Agora no Bluesoft ERP, ao realizar o Recebimento de Mercadorias, utilizando o botão ‘Transformar em nota fiscal de Despesa com Consumo’ estará disponível o botão ‘Base de Cálculo PIS e COFINS’ onde o usuário poderá alterar a CST, alíquota, percentual ou base de cálculo para crédito de PIS e COFINS.
Tratamento sem regra fiscal: Na tela de confirmação da nota fiscal, adicionamos um botão denominado “Base de Cálculo PIS e COFINS”. Ao clicar neste botão, os itens com CST 70 serão exibidos para lançamentos sem regra fical. Você pode alterar a CST para 50 e informar o percentual de aproveitamento de crédito.
Tratamento com Regra Fiscal: Para lançamentos baseados em regra fiscal, apenas itens com CST 50 serão exibidos, permitindo que o usuário defina diretamente o percentual de aproveitamento. Uma informação importante é que a Regra fiscal utilizada nessa operação é do Tipo BSOP (que não possui produtos vinculados), se ao fazer o recebimento da mercadoria e os itens da NF não estiverem aparecendo para edição do PIS e COFINS, verifique se a regra fiscal BSOP correspondente não está configurada com uma CST diferente de 50.

Ao acessar o botão ‘Detalhe da Contabilização’, o usuário poderá vincular um Mapeamento Contábil (Contábil > Mapeamentos Contábeis > Mapeamento Contábil Operações sem Controle de Estoque), previamente configurado com contas redutoras de PIS e COFINS para contabilização do crédito.

Para saber mais sobre a funcionalidade Transformar Nota Fiscal de Despesa com Consumo, clique aqui.
Para saber mais sobre a funcionalidade Mapeamento Contábil de Operações que não controlam estoque, clique aqui.