Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contratos Financeiros > Contratos Financeiros de Arrendamento 

Permissões de Usuário: MB__info

2747 – Consultar contratos de arrendamento

2748 – Consultar contratos de arrendamento – Aba Duplicatas

2749 – Consultar contratos de arrendamento – Aba Depreciação

2750 – Consultar contratos de arrendamento – Aba Eventos

2751 – Cadastrar eventos do contrato de arrendamento

2752 – Alterar contrato de arrendamento para aprovado

2753 – Alterar contrato de arrendamento para analisando

2757 – Consultar eventos de arrendamento

No Bluesoft ERP é possível fazer o controle dos contratos de arrendamento de acordo com a norma contábil IFRS 16.

Se enquadram na IFRS 16 os contratos de arrendamento que tenha duração maior que 12 meses e o valor de 5 mil dólares mensal.

Antes desta norma os valores dos arrendamentos eram contabilizados como uma despesa e com a nova norma os valores terão que ser reconhecidos como um direito de uso.

Para utilizar esta ferramenta no ERP, siga os seguintes passos:

1- Antes de iniciar o cadastro dos contratos de arrendamento que fazem parte da IFRS, é necessário realizar o cadastro do subgrupo do contrato:

Caminho: Financeiro -> Contratos Financeiros -> Cadastros de Subtipos de Contrato.

Este cadastro será realizado uma única vez para diferenciar o tipo de contrato de
arrendamento.
Para maiores informações sobre os subtipos de contrato, acesse: https://ajuda.bluesoft.com.br/modulo-financeiro/subtipos-de-contratos-financeiros/21796

2 – Como a contabilização dos contratos de arrendamento do IFRS será realizada em contas de ativo e passivo, se as contas contábeis ainda não foram criadas no plano de contas será necessário realizar o cadastro.

Caminho: Contábil -> Plano de contas

Para mais informações sobre o plano de contas, acesse: https://ajuda.bluesoft.com.br/modulo-contabil/plano-de-contas/6262

3- Os cadastros anteriores serão utilizados no cadastro do contrato de arrendamento, para cadastrar o novo contrato, acesse: Financeiro -> Contratos Financeiros -> Contratos Financeiros de Arrendamento.

DADOS DO CONTRATO:

Na primeira aba, Dados do contrato, será necessário informar todos os dados de identificação do contrato: ( os campos em vermelho são campos obrigatórios)

 

Campos existentes:

  • Número do contrato: Este campo ficará desabilitado, pois é o código de controle interno do contrato.
  • Chave do contrato: Número do contrato que está sendo lançado.
  • Descrição: Poderá informar a descrição do contrato que está sendo cadastrado;
  • Loja: Informar a loja que o contrato pertence;
  • Locatário: Informar o locador do imóvel;
  • Sub contratos: Deve informar o sub tipo de contrato cadastrado anteriormente para identificação;
  • Centro de custo: Informar o centro de custo;
  • Data de assinatura: Deve informar a data de assinatura do contrato de aluguel junto ao locador;
  • Data de inicio da vigência: Deverá informar a data que o contrato de aluguel começou a vigorar. ( a partir desta data será gerada a primeira duplicata de pagamento, sempre um mês depois da data informada neste campo);
  • Número de meses do contrato: Número de meses do contrato;
  • Carência (meses): Se houver meses de carência este campo deve ser preenchido com a quantidade de meses que obteve a carência;
  • Pagamento mensal: Valor do aluguel que será pago mensalmente, através das duplicatas geradas;
  • Taxa de juros mensal: Taxa de juros mensal aplicada no contrato;
  • Valor contratual: Valor total do contrato;
  • Contas contábeis: Ativo e passivo de arrendamento: Para que o sistema possa gerar o primeiro lançamento contábil do arrendamento registrando o direito de uso do imóvel alugado e o valor da obrigação é necessário que os campos de ativo e passivo de arrendamento estejam preenchidos;
  • Contas contábeis: Despesa e depreciação acumulada: Para que o sistema gere o item de patrimônio pelo contrato e posterior amortização é necessário a configuração destas contas;
  • Contas contábeis: Juros contrato de arrendamento e juros das duplicatas, a primeira será gerada com o valor dos juros aplicado no contrato e a segunda na quitação das duplicatas com juros;
  •  

Ao concluir o preenchimento é necessário clicar no botão: SALVAR

 

Ao salvar, o sistema retorna para a tela de consulta/cadastro de contratos, deve clicar em editar e continuar o preenchimento das demais abas:

 

Após a edição, poderá verificar o valor presente do contrato que será calculado de acordo com os dados preenchidos no contrato, seguindo a fórmula:
VP= taxa de juros mensal; número de meses do contrato; valor pagamento mensal.

EXEMPLO

DUPLICATAS:

  • Periodicidade: Poderá informar se a duplicata vai ser gerada em período semanal, quinzenal, mensal, trimestral ou anual;
  • Mês e dia: Poderá informar o mês e o dia do vencimento das duplicatas;
  • Forma de pagamento: Poderá informar a forma de pagamento da duplicata;
  • Loja pagadora: Informar a loja que será responsável pelo pagamento;
  • Valor mensal e juros: São preenchidos automaticamente de acordo com os dados preenchidos na aba dados do contrato;

Após o preenchimento dos campos, clique no botão: SALVAR

DEPRECIAÇÃO:

Esta aba tem a função de criar o patrimônio para este contrato de arrendamento:

  • Incluir conceito novo?: SIM/NÃO ( Poderá informar se deseja gerar um novo conceito para o item do patrimônio ou irá utilizar um conceito já existente);
  • Descrição: Deverá informar a descrição que o item deve ser gerado;
  • Depreciável: SIM/NÃO, poderá definir se deseja ou não depreciar;
  • Depreciável contábil: SIM/NÃO, poderá definir se deseja ou não depreciar;
  • Visualizar na tela de depreciação: SIM/NÃO, poderá definir se o item criado vai aparecer na tela de lançamento de depreciação e amortização;
  • Pausar a depreciação?: Poderá definir se o item será criado com a depreciação pausada ou não;
  • Intangível: Poderá definir se o patrimônio é um intangível;
  • Setor de Compra: Poderá informar um setor de compra;
  • Competência inicial da depreciação: Poderá informar o mês e o ano que a depreciação será iniciada;
  • Exige chapa? Poderá informar SIM/NÃO;
  • Estado: Informar o estado;
  • Indicador uso patrimônio: Informar o indicador de uso do patrimônio;
  • Grupo patrimônio: Informar o grupo do patrimônio;
  • Descritivo da função do bem: Informar a função do item que será criado;
  • Centro de custo: Informar o centro de custo;
  • Categoria: Informar a categoria do conceito para criação na árvore de patrimônio;
  • Meses de vida útil fiscal/contábil: Informar os meses de vida útil do item;
  • Tributação federal/entrada e saída: Preencher com os cst dos impostos;

Também será necessário , clicar no botão: SALVAR para que os dados referente ao item de patrimônio fique gravado.

EVENTOS:

Em alguns períodos os contratos poderão ser reavaliados, com descontos e índices para isso foram criados os eventos para que o usuário possa criar os eventos e o contrato seja atualizado conforme eles forem ocorrendo.

Para cadastrar um novo evento, acesse: Financeiro->Contratos Financeiros-> Eventos de Arrendamento.

  • Código de controle: Será gerado pelo sistema;
  • Descrição do evento: Informe a descrição do evento que será criado;
  • Tipo de evento: Deverá informar se o evento é de acréscimo ou desconto;
  • Tipo do valor: Se o valor será fixo ou em percentual;
  • Tipo de vigência: Poderá informar se o evento é anual, mensal ou único;

E após criado, este evento poderá ser vinculado ao contrato de arrendamento, aba: Eventos

Será apresentada uma mensagem de confirmação:

Após a confirmação o evento ficará vinculado ao contrato, e quando ele entrar em vigor irá atualizar o valor presente do contrato, duplicata e ativo:

Após o preenchimento das abas, o contrato ficará disponível para consulta, no caminho: Financeiro -> Contratos Financeiros -> Contrato financeiro de arrendamento:

Poderá clicar no botão de previsão, e visualizar os valores do contrato na tela em pdf e excel:

Poderá alterar o status do contrato: Pendente para analisando;

E se o status estiver analisando poderá aprovar os contratos:

Ao clicar em aprovar será gerado uma nova preview e ao aprovar será gerado o item de patrimônio e as duplicatas

O item criado no patrimônio, será gerado com os dados informados na aba depreciação:

E as doze duplicatas, com os dados informados na aba: Duplicata

Para mais informações entre em contato com a nossa equipe de suporte.

One Response to “Contratos de Arrendamentos”

  1. Avatar

    Isabela Coelho

    Bom dia,

    Gentileza enviar maiores informações sobre a ferramenta.

    Obrigada.

    Responder

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