • Período: Este filtro determina o período a ser considerado no relatório, considerando a data de venda do produto, dividido em tipos diferentes de período:

    – Por Ano Móvel: Apresenta a evolução das vendas mês a mês do ano selecionado;
    Por Ano: Ao utilizar o filtro dessa maneira, todos os anos selecionados serão considerados para agrupamento dos dados;
    – Por Mês: Com este filtro é possível escolher um mês/ano inicial e final;
    – Por Dia: Permite selecionar um período por dia/mês/ano com limite de 31 dias;
  • Grade de Produto: Através deste filtro é possível selecionar uma grade de produtos específica;
  • Produto: Através deste filtro é possível selecionar um produto para ser analisado;
  • Setor de Compra: Permite selecionar um setor de compra específico;
  • Fornecedor: Ao clicar neste filtro uma janela de pesquisa se fornecedor será aberta para seleção de um fornecedor específico;
  • Divisões: Permite analisar uma divisão de fornecedor específica;
  • Árvore de Categorias: Estes filtros permitem a escolha das categorias dos produtos divididas em Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo, lembrando que é necessário selecionar um Departamento para que as Seções sejam exibidas e assim por diante até o nível de Subgrupo;
  • Segmento: Ao clicar nesse filtro uma nova janela será aberta para selecionar um segmento em específico através da Árvores de Categorias dos produtos;
  • Agrupar por: Este filtro determina o agrupamento a ser considerado no resultando tanto na exportação em Excel quanto em tela, ao clicar na opção “Colunas” é possível visualizar a coluna “Descrição”, que é substituída pelo agrupamento selecionado:
  • Comprador: Ao clicar neste filtro uma janela será aberta que possibilita buscar e selecionar um comprador em específico;
  • Fabricante: Ao clicar neste filtro uma janela será aberta que possibilita buscar e selecionar um fabricante em específico;
  • Marca: Este filtro permite selecionar todas ou uma marca em específico de acordo com cadastro do produto;
  • Ordenar por: Com todas as colunas disponíveis ao selecionar os valores serão ordenados pela coluna presente no campo Ordenar por, ao lado é possível determinar qual será a ordenação entre descendente e ascendente.

2) Após selecionar os filtros, clique em “Buscar” para visualizar o resultado na tela:

Clicando no botão “Colunas” é possível incluir ou retirar as colunas que deseja exibir.

Colunas

As seguinte colunas estão disponíveis:

  • Descrição: Apresenta a descrição de acordo com o agrupamento escolhido;
  • Código: Esta coluna apresenta o código interno de acordo com agrupamento, agrupamentos com data exibiram o código do calendário com padrão AAAAMMDD;
  • Quantidade vendida;
  • Total vendido;
  • Preço médio unitário;
  • Ranking de Vendas;
  • Participação na Venda;
  • Evolução sobre período anterior;
  • Evolução sobre primeiro período;
  • Quantidade de entradas Bonificadas;
  • Total Bruto de Entradas Bonificadas;
  • Total Líquido de Entradas Bonificadas;
  • Quantidade de entradas;
  • Total Bruto de Entradas;
  • Total Líquido de Entradas;
  • Entradas Unitário Bruto;
  • Entradas Unitário Líquido;
  • Lucro total;
  • Lucro líquido;
  • Lucro unitário;
  • Margem de lucro com imposto;
  • Margem de lucro sem imposto;
  • Ranking de Lucros;
  • Participação no Lucro;
  • Evolução do lucro;
  • Evolução do lucro acumulada;
  • Custo total com imposto;
  • Custo total sem imposto;
  • Custo unitário;
  • Estoque Online (agrupamento de produto ou grade);
  • Cobertura Online (agrupamento de produto ou grade);
  • Quantidade de trocas;
  • Total de trocas;
  • Trocas unitário;
  • Transferência saída (Qtde);
  • Transferência saída (R$);

Obs.: Utilizando o agrupamento por Produto, apresentaremos as colunas Descrição e Código Interno, ao clicar na Descrição do Produto será aberta uma nova aba com a Central de Relatórios e ao clicar no Código Interno será aberto uma nova aba com o cadastro do respectivo produto:

3) Clicando no botão “Legendas” é possível visualizar a legenda separada por cores, que são destacadas em alguns valores apresentados no relatório, também são apresentadas informações importantes sobre o funcionamento de alguns filtros citados acima:

4) Clicando no botão “Exportar para o EXCEL” é possível baixar os valores apresentados na tela para um arquivo do tipo XLSX:

Leave a Reply