Agora no Bluesfot ERP, é possível realizar adiantamentos ao importador e ao fornecedor, mesmo sem ter os dados da DI ainda, visto que os adiantamentos podem começar antes da emissão da declaração de importação:

Apenas os campos Loja, Código Comercial e Importador serão obrigatórios na ” Importação por conta e Ordem” enquanto a DI estiver com status “Em digitação“:

Mas, durante o status “Em digitação”, será possível ir preenchendo os dados da DI na medida que nosso cliente tenha acesso a eles.

Adiantamento para o Fornecedor

Agora será possível fazer adiantamentos não apenas ao importador mas também ao fornecedor.

Uma vez gerado o primeiro adiantamento ao fornecedor, não será mais possível alterá-lo em “Dados Gerais”:

Para passar a DI para o status “Fechado”, será necessário preencher antes todos os campos de dados da DI em “Dados Gerais”:

Depois de todos os dados da DI serem informados em Dados Gerais, será possível finalizar mudando o status para Fechado. A partir deste status, será possível vincular uma nota de remessa de importação por conta e ordem.

Agora será possível vincular à DI mais de uma nota fiscal de remessa de importação por conta e ordem.

Assim que a primeira nota for vinculada, o status da DI passará para “Em recebimento“:

Como agora será possível receber mais de uma nota de remessa de importação por conta e ordem vinculadas à DI, a validação dos valores de PIS e COFINS no lançamento de uma nota será a seguinte: Os totais de PIS e COFINS das notas vinculadas não poderá ser superior ao total de PIS e COFINS da DI no módulo COMEX. Desta forma, uma nota poderá ter um valores de PIS e COFINS menores que a DI, mas irá consumir o saldo desse valor. Frisando que isso valerá até para notas fiscais vinculadas e ainda não confirmadas:

Primeira nota lançada:

Segunda nota lançada – Valor de PIS e COFINS da DI consumida pela outra nota vinculada:

Terceira nota lançada – Valor de PIS e COFINS da DI consumida pelas outras duas notas vinculadas:

A primeira nota confirmada será a nota onde serão vinculadas as próximas confirmadas, de forma que, somente se todas as demais notas forem canceladas é que será possível cancelar a primeira nota que foi confirmada.

Com a DI no status “Em Recebimento” aparecerá a opção “Encerrar Recebimento de Notas“. No entanto, somente será possível encerrar se todas as notas vinculadas já estiverem confirmadas:

Depois de encerrado o recebimento pelo nosso cliente, o sistema vai liberar os campos para informar os valores de geração das duplicatas.

Somente será possível gerar as duplicatas se a soma dos valores informados for igual à soma das notas vinculadas e confirmadas, e se o valor informado ao fornecedor for igual ou maior que os adiantamentos realizados para ele.

Antes desta melhoria não seria possível informar um valor a pagar ao Importador menor que o total adiantado a ele. Agora, com esta melhoria, será possível informar um valor menor que o adiantado:

Neste caso do valor informado ao Importador for menor que o adiantado a ele, o sistema irá proceder da seguinte forma:

  • Gerar a duplicata a pagar ao Importador no mesmo valor dos adiantamentos para proceder a compensação com estes adiantamentos já pagos anteriormente.
  • Gerar uma duplicata a receber referente a diferença do valor adiantado a mais ao Importador, para proceder a cobrança do mesmo.
  • Para gerar esta duplicata será necessário informar a conta contábil para o mapeamento contábil de “Reembolso de Adiantamentos a Receber“.

Novo mapa contabil :

Novo tipo de duplicata de cobrança:

Exibição do novo tipo de duplicata da tela de contas a receber

Duplicatas geradas

As duplicatas geradas serão vinculadas à primeira nota que foi confirmada (a mesma onde estão vinculadas as outras notas vinculadas), de forma que as duplicatas somente serão canceladas se esta nota for cancelada também.

Contabilização

Segue abaixo um resumo da contabilização completa de uma importação por conta e ordem:

Adiantamentos:

Recebimento de duas notas do Importador totalizando R$ 100.000,00

Geração das duplicatas

No caso abaixo foi informado variação cambial negativa para a duplicata do fornecedor e, além disso, foi informado um valor a pagar para o importador menor que o valor adiantado para ele, gerando assim a duplicata de cobrança do reembolso deste adiantamento pago a mais:

Quitação das duplicatas

Para conhecer mais sobre como é a utilização dessa ferramenta, clique aqui.

Disponível a partir da versão r354.01