Agora no Bluesoft ERP, podemos configurar de forma flexível o cálculo de ICMS-ST a ser deduzido da base de PIS/COFINS para notas fiscais com CST 60. Essa melhoria garante maior conformidade fiscal e automatiza o processo de recebimento de mercadorias, eliminando a necessidade de ajustes manuais.

O novo parâmetro, denominado ‘Configuração para Redução de ICMS ST da Base do PIS e COFINS (CSTx60)’, pode ser acessado em:

  • Administração > Lojas > Consulta e Pré-Cadastro de Lojas (na edição da loja, em Aba Loja > Sub-aba Contábil/Fiscal > Seção Geral).

Ao clicar no ícone de edição ao lado do novo parâmetro, uma tela modal permitirá construir a fórmula desejada utilizando tags do XML (como ‘vBCSTRet’, ‘pST’, ‘vICMSSubstituto’, ‘vICMSSTRet’), operadores aritméticos (‘*’, ‘+’, ‘-‘, ‘/’) e valores fixos. Também é possível replicar a configuração para outras lojas, agilizando o processo.

Para que este parâmetro seja editável, é necessário que o parâmetro global ‘Imposto ICMS- ST’ esteja ativo e com a opção ‘CST60’ marcada, disponível em Fiscal > Configurações > Parâmetros do Módulo Fiscal > Notas Fiscais.
ATENÇÃO: A correta configuração da fórmula é de responsabilidade do usuário, sugerimos que consulte a legislação vigente antes de qualquer alteração

Lembrando que, para utilizar os valores calculados na exclusão da base dos impostos PIS e COFINS, os parâmetros Exclusão da composição da base de crédito de PIS e COFINS no recebimento de mercadorias (Fiscal / Configurações / Parâmetros do Módulo Fiscal / Notas fiscais / ) e o Base de cálculo dos tributos (Administração / Lojas / Consulta e Pré-Cadastro de Lojas / Lojas / Contábil/Fiscal /) devem também estar ativados para que seja utilizados os valores no recebimento e nas notas de saídas efetuadas pelos menus Força de Vendas, Pedido Balcão, Venda Cliente Comum, Venda entre Lojas e Integração do Cupom Fiscal, quando o mesmo vier sem informação dos impostos de pis e cofins.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Disponível a partir da versão r360.01