Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contratos Financeiros > Contratos Financeiros de Arrendamento 

Permissões de Usuário: MB__info

2747 – Consultar contratos de arrendamento

2748 – Consultar contratos de arrendamento – Aba Duplicatas

2749 – Consultar contratos de arrendamento – Aba Amortização

2750 – Consultar contratos de arrendamento – Aba Eventos

2751 – Cadastrar eventos do contrato de arrendamento

2752 – Alterar contrato de arrendamento para aprovado

2753 – Alterar contrato de arrendamento para analisando

2757 – Consultar eventos de arrendamento

3077 – Excluir evento

No Bluesoft ERP é possível fazer o controle dos contratos de arrendamento de acordo com a norma contábil IFRS 16.

Se enquadram na IFRS 16 os contratos de arrendamento que tenha duração maior que 12 meses e o valor de 5 mil dólares mensal.

Antes desta norma os valores dos arrendamentos eram contabilizados como uma despesa e com a nova norma os valores terão que ser reconhecidos como um direito de uso.

Para utilizar esta ferramenta no ERP, siga os seguintes passos:

1- Antes de iniciar o cadastro dos contratos de arrendamento que fazem parte da IFRS, é necessário realizar o cadastro do subgrupo do contrato:

Caminho: Financeiro -> Contratos Financeiros -> Cadastros de Subtipos de Contrato.

Este cadastro será realizado uma única vez para diferenciar o tipo de contrato de
arrendamento.
Para maiores informações sobre os subtipos de contrato, acesse: https://ajuda.bluesoft.com.br/modulo-financeiro/subtipos-de-contratos-financeiros/21796

2 – Como a contabilização dos contratos de arrendamento do IFRS será realizada em contas de ativo e passivo, se as contas contábeis ainda não foram criadas no plano de contas será necessário realizar o cadastro.

Caminho: Contábil -> Plano de contas

Para mais informações sobre o plano de contas, acesse: https://ajuda.bluesoft.com.br/modulo-contabil/plano-de-contas/6262

3- Os cadastros anteriores serão utilizados no cadastro do contrato de arrendamento, para cadastrar o novo contrato, acesse: Financeiro -> Contratos Financeiros -> Contratos Financeiros de Arrendamento.

DADOS DO CONTRATO:

Na primeira aba, Dados do contrato, será necessário informar todos os dados de identificação do contrato: ( os campos em vermelho são campos obrigatórios)

Campos existentes:

  • Número do contrato: Este campo ficará desabilitado, pois é o código de controle interno do contrato.
  • Chave do contrato: Número do contrato que está sendo lançado.
  • Descrição: Poderá informar a descrição do contrato que está sendo cadastrado;
  • Loja: Informar a loja que o contrato pertence;
  • Locatário: Informar o locador do imóvel;
  • Sub contratos: Deve informar o sub tipo de contrato cadastrado anteriormente para identificação;
  • Centro de custo: Informar o centro de custo;
  • Data de assinatura: Deve informar a data de assinatura do contrato de aluguel junto ao locador;
  • Data de inicio da vigência: Deverá informar a data que o contrato de aluguel começou a vigorar. ( a partir desta data será gerada a primeira duplicata de pagamento, sempre um mês depois da data informada neste campo);
  • Número de meses do contrato: Número de meses do contrato;
  • Carência (meses): Se houver meses de carência este campo deve ser preenchido com a quantidade de meses que obteve a carência;
  • Pagamento mensal: Valor do aluguel que será pago mensalmente, através das duplicatas geradas;
  • Taxa de juros mensal: Taxa de juros mensal aplicada no contrato;
  • Valor contratual: Valor total do contrato;

Ao concluir o preenchimento é necessário clicar no botão: SALVAR

Ao salvar, o sistema retorna para a tela da aba Dados gerais e deve continuar o preenchimento das demais abas e dependendo da natureza do locador será aberta diferentes abas para preenchimento:

Locador que é Pessoa Jurídica:

Locador que é Pessoa Física:

Após a edição, poderá verificar o valor presente do contrato que será calculado de acordo com os dados preenchidos no contrato, seguindo a fórmula:
VP= taxa de juros mensal; número de meses do contrato; valor pagamento mensal.

EXEMPLO

DUPLICATAS:

  • Periodicidade: Poderá informar se a duplicata vai ser gerada em período semanal, quinzenal, mensal, trimestral ou anual;
  • Forma de pagamento: Poderá informar a forma de pagamento da duplicata;
  • Loja pagadora: Informar a loja que será responsável pelo pagamento;
  • Valor mensal e juros: São preenchidos automaticamente de acordo com os dados preenchidos na aba dados do contrato;

Após o preenchimento dos campos, clique no botão: SALVAR

AMORTIZAÇÃO:

Esta aba tem a função de criar o patrimônio para este contrato de arrendamento:

  • Incluir conceito novo?: SIM/NÃO ( Poderá informar se deseja gerar um novo conceito para o item do patrimônio ou irá utilizar um conceito já existente);
  • Descrição: Deverá informar a descrição que o item deve ser gerado;
  • Amortizável: SIM/NÃO, poderá definir se deseja ou não amortizar;
  • Amortizável contábil: SIM/NÃO, poderá definir se deseja ou não amortizar;
  • Visualizar na tela de amortização: SIM/NÃO, poderá definir se o item criado vai aparecer na tela de lançamento de amortização e amortização;
  • Pausar a amortização?: Poderá definir se o item será criado com a amortização pausada ou não;
  • Intangível: Poderá definir se o patrimônio é um intangível;
  • Setor de Compra: Poderá informar um setor de compra;
  • Competência inicial da amortização: Poderá informar o mês e o ano que a amortização será iniciada;
  • Exige chapa?Poderá informar SIM/NÃO;
  • Chapa Cadastrada; Caso a chapa informada no campo CHAPA já tenho sido usada, o ERP irá utilizar o próximo numero disponível e informará ele no campo CHAPA CADASTRADA.
  • Estado: Informar o estado;
  • Indicador uso patrimônio: Informar o indicador de uso do patrimônio;
  • Grupo patrimônio: Informar o grupo do patrimônio;
  • Descritivo da função do bem: Informar a função do item que será criado;
  • Centro de custo: Informar o centro de custo;
  • Categoria: Informar a categoria do conceito para criação na árvore de patrimônio;
  • Meses de vida útil fiscal/contábil: Informar os meses de vida útil do item;
  • Tributação federal/entrada e saída: Preencher com os cst dos impostos;

Também será necessário , clicar no botão: SALVAR para que os dados referente ao item de patrimônio fique gravado.

EVENTOS:

Em alguns períodos os contratos poderão ser reavaliados, com descontos e índices para isso foram criados os eventos para que o usuário possa criar os eventos e o contrato seja atualizado conforme eles forem ocorrendo. O evento pode ser cadastrado com tipo de vigência mensal, anual ou única.

Para cadastrar um novo evento, acesse: Financeiro->Contratos Financeiros-> Eventos de Arrendamento.

 

  • Código de controle: Será gerado pelo sistema;
  • Descrição do evento: Informe a descrição do evento que será criado;
  • Tipo de evento: Deverá informar se o evento é de acréscimo ou desconto;
  • Tipo do valor: Se o valor será fixo ou em percentual;
  • Tipo de vigência: Poderá informar se o evento é anual, mensal ou único;

E após criado, este evento poderá ser vinculado ao contrato de arrendamento, aba: Eventos

Após selecionar o evento, é necessário informar o período para aplicação do evento. 

Anual: mês, ano início e ano fim

Mensal: Competência inicial e competência final

Única: Competência

Será apresentada uma mensagem de confirmação:

Após a confirmação o evento ficará vinculado ao contrato, e quando ele entrar em vigor irá atualizar o valor presente do contrato, duplicata e ativo:

Um evento só deve ser incluído após a aprovação do contrato de arrendamento, pois ele terá a função de recalcular todo o contrato com base no reajuste informado. Eventos incluídos antes da aprovação do contrato não terão ação nenhuma na criação da duplicata e serão meramente informativos para o usuário.

O evento poderá ser excluído caso não tenha nenhuma duplicata com aceite, conferida, quitada, desmembrada, agrupada ou cancelada.

CONTAS CONTÁBEIS:

  • Ativo e passivo de arrendamento curto e longo prazo: Para que o sistema possa gerar o primeiro lançamento contábil do arrendamento registrando o direito de uso do imóvel alugado e o valor da obrigação é necessário que os campos de ativo e passivo de arrendamento estejam preenchidos separando o curto e longo prazo;
  • Juros contrato de arrendamento curto e longo prazo: Para que o sistema possa gerar o primeiro lançamento contábil com o valor dos juros aplicado no contrato
  • Despesa e amortização acumulada: Para que o sistema gere o item de patrimônio pelo contrato e posterior amortização é necessário a configuração destas contas;
  • Juros da duplicata: Será gerada na competência da duplicata e referente ao valor dos juros de cada duplicata, e quando o contrato for aprovado.
  • Despesa de Aluguel e Contra Partida de Despesa de Aluguel: Será gerada na competência da duplicata e referente ao valor da duplicada subtraindo ao valor do crédito de PIS e Cofins se o contrato de arrendamento for de locador Pessoa Jurídica e tiver o crédito ou subtraindo ao valor de IRRF se o contrato de arrendamento for de locador Pessoa Física se tiver o valor o IRRF. Esses lançamentos são para utiliza los no LALUR.

Também será necessário , clicar no botão: SALVAR para gravar as informações incluídas nas contas contábeis.

PIS E COFINS:

Esta aba ficará disponível, quando o contrato de arrendamento for locador pessoa Jurídica e tem a função de configurar o CST para o crédito de PIS e COFINS para cada duplicata gerada.

  • PIS e COFINS: Para configurar o cst de crédito sobre o valor de cada duplicata gerada;
  • Tipo de base de cálculo do crédito: Terá a opção aluguéis de prédios ou maquinas e equipamentos
  • Descrição SPED F100: Terá uma descrição padrão, mas poderá fazer a edição do mesmo.
  • Conta PIS e COFINS crédito de Despesas de Aluguel: Para configurar a conta do crédito a ser contabilizado pela competência da duplicata e criada junto com a criação de cada parcela da duplicata gerada, que ocorre no momento da aprovação da duplicata.

Também será necessário , clicar no botão: SALVAR.

Observação: Serão geradas escritas documentos de PIS e COFINS em cima da configuração realizada nessa aba, a escrita documento será gerada a partir de cada duplicata criada.

IRRF:

Esta aba ficará disponível, quando o contrato de arrendamento for locador pessoa Física e tem a função de configurar o valor do IRRF a ser descontado no de cada duplicata gerada.

  • Rendimento tributáveis: É o valor de cada parcela do contrato de arredamento que não é configurável;
  • Previdencia oficial, Dependentes, pensão alimentícia e outras deduções: São campos configuráveis que serão incluídos para ser feito o cálculo do IRRF.

O valor do IRRF que for retido em cada parcela da duplicata, ficará disponível na Central de Tributos (Fiscal>Central de Tributos> Opção Geração de Guias IRRF s/aluguel) no momento em que as duplicatas forem geradas.

Também será necessário , clicar no botão: SALVAR.

Após o preenchimento das abas, o contrato ficará disponível para consulta, no caminho: Financeiro -> Contratos Financeiros -> Contrato financeiro de arrendamento:

Poderá clicar no botão de previsão, e visualizar os valores do contrato na tela em pdf e excel:

Locador Pessoa Jurídica

Locador Pessoa Física

Poderá alterar o status do contrato: Pendente para analisando.

E se o status estiver analisando poderá aprovar os contratos:

Ao clicar em aprovar será gerado uma nova preview e ao aprovar será gerado o item de patrimônio e as duplicatas. Se o locador for Pessoa Jurídica conseguirá visualizar a escrita documento do PIS e COFINS de cada duplicata e se for locador pessoa física poderá recalcular o IRRF de cada duplicata se for necessário.

Contrato de arredamento locador Pessoa Jurídica:

Contrato de arredamento locador Pessoa Física:

Serão geradas as 12 primeiras duplicatas referente ao contrato, a medida que as duplicatas forem quitadas, uma nova duplicata será criada:

Contrato de arredamento locador Pessoa Jurídica:

Contrato de arredamento locador Pessoa Física:

Se por algum motivo a duplicata originada do contrato de arredamento ser cancelada, outra duplicata poderá ser recriada para a parcela. No caso, ao acessar a previsão das duplicatas na coluna Recriar Duplicata ficará com um botão ativo, para que uma nova duplicata fique ativa para quitação ao clicar na mesma.

Contrato de arredamento locador Pessoa Jurídica:

Contrato de arredamento locador Pessoa Física:

O item criado no patrimônio, será gerado com os dados informados na aba amortização:

E as doze duplicatas, com os dados informados na aba: Duplicata

É possível também alterar o status de aprovado para reprovado.

Ao reprovar o contrato, as duplicatas vinculadas a ele serão canceladas, assim como o patrimônio criado. Com o status reprovado é possível altera-lo para pendente, e edita-lo de acordo com a necessidade.

Para mais informações entre em contato com a nossa equipe de suporte.

One Response to “Contratos de Arrendamentos”

  1. Isabela Coelho

    Bom dia,

    Gentileza enviar maiores informações sobre a ferramenta.

    Obrigada.

    Responder

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